Criança autista gasta mais de €2800 em Roblox sem a mãe saber
Aconteceu no Reino Unido.
Deixar as crianças mexer em tablets, smartphones, computadores, ou consolas com cartões de crédito associados é um risco sem tomar as medidas preventivas necessárias.
Que o diga esta mãe do Reino Unido, que apanhou um susto quando se apareceu que a sua filha de 10 anos, que tem autismo, conseguiu gastar 2500 libras (mais de 2800 euros) em Roblox através de pequenas transações de 20 libras.
Georgina Munday de 44 anos expôs o caso ao programa You and Yours da BBC, depois da Apple e do seu banco, o Tesco Bank, recusarem-se a fazer um reembolso.
Segundo as declarações da mãe, a criança estava a passar mais tempo a jogar no tablet por estar fora da escola, devido a ter dificuldades com o sistema de educação normal.
A mãe, que é enfermeira, chegou a pensar que ia ter de pagar o valor em prestações ao longo de vários anos. Felizmente, o programa You and Yours da BBC Radio 4 provou ser uma grande ajuda.
"Eu chorei, foi um alívio, um peso fora dos meus ombros," desabafou Georgina à BBC.
O tablet tinha uma password, mas a criança conseguiu alterá-la. A mãe não tira as culpas da filha, dizendo que "ela sabia o que estava a fazer, trocou a password, mas acho que não entendeu a enormidade do que estava a fazer."
É um bom momento para recordar aos pais que todos os dispositivos têm várias medidas de segurança que podem ser ativadas para prevenir precisamente situações como esta.