Criptomoedas não trazem nada de útil para a sociedade, diz a Nvidia
Chatbots são mais valiosos.
As criptomoedas são um assunto extremamente controverso nos dias que correm e, recentemente, a Nvidia estabeleceu a sua posição face a elas.
A fabricante de chips norte-americana disse que as criptomoedas não “trazem nada de útil para a sociedade”, apesar dos poderosos processadores da empresa serem vendidos em grandes quantidades para o setor. Essa informação está a ser avançada pelo The Guardian.
O artigo revela ainda que Michael Kagan, diretor de tecnologia, acha que o uso do poder de processamento dos chips seria melhor aproveitado em chatbots de inteligência artificial como o ChatGPT, ao invés da mineração de criptomoedas.
“Tudo isto das criptomoedas precisava de processamento paralelo, e a Nvidia é a melhor, então as pessoas programaram as placas para essa finalidade. Compraram um monte delas e tudo acabou por colapsar porque não traz nada de útil para a sociedade. A IA sim”, disse Kagan ao Guardian.
Por outras palavras, o mercado das criptomoedas estava a usar milhares de placas gráficas NVIDIA para mineração, e o mercado rapidamente ficou sem stock, prejudicando as comunidades de gamers em todo o mundo e até mesmo os profissionais que precisavam delas para poderem trabalhar.
A fabricante americana de processadores NVIDIA, mais conhecida por produzir poderosas placas gráficas para PC, luta há algum tempo contra o setor das criptomoedas. Em 2021, a empresa chegou ao ponto de lançar um software que restringia artificialmente a capacidade de usar placas gráficas para minerar a criptomoeda Ethereum.
Qual a tua opinião sobre criptomoedas?