Cyberpunk 2077: Phantom Liberty usa IA para recriar voz de ator falecido
A família consentiu.
A CD Projekt usou tecnologia de inteligência artificial para recriar a voz de Miłogost Reczek em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. O ator, falecido em 2021, desempenhou o papel do amigo de V, Viktor Vector, na versão em polaco do jogo.
De acordo com o Bloomberg, o estúdio entrou em contacto com a família de Reczek, que deu permissão para recriar a sua voz usando IA. A CD Projekt considerou encontrar um substituto para o falecido ator e regravar as suas falas originais, mas optou por mantê-lo envolvido na franquia.
“Não gostamos dessa abordagem”, disse o diretor de localização da CD Projekt, Mikołaj Szwed, sobre o uso de um novo ator. Szwed referiu-se a Reczek como “um dos melhores dobradores polacos” e adjetivou o seu desempenho no videojogo como “brilhante”.
O processo de usar IA para replicar a voz de Reczek envolveu a contratação de outro ator para gravar as falas da personagem e, em seguida, o uso de um software ucraniano de clonagem de voz chamado Respeecher. Este software permitiu então mudar a voz do novo ator de maneira a soar como Reczek.
Szwed notou ainda que os filhos de Reczek “deram muito apoio”.
Vale a pena recordar que o uso de IA no entretenimento tem sido alvo de muitos debates, criando inclusive imensa controvérsia. Neste caso, felizmente, todos estavam de acordo e foi uma sincera homenagem a Miłogost Reczek.