Dave Perry:"Os jogos a solo têm os dias contados"
Para ele o futuro está nos jogos online gratuitos.
Dave Perry, presidente da Acclaim, disse numa entrevista realizada durante o evento D.I.C.E. Summit 2009, que os jogos a solo não vão conseguir competir com os jogos multijogador grátis online.
Segundo ele, o futuro dos videojogos está no online, quer a nível de distribuição quer a nível de utilização. A desmaterialização de suportes físicos é um dos primeiros passos, mas o futuro está na informática para a Internet. Os jogadores não vão ter necessidade de possuir qualquer tipo de suporte físico, nem mesmo de descarregar um jogo, uma vez que tudo vai ser disponibilizado online a partir de servidores dedicados. Perry diz mesmo que isso poderá solucionar o problema da pirataria.
"Os jogadores estão-se a habituar a aceder a tudo através de um simples clique. Isto serve de aviso para as produtoras e editoras. Se vocês não ouvirem os jogadores, outros o farão. O que aconteceria se os grandes jogos fossem oferecidos gratuitamente ao consumidor. Imaginem que Will Wright anunciava o seu próximo jogo como sendo gratuito? "
É por isso que Dave Perry acha que o único modelo económico viável num futuro próximo é a possibilidade de se jogar gratuitamente, quer no PC quer nas consolas. Segundo ele os jogos deveriam ser acessíveis mais em termos lúdicos do que em termos económicos. Os produtores deverão aproximar-se das expectativas dos jogadores. Além disso, de acordo com Perry, o futuro passa também pelos jogos sociais, nos quais os produtores vão-se mostrar mais próximos dos jogadores envolvendo-os mais, e a permitirem que criem os seus próprios conteúdos.
Em relação ao futuro dos videojogos Dave Perry concluiu que, "Nunca mais farei um jogo a solo. Pessoalmente acho que os jogos desse género têm os dias contados."