Dead or Alive 5 Last Round: Team Ninja adverte os modders do PC
Pede para jogarem com boas maneiras e moral, caso contrário não lançarão mais jogos no PC.
A série Dead or Alive vai-se estrear pela primeira vez nas consolas PS4 e na Xbox One, com Dead or Alive 5: Last Round, mas este também será o primeiro jogo da série a ser lançado no PC.
Em entrevista com os britânicos do MCV, Yohei Shimbori, realizador do jogo, explicou porque é que a Team Ninja demorou quase vinte anos para levar o jogo para o PC.
"O rácio de adopção de PCs de alta gama e periféricos era tradicionalmente mais baixo que nas consolas," disse ele. "Mas nos dias de hoje, o mundo dos jogos do PC mudou drasticamente e esperamos que mais jogos de luta sejam lançados para os jogadores do PC."
Apesar disso Shimbori mostrou-se preocupado e alertou a comunidade dos modders para não modificarem o jogo assim que ele for lançado.
"Vamos ter de lidar com as questões dos modders numa perspectiva de titulares da propriedade intelectual," explicou Shimbori. "Gostaríamos de pedir aos utilizadores do PC para jogarem ao nosso jogo com boas maneiras e moral. De outra forma, não iremos lançar mais nenhum jogo no PC."
Uma das razões para Shimbori se mostrar preocupado com os modders no PC poderá estar relacionada com o facto de Dead or Alive ser um jogo de luta que possui um plantel de lutadoras voluptuosas com pouca roupa, dando a ideia que o título serve apenas como pretexto, ou de uma questão de mau gosto, para mostrar mulheres bonitas com corpos bonitos.
No entanto Yosuke Hayashi prontificou-se a esclarecer e a defender a sua equipa, dando a ideia de que o problema poderá ser na verdade uma questão cultural.
"As nossas personagens, masculinas e femininas, são criadas a partir de temas de pura fantasia e usam habilidades extraordinárias para competir umas com as outras de uma forma despreocupada," disse ele.
"As suas habilidades são muito equilibradas e nós queremos apresentar todas elas como sendo dinâmicas, fortes, sexy e confiantes. O que é importante relembrar é que Dead or Alive é uma série desenvolvida no Japão, onde a beleza é interpretada de uma forma diferente da Europa e Estados Unidos. "
"A nossa filosofia é tentar fazer um jogo que os nossos fãs gostem, quer no Ocidente quer no Oriente, independentemente do sexo."