Dead Space Extraction vendeu 9 mil cópias em Setembro
Dificuldade em despertar uma audiência mais hardcore na Wii.
Dead Space Extraction é um shooter on-rails desenvolvido pela Visceral Games e publicado para a Wii e que se posiciona como prequela do Dead Space, um título de survival lançado em Outubro do ano passado para a Xbox 360, PS3 e PC.
No entanto, o arranque de DS Extraction foi tudo menos auspicioso no mercado americano e para primeira semana, tendo chegado somente às 9 mil cópias. Porém e de acordo com o analista de mercado Jesse Divnich da EEDAR, não é algo que deixe a editora EA tomada pela surpresa.
Isto porque no entender do analista "A EA não publicitou o jogo como fez com outros títulos. E o sucesso ou falhanço de um jogo lançado para a Wii geralmente está relacionado com o valor gasto em publicidade. Se a EA gastou pouco em campanhas publicitárias, estou certo que o resultado de vendas não constitui nenhuma surpresa para eles. Por isso não creio que estes números sejam um desapontamento para a EA".
A EA já tinha dado conta que a performance de DS Extraction seria decisiva para influenciar a decisão da companhia em criar futuros títulos de conteúdo adulto para a Wii. Para Divnich, se a EA afectou poucos recursos para campanhas publicitárias ao jogo, terá sido uma decisão baseada em função das parcas vendas de outros jogos com conteúdo para jogadores hardcore, como sucedeu com Madworld, um autêntico flop de vendas. Estando DS Extraction em desenvolvimento nessa altura é provável que a decisão da EA em afectar poucos recursos à publicidade e marketing do jogo tenha sido tomada mais cedo.
Tendo sido lançado no Reino Unido no começo de Outubro, a estreia foi fraca, caindo progressivamente, situando-se nesta altura fora do top 40 da Wii.