Death Stranding 2 foi totalmente influenciado pela pandemia
Kojima mudou a história após a pandemia.
Após Death Stranding, no qual Hideo Kojima explorou um mundo muito similar ao que vimos durante a pandemia COVID-19 e o isolamento social, o mestre japonês confessou que a pandemia influenciou imenso a criação da sequela.
Em conversa com o IGN, Kojima disse que uma história escrita antes da pandemia simplesmente não terá o mesmo impacto com os jogadores, uma vez que se sentirá descontextualizada.
"Foi o mesmo com o 11 de setembro e Metal Gear Solid 2. A ficção muda quando algo dessa escala acontece. Quando acontece algo que ninguém imaginava ser possível, os trabalhos de ficção escritos antes disso tornam-se menos eficazes, enquanto entretenimento."
"É por isso que também reescrevi por completo Death Stranding 2. Não podes fazer de conta que algo desta escala não aconteceu. Apesar dos jogos em si serem baseados em personagens que não estão presos à nossa realidade, os jogadores em si passaram pela pandemia e uma história escrita antes dessa experiência não terá o mesmo impacto, seja fantasia ou ficção científica."
Se Death Stranding é uma história sobre conectar dois lugares distantes, com a internet a ligar famílias durante a pandemia, Kojima espera criar com Death Stranding 2 uma narrativa sobre ligações no ser humano, conhecido por estar constantemente em movimento.