Death Stranding envolto em polémica no Japão devido aos cameos Famitsu
"Se vais aparecer no jogo, não o analises".
Death Stranding, o primeiro jogo de Hideo Kojima enquanto criador independente, está envolto em controvérsia no Japão após os jogadores encontrarem referências à Famitsu dentro do jogo.
Desenvolvido pela Kojima Productions, Death Stranding está repleto de presenças especiais (podes saber mais sobre isso nesta página) e uma delas é Hirokazu Hamamura, anterior editor chefe na revista Famitsu, actualmente o presidente da dona da revista, a Enterbrain, e segundo as palavras do próprio, um representante da revista.
Como provavelmente já sabes, Death Stranding recebeu uma nota perfeita na Famitsu e os fãs questionam agora a integridade da nota após mais uma confirmação da relação de Kojima e Hamamura, algo que já tinha dado que falar quando o editor da Famitsu surgiu numa publicidade de MGS: Peace Walker e a revista lhe deu uma nota perfeita.
Tal como investigado pelo Kotaku, os Japoneses estão agora envoltos numa discussão sobre a legitimidade da crítica apresentada pelos escritores na Famitsu e como a presença não só de Hamamura, mas também da mascote da Famitsu, poderá ser vista como algo de mau gosto.
No jogo, Hamamura é listado nos créditos finais e surge como "O Coleccionador", cujo pai trabalhou como editor numa revista de videojogos e tece vários elogios a Sam pelas suas entregas.
Este Coleccionador diz a Sam que ele "certamente entrará para a lista dos mais famosos" e os jogadores Japoneses acreditam que isto é uma clara alusão à nota que Death Stranding recebeu na revista.
Além desta versão virtual de Hamamura, os jogadores também encontraram Necky the Fox no mundo de Death Stranding e muitos expressaram desconforto com estas referências e a consequente análise ao jogo.
"Dar uma nota perfeita a algo no qual apareces é desagradável," diz um jogadores Japonês.
"Se vais aparecer num jogo, não o analises," diz outro jogador Japonês citado pelo Kotaku.
"Penso que não tem problema ele aparecer no jogo, mas isto precisa ser esclarecido na análise," diz outro.
As análises a Death Stranding na Famitsu não mencionam a presença da mascote ou de Hamamura e este é apenas o mais recente episódio controverso em torno da Famitsu no Japão.