Demigod atacado pela pirataria
Apenas cerca de 12% de cópias legítimas.
Demigod só chega à Europa a 15 de Maio mas já se encontra à venda na América e o seu lançamento não foi nada menos do que conturbado.
Os problemas começaram quando a Gamestop quebrou a data de lançamento e colocou o jogo à venda antes do previsto, forçando a Stardock a acompanhar e a colocar também o jogo à venda mais cedo, o que não impediu que perdesse cerca de 300 pré-reservas, perto de 12.000 dólares. Coisa que chateia a Starduck pois os seus clientes sentiram-se enganados.
Brad Wardell fala sobre a terrível semana que tem enfrentado e esclarece que os problemas que afectaram o jogo no dia de lançamento estão resolvidos anunciando que mais problemas vão ser resolvidos em breve.
Demigod também tem sido notícia por causa da pirataria e segundo o próprio Wardell confirma que o número de pessoas a jogar com uma versão pirata é "ENORME".
"Nós não colocamos qualquer protecção de cópia nos nossos CD's que vão para as lojas. Nós sabemos, porque os nossos jogos estão ligados aos nossos servidores, quantas pessoas estão a jogar a versão pirata. É enorme. Eu quero mesmo dizer ENORME".
Wardell acredita que este é um dos títulos mais populares para PC em muito tempo baseado nos números, mas também acredita que 98% das pessoas nunca teria comprado o jogo. "Não quero fazer algo inconveniente para os nossos clientes legítimos porque mesmo que pare toda a pirataria, não concordo que isso iria aumentar significativamente as nossas vendas".
Mais do que um aborrecimento, Wardell considera a pirataria uma coisa de ego. O criador investe coração e alma no jogo e depois vê alguém que o roubou a jogar. Apesar de ser algo que chateia considera que devem pensar "se os impedíssemos de piratear, será que eles o iriam comprar? A resposta é provavelmente não".
Dois dias após o lançamento não oficial da Gamestop, 11 de Abril, cerca de 100.000 pessoas diferentes jogaram o jogo e quase todos eram piratas, segundo Wardell.
Não foram divulgados os dados em concreto mas é calculado que somente 12% das cópias de Demigod sejam legítimas.