Desenvolver o primeiro AAA numa série demora mais de 4 anos
Projetos que estão agora a começar vão demorar muitos anos a chegar.
Parte da comunidade adepta dos videojogos está neste momento focada numa inesperada temática levantada por Jason Schreier, que decidiu partilhar uma curiosidade sobre como os ciclos de produção estão a ficar cada vez maiores e mais exigentes.
"Curiosidade: os ciclos de produção de videojogos ficaram tão longos que se um estúdio de grande orçamento começar hoje a trabalhar num novíssimo projeto, provavelmente sairá para a PlayStation 6, escreveu no seu Twitter o já popular jornalista e fonte de informações.
Entre as mais curiosas reações às suas palavras, temos Andy Robinson do VGC com o comentário sobre Fable da Xbox Game Studios e Philip Tibitoski da Young Horses (Bugsnax) a comentar que mesmo para estúdios pequenos a realidade é similar.
Tibitoski diz que os estúdios pequenos provavelmente terão apenas um jogo por geração devido ao tempo necessário para criar conceitos e testar protótipos. Após isso, chega o tempo de desenvolvimento, testes e conversão para várias plataformas. Se o estúdio estiver a trabalhar num novo conceito, o trabalho dura ainda mais tempo.
Del Walker, que trabalha na criação de personagens na Naughty Dog, também comentou e diz que um jogo AAA poderá demorar mais de 4 anos a ser desenvolvido.
"Ele não está a mentir. Se for um AAA e não uma sequela, durará mais de 4 anos," disse Walker sobre este tema que está a dar muito que falar.
Numa era em que muitos jogadores criticam a reutilização de materiais de jogo para jogo na mesma série, poderá ser uma surpresa que, sem excessivas horas de trabalho extra, a escala dos jogos esteja a chegar a um patamar que significa mais de 4 anos em desenvolvimento.