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Desenvolvimento AAA é quase insustentável

Segundo diz o criador de Gears of War.

Cliff Bleszinski, um dos fundadores da Boss Key Productions e mais conhecido como o criador de Gears of War, falou durante a Reboot Develop Conference sobre o estado do desenvolvimento AAA e os problemas do modelo.

Para Bleszinski, o desenvolvimento de videojogos AAA está a tornar-se como o que se passa com os restaurantes nos Estados Unidos da América. Existem uns muito conhecidos, que não são bons mas também não são maus, apenas existem.

"Os AAA estão a ficar como os restaurantes Americanos. Tens muitos restaurantes como o Applebee's, Outback Steakhouse, Cheesecake Factory, e Olive Garden. Não são maus, mas não são bons. Apenas estão para ali."

"Parece que existe apenas esta categoria de oito jogos que temos repetidamente um após o outro. São bons jogos mas custam centenas de milhões de dólares para fazer e promover."

Bleszinski acredita que são jogos cujo nome já se tornou reconhecido ao ponto das pessoas conhecerem estas marcas estabelecidas e comprarem sempre os mesmos jogos de nomes que já conhecem. Jogos como Uncharted, Call of Duty, Battlefield, Madden ou Grand Theft Auto foram referidos pelo criador de Gears of War como exemplos disto.

Para os consumidores é mais difícil comprar um jogo numa nova propriedade intelectual do que um Halo pois não têm reconhecimento de nome ou o factor nostalgia.

Horizon Zero Dawn é um dos exemplos apresentados por Bleszinski, pois acredita que só uma companhia como a Sony pode permitir a um estúdio trabalhar cinco anos num jogo, enquanto a Irrational Games fechou após lançar BioShock Infinite que não trouxe lucro suficiente, comparado com o tempo de desenvolvimento.

"É um modelo quase insustentável a não ser que sejas uma dessas marcas ou companhias estabelecidas como a Activision, 2K ou Sony," disse Bleszinski.

A resposta a isto será o modelo AA, jogos como Rocket League, Warframe e Rust que apresenta uma experiência ao nível de um AAA mas vendidos a um preço AA. No entanto, admite que é complicado promover e vender estes jogos.

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