Desenvolvimento de Fable corre lentamente devido à falta de experiência da Playground Games no género RPG
A sua ética de fazer mais com menos também complica.
O novo Fable foi anunciado em julho de 2020 para a Xbox Series e PC, mas passado quase 2 anos ainda não temos qualquer informação concreta sobre este projeto da Playground Games, que entretanto lançou o aclamado Forza Horizon 5.
De acordo com Juan Fernández, designer espanhol que já trabalhou na Pyro Studios, Tequila Works, Ninja Theory (onde ajudou a criar o combate de Hellblade) e na Playground Games (onde trabalhou em Fable), a falta de experiência do estúdio no desenvolvimento de Action RPGs e a sua ética de trabalho poderão ajudar a explicar o porquê de não termos notícias do novo Fable.
Em conversa com o Vandal, Fernández falou do seu trajeto na indústria e após abordar os primeiros passos e as passagens pelos diversos estúdios, falou do tempo que passou na Playground a trabalhar em Fable.
"A Playground é uma companhia séria, muito organizada e focada na produção (rege-se pela produção), a cada dois anos lança um Forza Horizon, que recebe mais de 90 no Metacritic, com uma qualidade incrível. Escolheram os jogos de corridas e dominaram nos últimos anos. São muito inteligentes e sabem muito bem o que fazem."
"Queriam expandir-se com algo diferente e pensaram que aquilo que fazem bem são jogos de corridas em mundo aberto e faltava-lhes pessoas com o conhecimento sobre como se faz gameplay em mundo aberto, como se controla uma personagem e as ações, muito distintas das que tens num jogo de corridas. A nível de tecnologia, tens de desenvolver um sistema de animações, script e quests com requisitos muito distintos dos de mover um carro a 300 quilómetros por hora, comparado com caminhar pelos campos."
Fernández acrescenta ainda que a ética de trabalho da Playground é fazer mais com menos e isso poderá significar um longo período de desenvolvimento num género que ainda não conhecem bem.
"Os Action RPG de mundo aberto são incrivelmente complicados de fazer, precisam de imenso tempo, muitas pessoas e a Playground tem a mentalidade de fazer mais com menos, que se Assassin's Creed é feito com 5000 pessoas, eles vão ter 150 ou 200 e se o fazem em 7 anos, eles fazem Fable em 5. Não há problema em ser ambicioso, mas também tens que ser realista e o que eu via era que se ia atrasando e atrasando e eu, pessoalmente, não tenho a capacidade criativa para estar a trabalhar no mesmo durante mais de determinado número de anos."