"Quem me dera que a Xbox Series S nem existisse", desabafa designer
Comenta que motivará mais jogos a ficar de fora das consolas.
O sucesso estrondoso conquistado por Black Myth: Wukong veio trazer maiores questões em torno do adiamento da versão Xbox Series por parte de jogadores interessados em jogar o título chinês. Em conjunto com as notícias de Avowed a 30fps nas consolas da Microsoft e a ausência de um port de Final Fantasy 16 levantaram novamente questões sobre o que se passa com o ecossistema Xbox.
Del Walker, designer que trabalhou nas personagens de jogos como The Last of Us: Parte 2 Remastered, Star Wars Jedi: Survivor, Suicide Squad: Kill the Justice League, e muitos outros jogos, decidiu comentar a situação e foi mesmo ao ponto de desejar que a Xbox Series S nem existisse.
“Quem me dera que a Series S nunca tivesse existido, meu. Tão irritante otimizar para aquela consola. Infelizmente, prevejo que futuramente, muitos mais jogos vão saltar a Xbox no lançamento,” disse Del Walker sobre os mais recentes acontecimentos na Xbox.
Como seria de esperar, Del Walker foi rapidamente atacado pelos seus comentários, o que o motivou a acrescentar um pouco de contexto às suas palavras.
“Não é preciso ficar irritado pela minha experiência pessoal. Eu simplesmente não gosto de ter que otimizar jogos de atual geração para aquela consola e desejo que nunca tivesse existido. No entanto, a Xbox Series X é uma peça fantástica de hardware; uma consola fantástica.”
Perante a associação que a sua postura em torno da Xbox Series S está relacionada com Suicide Squad, Del Walker comentou que não se prende a um só jogo, mas sim à consola em si.
“Queria que as pessoas compreendessem que NÃO é sobre o jogo. Simplesmente é irritante pegar num jogo avançado com inteligência artificial e efeitos visuais complexos, físicas avançadas, otimização multi-tópico, sistemas de partículas, exigências dinâmicas sobre a memória e etc., depois cortar tudo para conseguir correr IGUAL numa Xbox Series S.”
Del Walker sugere que além dos “irritantes” esforços extra exigidos pela Xbox Series S, a consola é a causa para muitos jogos chegarem mais tarde às consolas Xbox Series, o que infelizmente afecta a sua irmã mais poderosa, a Xbox Series X. Além disso, este designer sugere que a razão pela qual muitos jogos Xbox chegam apenas a 30fps e mais tarde são atualizados para 60fps é a Xbox Series S.