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Destiny 2: Forsaken - Gambit é um novo modo refrescante

Mas a Bungie precisa de muito mais para a nova expansão.

O tempo passa a correr e Destiny vai celebrar já em Setembro o seu quinto aniversário, o que significa que o plano e o acordo de 10 anos para a série que a Bungie assinou com a Activision chegou a metade do tempo.

É um momento de impasse. O primeiro jogo começou mal, mas a Bungie conseguiu melhorar ao longo do tempo. A sequela, por incrível que pareça, voltou a cometer alguns dos erros do primeiro e a resposta da Bungie está a ser tardia.

Para os fãs de longa data, que acompanham a série desde o início, já é a segunda vez que passam por este processo penoso. A ultima expansão, Warmind, conseguiu trazer de volta alguns fãs que já tinham deixado de jogar, em grande parte porque muitos já tinham comprado a expansão em Setembro de 2017 com o Expansion Pass.

Com Forsaken, uma expansão de maior dimensão prevista para Setembro, a Bungie precisa realmente de entregar algo especial. Na E3 2018 o estúdio quis provar aos fãs e aos membros da imprensa que é capaz disso com uma amostra do modo Gambit, que mistura elementos de PvE com PvP.

Gambit é um modo de quatro contra quatro, mas a maior parte da competição acontece de forma indirecta. As equipas entram para uma arena separada e precisam de eliminar hordas de inimigos para apanhar tokens e colocá-los num depósito no meio da arena. As regras são fáceis de perceber, mas se quiseres vencer precisas de ser rápido e eficaz.

"Com Forsaken a Bungie precisa realmente de entregar algo especial"

O novo modo é basicamente uma corrida contra a equipa adversária. O objectivo principal é coleccionar e depositar 75 tokens no depósito. Quando este valor for atingido, um boss é invocado e terá que ser derrotado. A primeira equipa a derrotar o boss ganha a partida. Parece simples, mas é possível que a equipa adversária interfira com a vossa arena directamente ou indirectamente.

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Cada jogador pode coleccionar até 15 tokens em simultâneo, mas se morrer com os tokens, serão perdidos. Dependendo do número de tokens que inseres no depósito em simultâneo - 5, 10 ou 15 - um bloqueado será colocado no depósito da outra equipa e um inimigo mais resistente vai aparecer no meio da arena, atrasando o progresso.

As equipas têm a oportunidade de invadir a arena da equipa adversária a cada 25 tokens depositados. Nestas ocasiões, um portal é aberto e um jogador pode invadir a outra arena para eliminar os jogadores adversários e atrasar ainda mais o seu progresso. Invadir a arena contrária pode compensar ou não. Quando um jogador está a invadir, os outros jogadores são avisados e podem concentrar-se em encontrar o jogador invasor.

"Gambit é um novo modo refrescante e bem-vindo"

No papel de alguém que acompanha Destiny desde o primeiro, Gambit é um novo modo refrescante e bem-vindo. A combinação de elementos de PvE e PvP está bem conseguida e é uma excelente forma de convidar os jogadores que preferem o PvE a experimentar um modo competitivo sem terem que enfrentar directamente outros jogadores. Não é um modo revolucionário, mas é seguramente uma boa adição e mais do que necessária para criar diversidade.

Pelo que pudemos perceber, o Gambit será um modo mais casual, uma espécie de meia medida do que temos actualmente com as Strikes e modos semanais do Crucible, do que propriamente um modo altamente competitivo como Trials of Osiris. A Bungie ainda não revelou quais serão as recompensas deste modo e falta saber se conseguirá manter o interesse a longo prazo, mas é um sinal positivo para a expansão Forsaken.

É claro que, o modo Gambit por si só não é suficiente para justificar a expansão Forsaken e a Bungie precisa de oferecer muito mais, seja para justificar o preço da expansão, seja para voltar a ganhar a confiança dos fãs. Em quase cinco anos, a Bungie ainda está a tentar encontrar o caminho acertado para Destiny. A história pouca progressão teve no plano geral (ainda existem muitas questões por responder) e o estúdio ainda está a aprender aquilo que a base de fãs quer.

"o modo Gambit por si só não é suficiente para justificar a expansão Forsaken"

O novo modo foi uma oportunidade para experimentar o novo sistema de armas, que te permite ter mais liberdade nas armas que tens equipadas. Esta parece ser uma das melhores decisões que a Bungie fez nos últimos tempos (depois de muita insistência dos fãs), se bem que a quantidade de armas que tínhamos para experimentar era limitada. O arco, um novo tipo de arma que será introduzido na expansão, poderá ser divertida para brincar, mas em relação às outras armas, é muito menos eficaz.

Forsaken estará disponível para Destiny 2 a 4 de Setembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Neste momento, a bola está do lado da Bungie. Gostamos do que vimos no modo Gambit e inclusive do novo sistema de armas, que aparenta ser a resposta correcta aquilo que os fãs querem. Mais novidades da expansão deverão ser reveladas durante o Verão. Como sempre, ficaremos atentos.

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