Diferença entre Xbox One e PS4 pode encurtar-se
Consultor diz que ESRAM pode mudar as coisas.
Wolfgang Engel, consultor de soluções tecnológicas na Confeti FX, conversou com o Gamingbolt e falou sobre como a Xbox One poderá chegar à mesma performance 64-bits que a PlayStation 4.
Emil Persson, diretor de pesquisa no Avalanche Studios, disse na GDC 2014 que as ROPs permitem texturas com maior largura de banda e por isso a PS4 pode gerar texturas de 64-bits e a Xbox One apenas texturas a 32-bits.
Engel, que geriu a tecnologia RAGE em GTAIV da Rockstar, disse que esses números são teóricos e não refletem o ambiente de desenvolvimento de um jogo pois as tecnologias e técnicas implementadas podem ditar resultados variados.
Adicionalmente, falou que a inclusão da ESRAM na Xbox One pode vir a mudar os números pois tem uma alta largura de banda a 204GB/s. "Vamos pegar num cenário em que tens 20 alvos de renderização diferentes por fotograma e os renderizas para a memória, será difícil dizer que este será mais rápido que aquele e é ainda mais difícil tirar uma ideia geral sobre algo, especialmente com a ESRAM metida no meio."
"Depende muito de como usas a memória do sistema e a ESRAM. Irás correr muitas capturas de performance para ver onde estão o gargalo, acesso de memória ou instruções aritméticas. Na maioria dos casos, acredito que os padrões de acesso à memória sejam o nosso maior desafio."
No futuro, os padrões de acesso podem ganhar maior importância pois os programadores podem criar caminhos diferentes para a CPU e GPU acederem à memória e obter altos ganhos na performance. Mas teremos que esperar para ver.