Digital Foundry: Ratchet and Clank na PlayStation 4 Pro
Um dos melhores jogos para quem comprou a nova consola.
Ratchet and Clank é um título da Insomniac Games que já impressiona imenso na PlayStation 4 base, conseguindo momentos de esplendor visual que se aproximam da qualidade de um filme da Pixar em termos de renderização. É um jogo impressionante, que recebeu alguns ajustes e melhorias, e o Digital Foundry decidiu investigar o jogo na PlayStation 4 Pro.
O maior destaque é mesmo o salto na resolução, uma vez que o jogo mantém o bloqueio a 30 fotogramas por segundo, que permite ao jogo impressionar ainda mais. A nitidez e a aparente ausência de artefactos da conversão de resolução poderá até enganar e dar a entender que o jogo corre a 4K nativa. Foi precisa investigação minuciosa para encontrar artefactos e confirmar que não corre a 4K nativa. O jogo emprega ainda anti-aliasing temporal, que torna a qualidade de imagem ainda mais sólida. A solução da Insomniac é chamada Injecção Temporal, e do que já foi visto de Spider-Man e neste Ratchet and Clank, os resultados são impressionantes.
A elevada nitidez do jogo e a ausência de jaggies dão-lhe um aspecto impressionante, que aproxima o jogo dos visuais Pixar, e somente uma ligeira suavidade indica que não corre a nativa 4K. No entanto, o Digital Foundry passará mais algum tempo a investigar o jogo para descobrir qual é a resolução escolhida.
Outra das grandes novidades em Ratchet and Clank, que pode fazer uma diferença do dia para a noite, é o uso de HDR, também presente numa PlayStation 4 base. Apesar de não ser ainda possível demonstrar isso nos vídeos, visualizar o jogo com HDR e sem HDR é uma diferença que qualquer pessoa irá notar. Ratchet and Clank demonstra ainda que televisões de média gama podem apresentar diferenças radicais no uso de HDR e não precisam de uma TV demasiado cara.
O uso de HDR em Ratchet and Clank vai além do detalhe extra nos realces e zonas mais escuras, temos um contraste maior, com uma profundidade muito mais pronunciada entre zonas com maior iluminação e menor iluminação. Temos uma imagem mais natural que apesar de não puxar por muito mais detalhe nos cenários, consegue um equilíbrio mais espantoso.
Por outro lado, enquanto uma minoria de jogos apresenta pior performance na Pro, comparados com o mesmo jogo a correr na PS4 normal, Ratchet and Clank corre de forma absolutamente sólida na consola mais poderosa. Mesmo não sendo 4K nativa, a apresentação de Ratchet and Clank é uma das melhores vistas até agora na PS4 Pro, e é um dos jogos mais facilmente recomendados para quem comprou a nova consola da Sony.