Battlefield: Hardline - análise à performance da beta
O Frostbite 3 chega mesmo aos 1080p a 60fps na PlayStation 4?
É preciso dar valor à EA pela sua dedicação aos fãs. Após terminar a sua conferência com um olhar repleto de ação a Battlefield: Hardline, a companhia revelou que ia lançar de imediato a beta para PC e PS4, e foi o próprio vice presidente do departamento de relações com as editoras e estúdios da Sony, Adam Boyes, que subiu ao palco para revelar como os jogadores de BF4 podiam ter acesso imediato à beta em gloriosos 1080p60. Streaming de vídeo em direto para todo o mundo é uma coisa, lançar uma beta para os jogadores ali é outra - é o melhor para agradar ao público, neste caso afetado apenas por uma coisa: a beta PS4 não está à altura do prometido.
A maior crítica que existe contra Hardline é provavelmente ser um jogo a preço completo com um aspeto e sensação espantosamente similar à de BF4, ao ponto de alguns sugerirem que podia ter sido lançado como expansão para o jogo existente. Baseado nos nossos testes, as similaridades entre os dois são ainda mais profundas, até às fundações tecnológicas do jogo em si. A implementação do moto Frostbite 3 em Hardline está altamente parecida com a de BF4. Na PS4, vemos a mesma resolução a 1600x900 e anti-aliasing pós-processamento idêntico, juntamente com um perfil de performance que é similar - talvez pior que - o seu parente feito pelo DICE.
Claro, é uma beta, com todos os avisos que devem ser inseridos; o jogo ainda está em desenvolvimento e provavelmente existe muita otimização em curso - mas a realidade é que Hardline tem um caminho muito, muito longo até dizer que chega a 60fps sustentados. Numa E3 que tem sido definida em grande parte pelo crescente aumento dos programadores nas novas consolas de jogos, é difícil não ficar desanimado com um amostra que nos apresenta uma experiência visual que nos lembra um jogo lançado no ano passado, numa altura em que os estúdios estavam a conhecer as novas consolas.
Vamos então à análise. Além dos testes à performance, esperávamos oferecer-te uma completa análise à demo multi-jogador de Battlefield Hardline na conferência mas o problema é que toda a apresentação correu apenas a 30fps - bom para streaming em direto mas não tão bom para ter uma ideia de como o jogo corre. No entanto, apesar de não te podermos mostrar todas as armas, brinquedos e veículos fixes da demo da EA, podemos ter uma boa ideia dos desafios de otimização que o Visceral terá que enfrentar com o aproximar do lançamento de Hardline.
"Anunciado pela Sony durante a E3 como um jogo PS4 a 1080p60, na realidade a beta de Hardline fica aquém disso."
No vídeo em cima temos uma mistura de vídeos de polícias e ladrões em dois modos - Dinheiro Sangrento e Assalto - incluindo duas secções que realmente causam problemas ao motor. Primeiro, existe a aventura de helicóptero na qual voamos por cima da baixa de LA, tentando limpar alguns ladrões da estrada. Segundo, existe a versão de Hardline ao Levolution de BF4 - aqui uma enorme grua cai sobre as ruas. Nos dois casos, o impacto na performance é imenso, o rácio de fotogramas baixa para um mínimo de 30fps.
A ação geral mostra-nos grandes variações entre 40-60fps - com súbitas flutuações no rácio de fotogramas que nos dão uma experiência inconsistente, cheia de trepidação - definitivamente mais do que apenas um problema visual pois a resposta do comando sente-se mais lenta quando o motor está com problemas. Parece que uma combinação de efeitos baixa o rácio de fotogramas, as transparências em particular causam dificuldades à versão PS4.
A qualidade de imagem na beta deixa uma sensação mista. O filtro de texturas não era tão bom em BF4 para consolas e continua muito idêntico em Hardline, enquanto as arestas de alto contraste da arquitetura não se safam tão bem com a técnica AA pós-processamento, causando muitos artefactos e brilho sub-pixel. BF4 tinha os mesmos problemas mas podia recorrer a uma combinação de ambientes, os níveis menos urbanos portavam-se melhor em termos visuais. Claro, em BH apenas temos um nível - obviamente existe muito mais a caminho.
A versão PC da beta consegue limpar alguns dos artefactos visuais da beta PS4. Aqui comparamos consola vs. computador, o jogo PC a operar nas definições high a 720p, 900p e 1080p (todos com texturas ultra). Isto permite-nos cobrir basicamente todos os perfis de apresentação estabelecidos para o Frostbite 3 nas consolas e também revela os benefícios de uma apresentação full HD nativa. O que não mostra é o brilho pixel-popping que vemos em movimento em todas as definições - algo que apenas pode ser resolvido ao implementar os modos MSAA diferidos que cortam na performance. A nível mais gera, tem que ser dito que o PC volta a sentir-se basicamente como o anterior criado pelo DICE, um nível similar de performance e definições de qualidade quase iguais.
Então no final de tudo isso, ficamos numa situação curiosa para Battlefield: Hardline. Temos o responsável pelo departamento de relações com estúdios a descrever qualidades da beta que não estão presentes no código em si - está certo, erros acontecem. Mas além disso, temos cabeçalhos que sugerem que o Visceral confirmou que a Xbox One e a PS4 vão chegar ao mesmo luxuoso nível de performance - algo que não vai ao encontro das capacidades do motor Frostbite 3 que conhecemos.
"Se olhares para os jogos que o Visceral Games desenvolveu antes, procuramos sempre paridade total entre as nossas plataformas, disse Ian Milham, diretor criativo, ao Gaming Bolt, mas vale a pena dizer que isto não aborda em específico uma resolução ou rácio de fotogramas exactos. "Claro, a versão PC, aguenta o que o teu PC conseguir e as versões PlayStation 3 e Xbox 360 obviamente não terão tanta alta resolução quando comparadas com as versões PS4 e Xbox One. Mas essas duas [PS4 e XO] devem ficar iguais."
Por outro lado, certamente não podes argumentar contra a qualidade do Visceral no que diz respeito a paridade entre plataformas. Dead Space 2 e a sua sequela são virtualmente indistinguíveis uma da outra - algo que também se estende a Dante's Inferno, o divertido, se não mesmo exigente, título de hack and slash do estúdio. No entanto, estes títulos utilizavam tecnologia do próprio estúdio. A paridade entre plataformas certamente é um objetivo de aplaudir - a questão é, pode o Frostbite 3 chegar ao alvo?