Passar para o conteúdo principal

Call of Duty: Ghosts Xbox One - Atualização afeta performance

Rácios de fotogramas mais baixos que os da versão de lançamento.

Na semana passada o Infinity Ward lançou uma atualização para Call of Duty: Ghosts, preparando o jogo para o recém lançado DLC Onslaught, implementado ainda varias correções, novas funcionalidades, e ajustes no equilíbrio para o multi-jogador. O objetivo foi criar uma experiência online mais estável e justa que é mais adequada para torneios, mas pouco após a atualização chegar os jogadores relataram perceptíveis problemas na performance com a versão Xbox One, ao ponto de até serem relatados rácios de fotogramas "sub-20".

O feedback recente indica que os novos problemas no rácio de fotogramas surgem com mais proeminência no nível Stoneheaven, as explosões e efeitos alfa parecem causar estas flutuações. Os relatos são preocupantes, tendo em conta que a versão XO do jogo não tinha anteriormente quaisquer problemas com o rácio de fotogramas fora do modo campanha, o multi online apresentava ação na sua maioria fixa nos 60fps com poucas quedas na performance. Resumindo, apesar da resolução estar nuns 720p não impressionantes, Ghosts na XO oferecia na sua maioria a gameplay 60fps que define a série.

Tendo em conta que relatos sobre atualizações a jogos tendem a ser baseados puramente na percepção, decidimos correr algumas capturas frescas do multi nas nossas ferramentas de análise para esclarecer o problema. Carregamos o modo Team Deathmatch padrão e recapturamos gameplay em alguns dos mapas principais que alegadamente foram afetados pela atualização, e introduzimos Stonefront na combinação - um nível que tem efeitos alfa regulares na forma de chuva frequente.

Efeitos alfa, miras e efeitos de mira de sniper parecem agora causar uma significante penalidade na performance em Ghosts - algo que não parecia ser problema quando testamos anteriormente o jogo.Ver no Youtube

Análise adicional:

"O mapa Stonehaven é claramente o mais afetado, mas em todos os mapas vemos evidências de rácios de fotogramas inferiores comparados com os do código de lançamento."

Começando com um olhar a Stoneheaven, é imediatamente óbvio que as coisas não estão boas. Apesar do jogo chegar aos 60fps neste nível, os rácios de fotogramas são afetados de forma dramática quando temos em vista todo o nível, as métricas variam entre 46-60fps quando corremos pela paisagem. Consoante os rácios de fotogramas descem abaixo do desejado alvo de 60fps, também vemos o surgir de algum screen-tear, adicionando trepidação, tornando mais perceptíveis as quedas na suavidade.

Entretanto, apontar pelo cano de uma sniper pode causar quedas significantes para cerca de 30fps - algo que nunca encontramos antes em qualquer versão de nova geração do jogo no multi. Como resultado do rácio de fotogramas flutuante podemos sentir uma clara redução na resposta dos comandos, enquanto a nível visual a introdução de trepidação afeta o ritmo suave tradicionalmente associado com a ação multi de Call of Duty.

Na mão cheia de mapas que testamos - tanto nos níveis padrão como nos do DLC Onslaught - as quedas na performance são bem menos severas, as quedas momentâneas ocorrem durante momentos caóticos de jogo, ou quando explosões e efeitos alfa são gerados no ecrã. A resposta dos comandos é muito mais sólida, e não temos a sensação que a gameplay foi comprometida ao ponto que vimos em Stoneheaven - a experiência continua na maioria suave, mesmo apesar de existir a distinta sensação que as coisas não estão tão bem estáveis quanto eram antes da atualização mais recente ser instalada.

Vemos similares problemas na performance no DLC Onslaught aqui - apesar do impacto não ser bem tão pronunciado quanto é no nível Stoneheaven nos níveis padrão.Ver no Youtube

No entanto, apesar da atualização ter afetado a estabilidade do jogo de forma perceptível, é claro que a experiência não é quebrada significativamente em todo o jogo multi. Dito isto, o facto de uma atualização desenhada para melhorar o jogo poder na verdade degradar significativamente a performance e afetar negativamente a gameplay, é claramente desanimador e esperamos que seja corrigido. Para ficar registado, também testamos a versão PS4 no online e não encontramos mudanças no nível de performance que vimos no lançamento - não tão suave quanto na XO, mas com uma resolução de renderização muito maior.

Quanto ao porquê da versão XO parecer correr com menos suavidade do que antes é incerto. Contactamos a Activision e o Infinity Ward para esclarecerem quanto ao que pode ter causado estes problemas, mas na altura da escrita, não recebemos qualquer comentário.

Lê também