Confronto: Sleeping Dogs: Definitive Edition
Versões PC, Xbox One e PS4 comparadas com o original de 2012.
O United Front Games regressa ao seu sucesso surpresa de 2012, Sleeping Dogs, com uma Definitive Edition para PS4 e Xbox One com todos os conteúdos adicionais. Além de todos os conteúdos, o estúdio aproveitou para melhorar os visuais com novos efeitos e iluminação atmosféricos, entre outros ajustes. Mas será que tais mudanças têm impacto suficiente para elevar o jogo aos padrões desta geração? E com uma atualização por €15 no Steam para jogadores PC donos do original, merece ser revisitado?
A promessa de ajustes visuais para sobre as 3 versões. O detalhe geométrico foi alargado, a cena inicial sobre Hong Kong preenchida com edifícios extra. Também temos mais caixas afectadas pelas físicas do Havok em redor dos cafés, enquanto as docas estão repletas de carros e bandeiras extra. Nenhuma plataforma falha - até ao inventário extra em redor das bancas do mercado.
Outros ajustes evidenciam-se mais no gameplay. A densidade do mundo nas consolas está muito perto do PC em extreme, os edifícios distantes piscam ocasionalmente com pop-in. A DE melhora imenso sobre o original a este respeito; mesmo no máximo, os problemas do streaming no mundo são aparentes. A mudança de nível de detalhe ainda pode ser vista nas 3 plataformas mas está muito melhor neste aspecto.
Densidade de tráfego e NPC está maior nestas novas versões, as consolas oferecem uma Hong Kong mais vibrante do que o original PC. Como resultado, movimentar pelo tráfego de forma cuidadosa é mais difícil, perceptível durante perseguições na missão Bus Racket. A este respeito, não existe diferença perceptível entre qualquer uma das 3 versões Definitive.
Comparações Alternativas:
- Sleeping Dogs: Definitive Edition - PlayStation 4 vs PC
- Sleeping Dogs: Definitive Edition - Xbox One vs PC
Os novos efeitos atmosféricos tais como nevoeiro volumétrico conseguem com sucesso adicionar um ar misterioso à cidade - presente e correcto nas 3 plataformas. Os modelos de personagens ajustados são algo misto: inimigos NPC normais não têm agora o aspeto aborrecido dos do original, oferecendo mais expressividade quando atacam. Mas infelizmente, os personagens principais apenas foram tocados de forma subtil; Winston Chu curiosamente tem novos dentes e sobrancelhas que se movem ligeiramente mais para cima. Dificilmente notarias sem uma imagem comparativa ao lado - mas está lá.
Alguns ambientes também tiveram a sua iluminação radicalmente alterada, os personagens são iluminados de forma mais neutra durante cutscenes mais escuras. Num confronto directo com o original, os tons de pele parecem mais pesados e menos vividos, mas parece que se deve a uma escolha artística. De resto, vemos maiores distâncias de visão para candeeiros de rua - para todas as 3 - existindo auréolas de brilho em redor de cada fonte.
O problema da iluminação é estranho, especialmente quando entramos à noite na cidade. Em comparação directa, usando a ferramenta de teste da versão PC, a DE melhora os designs de cada sinal de néon na cidade - removendo o efeito de brilho na maioria dos casos. Curiosamente, publicidade anteriormente colocada no lado dos arranha-céus são cortados na cena inicial. É um forte contraste com o original, as versões de consola são iguais à remisturada edição PC.
Correndo num executável 64-bit, a DE PC é copiada de perto pelas versões de consola. Do mapa de qualidade normal, motion blur e resolução das sombras, tens a mesma experiência de topo do PC no máximo.
No entanto, ao perto os personagens mostram dois cortes. Primeiro, as consolas adoptam uma screen-space ambient occlusion (SSAO) mais intrusiva. As versões menos eficazes nas consolas empregam silhuetas mais espessas em redor dos objetos, mãos dos personagens e fendas ou traços de cada face. Apesar das sombras extra nas consolas estarem muito melhoradas sobre a experiência PC original, é demasiado pré-fabricado comparado com a DE PC..
Segundo, um filtro de campo de profundidade mais pesado separa o PC das consolas. Nenhuma se destaca como melhor ou pior - as consolas apresentam um padrão impressionante na qualidade de imagem para apoiar toda a apresentação. Em grande parte, isto deve-se às consolas conseguirem uma resolução 1920x1080 nativa que iguala a imagem PC - sem FXAA. Com 17GB nas 3 versões, temos uma paridade de topo entre cada versão.
É uma experiência visual quase maximizada nas consolas - mas é claro que o estúdio escolheu as suas prioridades. Infelizmente, a performance não está no topo. Onde existe um agrupamento de veículos na baixa da cidade, vemos uma performance entre 20-30fps nas consolas. Na nossa análise ao rácio de fotogramas, o jogo chega a 22fps no seu ponto mais baixo na One, a PS4 mostra 25fps no seu pior em cenas comparáveis.
Além dos problemas no rácio de fotogramas temos o tearing: v-sync adaptável que corta fotogramas nos 40% no topo sempre que o motor tem dificuldades para chegar aos 30fps. Infelizmente, isto é frequente o suficiente para que conduzir a alta velocidade seja um maior desafio do que já é - o gaguejar confunde a sensação de ímpeto nas motos e carros em perseguições a alta velocidade. Longe de ideal.
A versão PC também mostra uma mudança na performance 1080p. No nosso PC Core i7 3770k com uma GTX 780 Ti e 16GB de RAM, ficamos com métricas inferiores após a atualização. Surpreendentemente, a versão original dá-nos uma média de 75.1fps no seu teste, com tudo no máximo, v-sync desligada para desbloquear o rácio de fotogramas do motor. A DE corre com o novo efeito de nevoeiro e maiores distâncias de visão, para nos dar uma média de 50.1fps na mesma volta maximizada pela cidade.
Comparação Alternativa:
Este rácio de fotogramas aguenta-se em jogo real - o nosso PC tem dificuldades para manter 60fps perfeitos na definição de topo. Para combater isto, reduzir a oclusão ambiental ajuda, baixar a anti-aliasing para um modo super-sampling inferior dá-nos o desejado bloqueio a 60fps.
Felizmente, em PCs com menos poder, uma adicional definição é adicionada para densidade do mundo, provavelmente elevando as anteriores definições para médio até extreme. Texturas de ata resolução não podem ser desligadas aqui mas como uma boa opção para GPUs limitadas em memória, uma opção para alfa de baixa resolução também está presente no menu gráfico.
Sleeping Dogs: Definitive Edition - Veredito Digital Foundry
Na balança, o United Front Games tem sucesso ao criar a versão suprema do seu drama de crime em mundo aberto, dando aos jogadores PS4 e One o mais vistoso lançamento de consola até à data. A única contra-partida é que ao procurar o padrão visual de topo do PC, performance com problemas a 20-30fps é um preço alto por este luxo. E com tearing visível, a experiência nestas consolas não se sente tão definitiva quanto desejaríamos.
Comparado com o PC, os únicos sacrifícios visíveis na consola são uma oclusão ambiental inferior - parecendo mais intrusiva um pouco na One - e um efeito de campo de profundidade mais proeminente. Mas entre a consola Sony e Mictosoft, a principal vantagem da PS4 está na performance; a One chega ao fundo dos 20-30fps nos nossos testes, enquanto segmentos de jogo correm a 25fps no seu pior na PS4.
O resultado final é que apenas a versão PC está à altura do nome Definitive Edition. Mas será que os toques extra compensam o dinheiro extra para os jogadores do original PC? Apesar das maiores distâncias de visão serem um bónus, diríamos que muitos outros ajustes simplesmente são muito subtis para justificar outra compra. Edições aos designs dos modelos dos personagens, maior densidade de objetos e novos efeitos atmosféricos na cidade são bem-vindos mas podemos dizer que, para a maioria dos programadores, isto ficaria para uma atualização gratuita após o lançamento.
De qualquer das formas, para os que passam das versões 360 e PS3 para esta nova edição, é um mundo novo. No topo temos o aumento no detalhe da cidade, a inclusão das missões DLC, tais como Nightmare in North Point, que aumentam o valor geral do pacote. Nem a PS4 e nem a One oferecem um jogo perfeito - mas se puderes virar a cara às falhas na performance, existe muita diversão aqui.