Análise à Performance: emulação PlayStation 2 na PS4
O quão mais rápido correm os clássicos PS2 no emulador?
Já falámos sobre o básico. A nova tecnologia de emulação PlayStation 2 para a PlayStation 4 corre o jogo original com melhorias: a resolução tem um aumento de 4x e temos suporte para troféus. No entanto, ao olharmos para os três primeiros 'clássicos' Star Wars, ficou uma questão: o quão mais rápido correm os jogos PS2 no emulador comparado com a consola original?
Temos uma amostra de três jogos medíocres, não dá para muito. Ainda assim, existem dados interessantes - especialmente porque os três correm com rácio de fotogramas desbloqueado e possuem uma performance muito variável na consola original. Com poder computacional suficiente, todos os jogos podem correr, na teoria, a 60fps fixos. A PS4 não chega lá mas na maioria do tempo, fica muito perto, e a experiência transforma-se.
Dois dos jogos - Jedi Starfighter e Bounty Hunter - correm com v-sync e ambos com duplo-buffer. Basicamente, significa que enquanto um fotograma é lido pelo ecrã, o próximo é gerado internamente - a ideia é que no próximo refrescamento de ecrã, o novo fotograma seja inserido. Em boas condições, fornece 60fps suaves. O problema é que estes jogos frequentemente excedem tempo de renderização, falhando o próximo refrescamento do ecrã, significando uma súbita mas frequentemente sustentada queda para 30fps ou menos. O resultado é um soluço feio quando a performance alterna entre diferentes rácios de fotogramas e diferentes níveis de resposta nos comandos.
Poucos jogos actuais correm assim. Um bloqueio a 30fps nivela a experiência, ou outras técnicas como triplo-buffer ou v-sync adatpável são usadas para nivelar as quedas na performance quando um novo fotograma excede o orçamento. No entanto, ao avaliar o quão mais rápido é o emulador PS2, as condições abaixo do desejável destes jogos permite à nova tecnologia PS4 da Sony brilhar. Temos 60fps na maior parte do tempo, apesar de ser interessante notar que efeitos gráficos pesados - tais como transparências alpha - ainda afectam o rácio de fotogramas. É uma clara melhoria mas não é um sem fim de performance melhorada.
Apesar de interessantes, os resultados em Jedi Starfighter e Bounty Hunter não revelam tudo. Uma dura v-sync com duplo-buffer afecta a GPU, limitando a performance na consola PS2 original e exagerando o quão mais rápido está na PS4. É por isso que olhámos para o terceiro jogo - Racer Revenge - o mais revelador.
Para este jogo, os programadores originais na Lucasarts optaram por um refrescamento mais suave e comandos com mais resposta. Para facilitar isto, usaram v-sync. Se o motor não produz um novo fotograma para igualar o refrescamento do ecrã, irá trocar por uma nova imagem assim que estiver pronta - enquanto o ecrã está a actualizar a cada novo fotograma. Produz gameplay mais suave mas tem um custo: verás screen-tearing. No caso de um jogo de corrida, optar por v-sync adaptável é o melhor - mas tem um bónus para este teste. O código não está a tentar sincronizar com o refrescamento do ecrã por isso não existem atrasos - Racer Revenge corre a toda a velocidade. É a melhor oportunidade para ver o quão mais rápida é a emulação.
A resposta é que é muito mais rápido. Racer Revenge pode colocar o jogo a correr na PS4 via emulação a 60fps enquanto a mesma cena corre a 33fps na PS2. É uma das maiores diferenças que vimos - habitualmente temos um diferencial de 20fps por isso, em muitas cenas, Racer Revenge corre com um aumento de 50% na performance. O resultado também favorece ligeiramente a PS2 - curiosamente, o emulador parece ignorar o esquema de v-sync do original, apresentado ocasionais fotogramas quebrados. No entanto, continua a impressionar.
Ainda fica a questão sobre o quão representativos são estes jogos da performance do emulador - especialmente ao pensar em jogos mais desafiantes, possivelmente os que puxam mais da CPU. No entanto, as possibilidades são intrigantes, mesmo se a melhoria na GPU não for tão pronunciada em outros jogos como é nestes. Shadow of Colossus opera com v-sync de duplo-buffer, tal como Jedi Starfighter e Bounty Hunter - o quão beneficiaria a correr no emulador?
Depois temos jogos com v-sync adaptável na PS2 - jogos como Gran Turismo 4 e os jogos God of War. Se existe uma quantidade adicional decente de performance GPU, estes jogos podem correr a 60fps fixos. Combinem isso com algumas melhorias na qualidade de imagem oferecidas pelo emulador e seria adorável revisitar esses jogos - as comparações com os remasters PS3 também seriam interessantes...