Como a PlayStation Neo e a PS4 original vão coexistir
Jogos, equipamento, PSN e mais - os planos da Sony para que duas PlayStations vivam lado a lado.
Depois da fuga de informações sobre a PlayStation 4K 'Neo', ainda existem muitas questões e queremos falar de tudo sobre a nova consola e o que significa para os donos da actual PlayStation 4.
Neste artigo iremos falar sobre as normas apresentadas pela Sony aos estúdios. Estas normas podem mudar mas a imagem é clara, a Sony diz explicitamente que a PS4 e a Neo vão coexistir no mercado - uma será a versão tecnologicamente superior da outra, mas existem pontos fundamentais na informação que queremos destacar:
Dual Shock 4 permanecerá como o comando principal: A Neo não introduzirá um novo comando. O DS4 permanecerá inalterado e a Sony dita que todos os actuais periféricos devem ser suportados nas duas consolas.
1080p será o mínimo obrigatório: A Sony quer forçar os programadores a optarem por resoluções superiores e reduzir para full HD será opção mas 1080p é o mínimo.
Não existirá segregação online entre as duas: Qualquer jogo com funcionalidades online terá que as empregar igualmente entre as duas. Não existirão servidores exclusivos da Neo. Isto poderá introduzir problemas no gameplay, imaginem a versão Neo a 60fps e a versão PS4 a 30fps.
Sistema save será cross-platform: O sistema operativo será o mesmo. Significa que todos os dados podem ser trocados entre as duas consolas. No entanto, a Sony permite aos estúdios escolher se activam a troca de saves entre consolas.
Novos jogos terão que ser compatíveis com a Neo: A partir de Outubro, todos os jogos terão suporte Neo e somente os antigos podem ser actualizados, os novos não.
Estas são as normas mas os mais atentos fica aqui o que acreditamos serem as regras e normas entregues aos estúdios. A situação pode mudar mas por enquanto, oferece uma perspectiva intrigante sobre a estratégia da Sony para permitir duas consolas PlayStation a coexistir no mesmo ecossistema.
Funções de programas do sistema PS4/Neo
O menu da PS4 oferecerá uma experiência igual nas duas consolas. A Store irá ser a mesma mas a Sony está a pensar em funcionalidades media melhoradas - streaming e gravação a 1080p é um exemplo. Acesso a aplicações 4K com requisitos HDCP 2.2 não são referidas. Em termos de jogos, a Sony fala detalhadamente sobre como irá funcionar:
- A mesma PSN ID poderá ser usada para aceder ao mesmo conteúdo em consolas PS4 e Neo.
- Apenas uma consola poderá ser activada como primária.
- A mesma PSN ID não pode estar activa em duas consolas ao mesmo tempo.
- Os saves podem ser trocados entre jogos PS4 e Neo (via USB ou nuvem). No entanto, a Sony permite ao estúdios decidir se querem isto nos seus jogos.
- Dados guardados podem ser trocados entre as duas. Podem guardar dados numa delas e restaurar na outra.
- Temas e Avatars funcionam nas duas.
- Os programadores não podem segregar utilizadores Neo e PS4 na PSN. Modos online devem ter as mesmas funcionalidades.
- Os Troféus serão totalmente iguais.
- A PS Store e os jogos físicos devem referir funcionalidades específicas da Neo.
- Não existem planos para dar prioridade a conteúdo PS4 ou Neo ao usar o sistema de transferência 'fast star' PlayGo.
PlayStation 4/Neo - Compatibilidade dos jogos
A Sony quer que os estúdios apoiem as duas consolas em simultâneo, e incentiva os programadores a assegurar que os futuros jogos PS4 suportem a Neo. Também está decidida em unificar as plataformas sem excepções:
- Não são permitidos jogos exclusivos PS4 ou Neo.
- Todos os jogos que compres, digital ou físico, devem oferecer funcionalidades para PS4 e Neo sem custos extra.
- Todos os jogos com suporte Neo usam embalagens unificadas que correm nas duas consolas. O binário da CPU é idêntico, enquanto os três binários GPU (partilhado, específico PS4 e específico Neo) estão todos dentro do mesmo pacote.
- Todos os conteúdos adicionais funcionarão nas duas. Transferências unificadas e actualizações básicas serão usadas para isto.
- A Neo suportará jogos antigos com uma actualização - não permitido para jogos novos.
- Os estúdios não podem introduzir funcionalidades exclusivas da Neo. Se o jogo tiver ecrã dividido, terá que o ter nas duas. No entanto, os modos podem ser melhorados - assim sendo, um modo em ecrã dividido para dois jogadores poderá ser melhorado para permitir quatro jogadores na Neo.
- Não é permitido adicionar conteúdos exclusivos a qualquer uma das versões.
- Se existir um erro no código da Neo, os programadores não podem direccionar os donos da Neo para o código PS4. O jogo terá que ser corrigido.
Suporte para periféricos
A Sony não vai mudar nada de forma radical. Será de esperar que a PS4 Neo terá as mesmas interfaces que a PS4 - bluetooth, interface para câmara e USB 3.0.
- O Dual Shock 4 é confirmado como a interface principal na Neo. Não existirá novo comando. Os comandos poderão ser usados em diferentes consolas, tal como agora.
- Qualquer periférico específico de um jogo para a PS4 terá que correr de forma similar na Neo.
- Não existirão diferenças no suporte de periféricos entre as duas consolas.
Condutas de renderização
Já falamos da forma como a Sony quer oferecer suporte para ecrãs 4K com a Neo, e rácios de fotogramas superiores, mais estáveis, gráficos com maior fidelidade e mais funcionalidades visuais são encorajadas. Iremos falar disto quando surgirem mais informações mas termos de condutas técnicas para a renderização na Neo, a Sony diz isto:
- Jogos em modo Neo têm que operar a nativa 1920x1080 (1080p) ou superior.
- O rácio de fotogramas deve igualar ou exceder o nível de performance equivalente na PS4 base.
Não parecem existir novas normas para assegurar padrões de performance na actual consola. Ao passar para a Neo, isto poderá resultar em experiências piores na consola mais antiga. Esperamos que a quantidade de jogadores assegure que a PS4 base recebe a atenção e cuidado que merece.
Conclusão
A Sony está a ser muito reservada sobre o que é e não é permitido ao desenvolver para a nova PlayStation. A principal preocupação é acomodar e não alienar os jogadores actuais. Também existe a ideia de reforçar o existente ecossistema ao invés de o fragmentar. Isto aplica-se às condutas de como as funcionalidades Neo são comunicadas na PlayStation Store. A Sony deixará que as apresentem mas não obrigará a que tentem vender a Neo a quem já tem a original.
Em termos tecnológicos, a Sony já parece ter tudo definido. Está a criar uma versão Elite de topo mas ao mesmo tempo assegura que existem limites para não deixar para trás a enorme quantidade de jogadores com uma PS4. A questão é até que ponto os programadores podem deixar a qualidade cair na actual consola - e será que acomodar a actual PS4 significa que estarão limitados quanto ao uso do poder na Neo?
E depois temos a questão do significado da tecnologia 4K para os jogadores de momento e até a médio prazo? Será que o desenvolvimento na Neo se vai focar numa experiência 1080p mais rica? Falaremos sobre isso e sobre as opções disponíveis para os programadores num futuro artigo.