Confronto: Resident Evil 4 Remastered
A versão definitiva?
Resident Evil 4 já tem mais de dez anos e uma grande quantidade de versões, mas ainda não recebemos um remaster que seja melhor que o original GameCube em pleno. Quando esta versão para PlayStation 4 e Xbox One foi anunciada, ficamos interessados. Será que o icónico jogo foi finalmente revisitado, revisto e remasterizado em pleno? Ou é apenas um mero port?
Estas versões são baseadas na versão Ultimate HD Edition do PC, baseada no original GameCube. É importante distinguir isto pois o port PC original de 2007 é baseado na versão inferior da PS3. Apesar da idade, nunca nenhum dos ports igualou em pleno o original. Certos efeitos, tais como efeitos de fogo de alta densidade, campo de profundidade e partículas de pó estão ausentes enquanto as cores estão menos saturadas, eliminando o contraste entre luz e sombra. Estas críticas aplicam-se a todas as conversões - mesmo estes novos remasters. No entanto, apesar da imagem parecer menos rica, a maioria da experiência está intacta e a maior resolução ajuda a compensar as deficiências.
Desde logo é aparente que a qualidade de imagem não é a esperada. Ambas operam a 1080p mas sem anti-aliasing - mesmo algo como FXAA faria a diferença aqui. Combinado com a falta de mip-maps (texturas geradas para combater o aliasing nas superfícies) o jogo sofre com imenso aliasing. Na GameCube, isto acontecia provavelmente para evitar o blurring do filtro trilinear, mas em consolas modernas é possível usar filtro anisotrópico em mip-maps para criar algo mais nítido e limpo. Não acontece.
A qualidade de imagem é compensada com o foco na performance - ambas correm a sólidos 60fps. Ainda não completamos o jogo mas jogamos os primeiros capítulos na PS4 e Xbox One sem qualquer soluço. Tal como a versão PC que as precede, o código original não foi desenhado para correr a 60fps e podem surgir problemas.
Algumas animações ainda correm a 30fps e parecem desajustadas do resto. Animações de efeitos alpha, como fogo ou água, também correm a 30fps. Alguns jogadores falaram em problemas com o rácio com que alguns itens surgem, devido ao rácio de fotogramas, enquanto outros encontraram problemas na animação acelerada, a mira de Leon move-se demasiado rápido. Não conseguimos recriar estes problemas mas existem vídeos que sugerem que a experiência não é perfeita para todos.
É possível escolher entre três tipos diferentes de controlo e ao usar o Type 3, que emula o original, a versão PS4 obriga o uso do R1 e L1 de forma desconfortável. Felizmente, é possível escolher os nossos controlos.
No menu de opções é possível activar o motion blur, apresentado aqui numa implementação datada que afecta a imagem. Recomendámos jogar com ele desactivado - mas é uma desilusão não ver um efeito mais moderno. Também a incapacidade de usar as texturas originais da GameCube é uma desilusão. Apesar dos novos bens serem mais nítido, a versão PC permite optar entre as duas.
Mas existe uma vantagem sobre a versão PC, a criação de texturas de alta resolução adicionais que estavam ausentes da versão PC. As faces dos aldeões, por exemplo, é muito mais detalhada na PS4 e Xbox One. Um belo esforço adicional mas com pouco impacto na apresentação geral.
Resident Evil 4 na Xbox One e PlayStation 4 é um bom por mas não fantástico. Corre suave e com bom aspecto mas não vai até onde gostaríamos. Se quiserem voltar a jogar Resident Evil 4, ou jogar pela primeira vez, existem formas piores. Pelo menos na PS4 e Xbox One está 100% idêntico, sendo uma questão de qual comando preferem ao invés dos visuais ou performance.
Tem sido interessante revisitar tantos jogos Resident Evil nas actuais consolas. No final Resident Evil 6 recebeu o melhor port de todos - interessante já que as versões originais da PS3 e Xbox 360 tinham uma performance tão pobre. Resident Evil 4 fica em segundo enquanto a desilusão que é Resident Evil 5 fica em último. A qualidade dos originais ainda brilha - Resident Evil 6 em particular beneficiar mais com as novas consolas - mas existe a sensação que estes remasters poderiam ter sido muito mais do que são. Pelo menos podemos esperar mais do promissor Resident Evil 7, feito de raiz para as novas consolas e com 1080p60 em mente.