Digital Foundry - A Respawn corrigiu Titanfall 2 na Xbox One X?
Nova actualização introduz grandes melhorias.
Com a chegada das actualizações da Xbox One X, a grande maioria das notícias são boas. Talvez não seja bem a amostra de 'verdadeira 4K' que muitos esperavam e técnicas como resolução dinâmica são empregues para converter jogo 900p e 1080p para melhor apresentação em ecrãs 4K. Mas as apresentações têm sido convincentes e as melhorias palpáveis - o que fez de Titanfall 2 uma desilusão. Baseada nas nossas descobertas, a Respawn Entertainment passou vários dias a ajustar o código e chegou uma nova actualização no final da semana passada.
Nós confirmamos que a Respawn usou uma tecnologia de super-sampling dinâmica na Xbox One X - que pode, converter a resolução acima de 4K nativa para aproveitar ao máximo os 6 teraflops da GPU do Scorpio Engine. No entanto, mesmo nas primeiras missões da campanha, vimos resoluções muito inferiores - ocasionalmente, até vimos rácios de fotogramas inferiores aos da versão PlayStation 4 Pro. Isto não era esperado e apresentamos os nossos resultados ao estúdio e depois passamos mais alguns dias a testar novamente, antes de publicar o artigo original.
Os testes extra destacaram um ponto onde vimos a PS4 Pro chegar a 1080p e a Xbox One X a 864p. Algo estava errado. A boa notícia é que uma nova actualização melhora imenso o jogo em todas as áreas importantes. Os problemas de resolução foram melhorados de forma significativa e nenhuma das vantagens foram comprometidas. Temos o melhor dos dois mundos aqui.
No que diz respeito à conversão de resolução, Titanfall 2 melhora dramaticamente na X. Os momentos exigentes a 864p/1080p identificados na X/PS4 Pro passaram agora para 1440p/1080p a favor da consola da Microsoft. O número de pixeis na campanha parece variar entre 1440p e 1800p, subindo apenas para 4K nativa ou superior quando não se passa muito no jogo (o tutorial é a melhor área para ver a super-sampling dinâmica).
A anti-aliasing super-sampling temporal é espantosa, limpa as arestas e permite um upscale final decente (ou até downscale). Jogamos o jogo durante o fim de semana num ecrã LG OLED e Titanfall 2 brilha - e o maior impacto da actualização é destacar mais detalhe no jogo. No entanto, lado a lado com a Pro, a melhoria é uma espécie de refinamento e não uma revolução super nítida sobre a consola da Sony. Já vimos resultados similares em outros jogos que usam super-sampling temporal - a tecnologia produz uma estética menos nítida para ajudar a encurtar a diferença entre resoluções e os aumentos no número de pixeis vistos no papel, não resultam em incríveis melhorias na qualidade de imagem.
A nova actualização melhora outras áreas. A performance está melhor, fica mais perto dos 60fps do que a versão Pro até. O primeiro tiroteio na campanha - onde a X podia descer abaixo da Pro na resolução e rácio de fotogramas - mostra uma grande melhoria, ambos os problemas foram resolvidos. Os rácios de fotogramas nas cutscenes estão agora fixos a 60fps, uma boa surpresa. No geral, a Respawn não estão muito preocupada em manter os 60fps nas cinemáticas, por isso existem quedas na Pro e existiam na X. A consola da Microsoft corre agora as cutscenes sem problemas.
O estúdio diz-nos que poderemos ter mais optimizações no futuro, mas a maioria do trabalho necessário para colocar o jogo no padrão desejado está feito, melhorias adicionais provavelmente serão mais pequenas. Apesar da actualização Xbox One X de Titanfall 2 não ser estrondosa como esperávamos após ouvir falar em 6k, o que tens é o um jogo soberbo que fica muito bem num ecrã 4K.
Para os puristas que querem a experiência de topo com cascatas de sombras e oclusão ambiental melhorada, o PC permanece como a referência, mas precisas de uma GTX 1080 Ti de 700€ para ter tudo em resoluções altas de forma consistente. Actualmente, a Pro e X mantêm o refrescamento e resposta super-rápida que caracteriza o jogo e converte-se de formas variáveis em termos de funcionalidades visuais e número de pixeis. Nenhuma é uma referência de vender consolas, mas ambas são melhorias sólidas e com bom aspecto de um dos melhores jogos de 2016.