Dark Souls 3 recebe actualização PS4 Pro muito básica
Os mesmos visuais com rácios de fotogramas superiores - mas sem 60fps fixos.
Quando surgiram os rumores da PlayStation 4 Neo, conhecida agora como PlayStation 4 Pro, Dark Souls 3 e Bloodborne foram dois dos nosso quatro melhores candidatos para melhorias na consola mais poderosa. Finalmente, a From Software actualizou o jogo com suporte para a Pro na actualização 1.11 onde promete "Rácio de fotogramas melhorado durante o gameplay", mas será que cumpre?
A From Software não menciona gameplay a 60fps - ou qualquer alvo para esta revisão Pro. Não revela outras melhorias, seja na resolução ou na qualidade de imagem. Olhando para a versão PC, as melhorias possíveis não são muitas - a PS4 ficava atrás na qualidade das sombras e motion blur mas actualmente, as versões PS4 Pro e PS4 base apresentam o blur da melhor qualidade que existe no PC. Melhorar as sombras um pouco nem parece valer o esforço.
O que temos é o que foi prometido. O rácio de fotogramas melhora sobre os 30fps para uma média algures entre os meios 40s. Em áreas fechadas ou ao olhar para o céu, poderás conseguir os 60fps (o jogo usa v-sync), mas a probabilidade do gameplay em si chegar aos 60fps é mínima. A From Software desligou o limitador do rácio de fotogramas e permite ao jogo subir até onde as limitações deixam.
Quando testámos a versão PC, conseguimos 60fps com uma GTX 970 e R9 390 quando acompanhadas por uma boa CPU, por isso acreditamos que a RX 470 e RX 480 (o mais perto que temos da GPU da PS4 Pro) também devem conseguir o mesmo nível de performance. No entanto, o rácio de fotogramas mínimo registado na nova consola foi 36fps - numa cena repleta de efeitos alpha. Também existem soluços ao entrar em novas áreas. Isto ocorro no jogo normal, mas o colapso mais rápido de um rácio de fotogramas superior é muito mais perceptível na Pro.
Parece que a From Software fez o mínimo na Pro, o que nos deixa a perguntar o quão melhor está sobre a PS4 base. Se o original não sofria com soluços perceptíveis devido à falta de um ritmo de fotogramas consistente, ficam algumas preocupações com esta melhoria Pro. Mesmo com o rácio de fotogramas variável, a v1.11 é uma melhoria na Pro - mas não é impressionante. A latência dos controlos implementada pelo bloqueio a 30fps é levantada - significando que os controlos têm melhor resposta. No entanto, a trepidação do movimento no ecrã permanece.
Dark Souls 3 está desenhado para correr a 30fps nas consolas e desbloquear o rácio de fotogramas não nos dá a experiência que desejamos. Corrigir o ritmo de fotogramas e aumentar a resolução seriam um melhor uso da PS4 Pro, onde uma opção de rácio de fotogramas 'livre' seria um belo bónus. Talvez seja algo que a From Software implemente no futuro, mas de momento, Dark Souls 2 Scholar of the First Sin a correr com o boost mode da PS4 Pro é o único jogo da série que de forma consistente entrega 1080p60. Se quiseres jogar a versão mais suave de Dark Souls 3, terás de jogar no PC.