Digital Foundry - Análise à actualização 4K de Destiny 2 na Xbox One X
Como se compara com a PS4 Pro e PC no máximo?
A actualização Xbox One X de Destiny 2 apresenta tudo o que esperarias de um estúdio talentoso a trabalhar num hardware muito poderoso, o que significa poucas surpresas. A aguardada actualização pega nas funcionalidades visuais das versões Xbox One e PlayStation 4 e eleva-as para bela 4K - nada mais, nada menos. Em termos de gameplay, o salto para 4K é feito sem compromissos na experiência, significando um jogo tão sólido quanto todas as outras versões.
Pelo outro lado, é isso que esperamos de uma máquina com estas especificações. Afinal de contas, conseguimos correr a versão PC com definições high ou superiores a 30fps fixos com um processador Pentium e uma GTX 970. No entanto, a Xbox One X ainda tem muito em comum com a sua equivalente PlayStation e fica a sensação que a Pro precisou de alguma persuasão para converter bem o jogo para um ecrã 4K, a Bungie optou por uma conversão dinâmica de resolução e checkerboard na Pro.
A Xbox One X entrega 4K nativa, apresentando um interessante ponto de comparação presente em apenas alguns jogos - resolução nativa vs checkerboard com uma apresentação idêntica no resto. A lição aqui é que a Pro cumpre, oferecendo uma clara vantagem sobre a versão 1080p do jogo nas consolas base. No entanto, pelo menos no caso de Destiny 2, existe uma clara queda na qualidade comparado com a resolução nativa, especialmente perceptível na vegetação e detalhe em alta frequência.
Essa 4K nativa parece estar fixa na X. A Xbox One base e a PlayStation 4 Pro usam um conversor dinâmico que muda a resolução horizontal para manter o rácio de fotogramas, algo que esperávamos ver na Xbox One X tendo em conta o salto na resolução. No entanto, baseado nos testes, não existe resolução dinâmica.
Isto significa coisas boas para a performance. Tal como todas as outras versões, a X corre tudo a 30fps quase perfeitos. A única sugestão de problemas para o sistema está num ocasional ritmo irregular dos fotogramas, mas é algo normal no jogo nas consolas. Já vimos vários títulos a bater a Pro em termos de resolução, mas ficar aquém no rácio de fotogramas - a nova versão X aguenta-se muito bem.
Mas podemos dizer que a melhorias feitas a Destiny 2 se resumem à resolução - se pensares que as definições de consola estão a par das versões base, isso poderá desiludir-te. As sombras têm a mesma resolução e as distâncias de visão ficam abaixo da versão PC. A anti-aliasing é a mesma - cumpre, mas adiciona um ligeiro blur comparado com o PC no seu melhor.
Destiny 2 nas consolas sempre conseguiu um bom equilíbrio nas suas definições gerais e não parece que se perca muito, mas existe uma excepção: o filtro de texturas não foi muito melhorado, o filtro de 8x e 16x do PC consegue mais detalhe. As melhores funcionalidades permanecem exclusivas do PC: apesar de não esperarmos ver 60fps devido aos incríveis requisitos CPU, é na mesma uma melhoria radical que muda completamente o jogo. A nova actualização implementa HDR nas consolas e isso é muito bem-vindo.
Vale a pena jogar Destiny 2 na Xbox One X. Tem uma apresentação excelente com um aspecto fenomenal, especialmente quando começa o espectáculo de pirotecnia. Dentro dos limites para as funcionalidades nas consolas, a Bungie converte muito bem o jogo para ecrãs 4K. A equipa consegue cumprir com a promessa da Microsoft para a consola - um aumento de 4x na resolução e com margem de manobra. No caso deste jogo, parece que esse extra foi usado para a consistência na resolução - 4K nativa sem compromissos, o que te dá a versão mais nítida de Destiny 2 numa consola.