Digital Foundry - Diablo 3: Xbox One X vs PS4 Pro num confronto de resoluções dinâmicas
Qual é a versão que fica mais perto de 4K?
Citado como um exemplo de videojogos a Ultra HD na lista de títulos Xbox One X Enhanced da Microsoft, Diablo 3 é uma evolução do bom trabalho da Blizzard na versão PlayStation 4 Pro do jogo. Temos os mesmos princípios: o alvo é 2160p nativa, mas usa um conversor dinâmico para se manter fixo nos 60 fotogramas por segundo, ajustando a resolução no momento de forma a assegurar uma performance consistente. Tal como na Pro, a Xbox One X beneficia com melhorias visuais. A questão é o quão aproximadas as duas versões estão e até que ponto as especificações superiores da Xbox One X se traduzem num bloqueio mais firme a 4K?
O que é óbvio é que se a versão Pro é uma boa melhoria, a Xbox One X é ainda melhor, ficando muito mais perto de 4K. Na Pro, apenas temos 3840x2160 nativa em áreas interiores, como pequenas masmorras ou o bar em New Tristram. A máquina da sony geralmente corre em números inferiores - na Xbox One X temos 4K quase perfeita.
Olhar para New Tristram após criar uma personagem dá-nos 3840x2160 na Xbox One X - 4K nativa - enquanto a PS4 Pro começa a 2880x1620. Em situações idênticas, existe um aumento de 77% na resolução a favor da consola da Microsoft, mesmo sem tocar num botão. As coisas mudam ao seguir para New Tristram, a resolução adapta-se nas duas.
Perante a primeira área mais exigente do jogo, repleta de inimigos, objectos e geometria, a Xbox One X desce para 3648x2052. É uma queda de 10% na nova consola, mas ainda assim superior à 2560x1440 na PS4 Pro. Na verdade, a diferença na resolução representa agora uma melhoria de 2x a favor da Xbox One X, uma medida estranha tendo em conta as especificações no poder do hardware - mas confirmada no gameplay. É especialmente interessante porque ambas as máquinas descem abaixo do alvo, que é 4K, o que sugere que ambas correm com as GPUs no máximo.
Penso que começas a entender o que queremos dizer - independente da imagem, o conversor dinâmico de resolução funciona a favor da nova consola, seja ao percorrer os cenários ou em cenas mais intensas. Mesmo num ecrã repleto de inimigos no modo cooperativo, a Xbox One X fica mais perto da 4K nativa. Ironicamente, somente aquela cena inicial nos portões de New Tristram - logo nos primeiros minutos do jogo - causou dificuldades ao hardware.
Claro que a intensidade dos efeitos sobe ainda mais nas missões Nephalem Rift com jogadores em níveis altos e poderá puxar ainda mais pela Xbox One X, aumentando as probabilidades da resolução descer abaixo de 4K nativa. Mas como demonstração de como se comparam as duas consolas, a máquina da Microsoft usa claramente a 3840x2160 como base. É o número mais consistente e tudo abaixo disso é uma excepção. Na Pro, raramente chega a esse número, sendo onde a diferença de poder entre as duas é mais evidente.
Mas há mais. Em termos de funcionalidades visuais, a Xbox One X tem melhorias sobre a Xbox One base e apresenta as mesmas funcionalidades que a versão PS4 Pro. A oclusão ambiental é a mesma e uma comparação entre a X e a Pro mostra os mesmos efeitos para criar sombras nos cantos da sala. No PC, é uma opção e não afecta radicalmente o aspecto do jogo nas masmorras escuras - apenas nas cenas exteriores mais iluminadas. É um belo toque e significa que com a excepção da resolução, as duas consolas 4K estão iguais.
Resolução no seu melhor e efeitos melhorados não significariam muito sem uma performance estável a 60fps, mas até agora Diablo 3 na X ainda não sofreu quedas significativas abaixo desse valor. Existem testes mais agressivos em missões mais avançadas, mas o panorama é muito bom até agora, uma linha 60fps sólida. A este respeito, o jogo corre muito como na Pro, mas talvez seja mais importante destacar o quão melhorou a performance para quem o jogou na Xbox One base e o quer revisitar.
Quando a Microsoft anunciou a Xbox One X como uma máquina para jogos a verdadeira 4K, aquela GPU de seis teraflops foi algo entusiasmante de ver. Um poder incrível nas consolas, dando aos jogadores de consola a melhor hipótese de chegar a 4K, mas ainda assim, será difícil ver isso acontecer em todos os jogos, mas Diablo 3 cumpre. Comparado com a 1620p ou 1728p na Pro, a Xbox One X consegue 4K com poucos compromissos. Sim, a resolução desce, mas preferimos isso a perder os 60fps super suaves.
Diablo 3 pode não adicionar o pacote de texturas de maior qualidade para fazer uso da VRAM extra ou algo do género, o jogo enquadra-se dentro dos trabalhos executados nas existentes versões de consola. Ainda assim, se procuras um exemplo de como aquele poder extra em relação à PS4 Pro se traduz numa melhor qualidade de imagem, o clássico da Blizzard cumpre.
Podem existir mais formas para Diablo 3 puxar pela consola - mas os nossos testes iniciais servem o seu propósito, destacam um aspecto da X que não foi possível cobrir com mais profundidade durante a análise: as comparações lado a lado entre as consolas Sony e Microsoft com o mesmo motor a correr as mesmas tarefas. Baseado nas contagens, temos um aumento de 55% na resolução, podendo chegar ao dobro - uma estatística que poderá levantar algumas sobrancelhas, algo que de certa forma recria os diferenciais vistos no período de lançamento da PS4/Xbox One. Desta vez, a vantagem está do outro lado e estamos ansiosos por testar mais jogos com resolução dinâmica.