Final Fantasy 15 na Xbox One X: melhor que na Pro mas ainda existem problemas
A melhor versão nas consolas - mas ainda precisa de polimento.
Final Fantasy 15 mudou muito desde o lançamento em 2016 e a Square Enix continuou a apoiar o jogo com actualizações e mudanças para melhorar a experiência do jogador - mas nem sempre correu pelo melhor. A PlayStation 4 Pro recebeu suporte no lançamento, mas a implementação sempre foi inconsistente. Algumas funcionalidades vieram e foram e nunca correu como esperado. Será que a Xbox One X entrega a experiência que desejamos?
Estávamos ansiosos por experimentar Final Fantasy 15 na Xbox One X porque apesar da menor nitidez na Xbox One base - tem uma grande vantagem sobre as consolas PlayStation: ritmo de fotogramas correcto, cada fotograma persiste durante 33ms, criando uma experiência consistente e suave. A experiência varia entre os diferentes modos na Pro, mas todos eles entregam fotogramas de forma inconsistente, o impacto é pior em modo high quality. Na verdade, o mau ritmo de fotogramas produz soluços no que é uma experiência fixa a 30fps.
Os resultados chegaram e as melhorias estão à altura do esperado, mas existem pequenos problemas que precisam ser corrigidos. Como esperado, a Xbox One X apresenta os mesmos 3 modos vistos na Pro. High preocupa-se em entregar os visuais da melhor qualidade a 30fps, enquanto steady baixa a resolução para 1080p e corre com o mesmo leque de funcionalidades da versão base. Por fim, temos lite que desbloqueia o rácio de fotogramas. Em termos de funcionalidades visuais, os modos steady e lite são praticamente iguais entre a Pro e a X - é o modo High, o mais importante, que as separa a valer.
Na Pro optamos pelo steady - forçou-nos a reduzir a qualidade visual, mas reduzia o mau ritmo de fotogramas. Na X, o modo high é o melhor. Antes desta actualização, Hajime Tabata, director do jogo, sugeriu que este modo poderia oferecer a mesma resolução vista na Pro, através de checkerboard. Tabata sugeriu 3072x1728, mas baseado nos nossos testes, não é esse o caso.
Baseado nas nossas contagem, Final Fantasy 15 não parece operar numa resolução estável - dependendo da cena, os resultados podem variar imenso. Numa imagem, a olhar para o céu, temos 3360x1890 - acima do que Tabata disse. Se baixarmos a câmara, desce para 3072x1728 - o que Tabata disse - mas no resto, podes obter 1584p, 1440p ou até 1360p. Corremos os mesmos testes na Pro e descobrimos algo similar. Existe conversão dinâmica de resolução, com números muito similares ao da X. Na verdade, ocasionalmente, a resolução até pode ser superior na Pro.
A principal diferença é que a consola da Sony usa checkerboard enquanto a Xbox One X entrega uma resolução nativa. A apresentação é muito, muito mais limpa do que na Pro e não existem indícios visíveis de checkerboard na apresentação, qualquer indício de menor nitidez deriva da anti-aliasing temporal.
Temos resoluções que são basicamente as mesmas, mas a Xbox One X é muito mais limpa. Isto aplica-se também ao filtro de texturas, que está ligeiramente superior na X, permitindo um detalhe mais nítido no mundo de jogo. A qualidade de sombras também foi melhorada e as sombras mais distantes exibem mais detalhe a uma maior distância na X. É uma melhor impressioante.
Assim que te começas a mover, a anti-aliasing temporal de menor qualidade e o motion blur colaboram para introduzir muita pixelização na imagem. No geral, da nossa perspectiva, a Xbox One X oferece a melhor experiência - o modo high não sofre com problemas no ritmo de fotogramas, todas as funcionalidades visuais foram melhoradas e não existem os vestígios da checkerboard. Uma área que não impressiona é a IU - 1080p é o seu padrão e converte-se muito mal no modo 4K.
Em termos de performance, Final Fantasy 15 em modo high na X começa com força. Após algumas horas, ficamos impressionados. A qualidade de imagem é excelente quando comparada com a da Pro, o rácio de fotogramas muito estável e sim, não existem problemas no ritmo dos fotogramas, provavelmente a maior melhoria de todas. No entanto, em cerca de 5 a 6 horas de jogo, começámos a encontrar dois tipos de problemas na performance que comprometem a experiência de formas diferentes.
O primeiro está relacionado com quedas na performance. A primeira grande cidade que visitas é um bom exemplo. É um cenário lindo e na Xbox One X, o rácio de fotogramas não se aguenta ao caminhar neste local - algo que na PS4 Pro é um problema menor. É um momento único, mas não é um verdadeiro problema.
No entanto, estas quedas podem surgir durante gameplay normal, em áreas com muitos cenários detalhados e muitos inimigos, que combinam para afundar o rácio de fotogramas - conseguir colocar FF15 a 20fps ou menos do que isso. Não está certo. Assim que terminas a batalha, tudo normaliza. Estas mesmas cenas correm sem problemas na Pro. Não é comum o suficiente para comprometer o jogo - na verdade, é muito raro tendo em conta o colossal tempo de jogo - mas não é o que esperas da Xbox One X. Parece que precisa de mais trabalho.
O segundo problema na performance surge ao jogar por muito tempo e pode estar relacionado com o modo de descanso da consola. Tivemos quedas para baixos 20s em cenas relativamente simples, sem nunca recuperar para 30fps. Foram severas o suficiente para nos fazer parar, gravar o jogo e reiniciar, o que resolveu o problema. Escusado dizer que é muito estranho e esperamos que seja corrigido - tornaria ainda mais polido este port soberbo.
Também temos de falar no modo lite, que desbloqueia o rácio de fotogramas e correr a 60fps no máximo. Corre de forma similar à da Pro, passando a maior parte do tempo a 30-40fps e a 1080p fixa. No entanto, devido à adicional trepidação causada pelos persistentes fotogramas inconsistentes, parece pior do que as opções 30fps. Mais, na Xbox One X, este modo introduz tearing, comprometendo a integridade da imagem. É bom ter a opção para os que gostarem dela e poderá ser útil num modo retro-compatibilidade numa futura Xbox, mas por enquanto, não o recomendamos.
Tendo em quanto o quão suave é o modo high na maioria do tempo, o modo steady a 1080p30 parece supérfluo. Sim, reduz as quedas na performance que podem acontecer em modo high, mas ainda assim, este modo pode sofrer ligeiras quedas no rácio de fotogramas, o que não parece certo. A Pro não tem problemas em situações similares, sugerindo que não é uma condicionante da CPU. Parece que a actualização X precisa de optimização.
O modo high na X é de longe a melhor forma de jogar FF15 nas consolas - tens uma versão mais refinada da versão Pro, sem os problemas no ritmo de fotogramas. No entanto, existe a sensação que a Square Enix podia fazer mais para o jogo ficar melhor na consola Xbox. A Square Enix poderia melhorar os controlos e até torná-los mais confortáveis.
Final Fantasy 15 tem a sua dose de inconsistências e frustrações em todas as plataformas, cada versão tem a sua quota parte de problemas que combinam para afectar a experiência. No entanto, a versão Xbox One X é a melhor foram de o jogar - apesar dos problemas na performance dos potencias bugs relacionados com o modo de descanso que são um aborrecimento, é na mesma a versão com melhor aspecto e a performance geral mais estável....desde que reinicies a consola quando acontecem. Está perto de uma experiência brilhante, apenas precisa de mais polimento para chegar lá.