Digital Foundry - Como é que Forza 7 na Xbox One X melhora sobre a Xbox One base?
A nova consola consegue igualar a experiência 4K60 do PC?
Construída para correr existentes motores a 4K nativa, a nossa primeira amostra do que a nova Xbox One X pode oferecer foi a demo de Forza, construída de acordo com as especificações da Xbox One base, mas a correr a 4K60fps - com poder de processamento de sobra. O que fez a Turn 10 com este poder extra e como se compara a Xbox One X com o PC e a Xbox One base? Com a chegada da demo de Forza 7, podemos finalmente descobrir.
Apesar dos nossos assets da Xbox One e PC originarem da demo desta semana, os nossos assets da X pertencem a uma versão de antevisão do jogo Forza que vimos na Microsoft há algumas semanas atrás e existem algumas diferenças - os circuitos que jogaste na demo constituem as primeiras três corridas do modo carreira no jogo final, nesta versão encontramos variações na iluminação.
Se isto se deve à iluminação dinâmica e sistema climatérico ou a uma peculiaridade da versão de antevisão ou definições no equipamento de captura que a Microsoft tinha no evento, ainda não sabemos, mas as diferenças entre as duas consolas - e o que têm em comum com o PC - são fascinantes. Lembrem-se que a Turn 10 teve acesso à Scorpio assim que ficaram disponíveis os protótipos, por isso podemos presumir que esta equipa conseguiu tirar o melhor que a consola nova tem para dar.
A versão Xbox One X corre a nativa 4K e a sólidos 60fps. O gameplay tem boa resposta e sensação, com uma sensação real de polimento que poucos jogos multi-plataforma de corridas conseguem igualar, sem soluços ou distracções visuais indesejadas. A performance é incrivelmente consistente nas duas consolas - quem jogou um produto Xbox One da Turn 10 sabe o que esperar. A qualidade gráfica também fica bem ao lado da versão PC maximizada, com a optimização dinâmica desactivada, assegurando que temos uma verdadeira experiência PC no máximo.
O delicado detalhe das texturas destaca-se a 4K, o detalhe de alta frequência está presente no cenário distante, sem sinais de transições de nível de detalhe. Assets de alta qualidade são empregues nesta cena e isto significa uma camada extra de refinamento na apresentação sobre a Xbox One base. A qualidade das sombras, pós-processamento e filtro de texturas parecem idêntica entre a X e o PC.
Fora a diferença na cor (sem esquecer um problema na captura nesse dia), a única diferença entre as versões X e PC está na anti-aliasing. No PC, a multi-sampling está a 8x, fornecendo uma apresentação nítida com belos detalhes sub-pixel. EQAA é usada na Xbox One - uma implementação de AA específica da AMD com muito em comum com a MSAA. A reprodução sub-pixel não é tão boa na Xbox One X, mas apenas os cabos de energia não parecem tão nítidos e não é algo que repares ao jogar num ecrã 4K numa sala de estar. A densidade dos pixeis assegura que tem um aspecto limpo e nítido.
Basicamente, a Xbox One X parece entregar a experiência ultra HD de topo sem comprometer a performance, o jogo tem um aspecto e sensação fabulosos. Parece ser o que foi prometido - jogo de corridas a nativa 4K60 com visuais de um PC de topo numa consola.
Mas e a Xbox One base? Bem, a boa notícia é que apesar das reduções gráficas, o jogo tem na mesma bom aspecto, uma qualidade de imagem nítida e performance sólida. A resolução é 1080p nativa, enquanto a performance está fixa nos desejados 60fps. Seja na grelha cheia de carros ou a conduzir debaixo de intensa chuva, o jogo nunca perde o seu suave refrescamento. A experiência é consistentemente fluída e com boa resposta, impressionante tendo em conta que os visuais, em várias áreas, se comparam de forma razoável com a Xbox One X e PC.
Claro que os efeitos e assets são de qualidade inferior, mas é menos aparente do que esperas quando estás focado na corrida. Por exemplo, os elementos tais como sombras de maior resolução, maior precisão ao renderizar o campo de profundidade e ligeiros ajustes na densidade da folhagem ou iluminação na Xbox One são muito subtis. Estas áreas têm na mesma um aspecto polido na Xbox base, o aumento de qualidade na X e PC conseguem um aspecto mais refinado. É algo que será mais perceptível num ecrã 4K em que a nitidez extra e precisão de pixeis se tornam num factor.
Dito isto, algumas áreas mostram melhorias dramáticas nos sistemas mais poderosos. Assets 4K de resolução superior adicionam mais detalhe de alta frequência, enquanto o streaming de níveis de detalhe é menos agressivo. Na Xbox One base, assets de menor qualidade são empregues no cenário distante, as texturas e geometria de menor complexidade reduzem a nitidez nestas áreas. Mas na Xbox One X e PC, estes elementos têm mais detalhe e oferecem maior nitidez às belas pistas de Forza 7.
Vale a pena dizer que apesar da Xbox One X e PC oferecem uma clara melhoria visual em várias áreas, o jogo está na mesma bom na Xbox One base - terás uma experiência sólida que funciona bem num ecrã 1080p e se sente optimizada para essa consola. Ao passar para a Xbox One X, terás uma bela melhoria que não só entrega maior nitidez devido à passagem para 4K, como também melhora a qualidade dos efeitos visuais para tirar o máximo partido do aumento no número de pixeis. É muito impressionante e mostra o que é possível fazer com a Xbox One X em mãos capazes.
Baseado no que vimos, a perspectiva é positiva para Forza 7 e é óbvio que a Turn 10 assegurou tudo de forma firma em todas as plataformas. A Xbox One X parece pronta para entregar uma experiência de tipo, geralmente limitada a PCs de topo, enquanto a Xbox One base entrega resultados excelentes a 1080p nativa e 60fps sólidos, com uma qualidade visual boa. No geral, Forza 7 prepara-se para se tornar num bom lançamento em todos os formatos e estamos interessados em passar mais tempo com o jogo quando ele chegar. Por enquanto, tudo sugere que todas as plataformas terão uma experiência fantástica.