Horizon é uma grande obra tecnológica na PS4 e Pro
Actualização: Como está o novo modo de desempenho?
Actualização (27/02/2017): A actualização 1.02 já está disponível para Horizon Zero Dawn, entregando algumas pequenas melhorias e mudanças. Contudo, para os utilizadores da PS4 Pro, é possível escolher entre dois modos de renderização, nomeadamente um que favorece o desempenho e outro a resolução. As implementações anteriores de modos de desempenho em jogos como Knack, Rise of the Tomb Raider e inFamous vieram como um rácio de fotogramas desbloqueado, conduzindo a uma experiência mais rápida mas inconsistente. Tal não acontece em Horizon Zero Dawm, que opta por um desempenho mais suave.
A resolução está bloqueada a 1080p quando optas pelo modo de desempenho, mas em vez de deixar que o rácio de fotogramas aumente, Horizon opta por usar o poder da GPU para chegar mais perto do alvo de 30fps. É uma ideia interessante, mas fundamentalmente não é uma mudança drástica - simplesmente porque o desempenho da Guerrilla a 4K já é tão bom, com apenas pequenas quedas (se existirem) na maioria das áreas.
Para os utilizadores dos 1080p, efectivamente recebem um pequeno aumento no desempenho a custo, apenas muito raramente, de perderem a excelente cobertura SSAA. Entretanto, para os utilizadores 4K, estarás a trocar uma das melhores apresentações Ultra HD da PS4 Pro pelo mesmo pequeno aumento na fluidez. É uma opção interessante, mas ainda vamos optar pela definição padrão que favorece a resolução 4K.
Original
Quando surgiram as informações sobre a PlayStation 4 Pro, muitos ficaram preocupados com o que a chegada da nova consola significaria para toda a plataforma. Será que a consola mais velha ficaria para trás? Horizon Zero Dawn é um jogo muito importante - a Guerrilla Games é conhecida pela sua espantosa inovação e feitos técnicos. Era esperado que a equipa entregasse um jogo que destaca o poder da Pro mas capaz de demonstrar que existe muita vida na consola normal. Baseado numa semana com o jogo, a Guerrila conseguiu. Horizon Zero Dawn é uma demonstração técnica espantosa, em qualquer uma das consolas.
Se olharmos para a revelação da Pro em Setembro, foi prometido um sistema que entrega melhores gráficos, melhor performance e 4K. Na altura, a demo que vimos cumpra com a última parte. A implementação de 4K checkerboard era espantosa - ligeiramente mais suave que 4K nativa mas linda na mesma. Juntamente com Days Gone da Sony Bend, era a grande amostra das capacidades da Pro. No entanto, a demo ainda era de uma fase inicial e demonstrava quedas no rácio de fotogramas abaixo dos 30fps.
O jogo final mostra que os problemas foram resolvidos na sua maioria, o gameplay opera a firmes 30fps. A capacidade de adaptação do motor Decima entre a PS4 e a PS4 Pro é fascinante - ambas exibem pequenos momentos com fotogramas perdidos (quase imperceptíveis na maior parte e disfarçados com motion blur quando acontecem) e estas pequenas quedas são essencialmente iguais nas duas, com pequenas melhorias na Pro. Parecem ser os efeitos alpha e partículas que causam as quedas.
A consistência da performance ao percorrer o mundo aberto é importante. Produzir um jogo em mundo aberto com esta escala é uma tarefa incrível e muitos títulos sofrem para manter a performance pois a CPU precisa descomprimir dados do mundo na hora e processar na mesma a lógica do jogo e preparar instruções para a GPU. É por isso que jogos como Fallout 4 e Just Cause 3 sofrem com soluços quando o jogador apenas percorre os ambientes. Horizon Zero Dawn está imune a este problema, tornando as caminhadas super suaves em qualquer consola.
A excelente performance a 4K checkerboard vs 1080p nativa da PS4 base é um feito incrível. A Pro tem 2.3x mais poder GPU, a largura de banda da memória não cresceu de acordo com isso - e é raro vermos um motor PS4 adaptar-se tão graciosamente entre 1080p na PS4 base e 4K na Pro (checkerboard ou não). A Guerrilla fez algo impressionante, mas foram mais longe ao entregar melhorias visuais sobre a versão normal.
Horizon Zero Dawn merece elogios só pela resolução, mas o número de pixeis não chega. É preciso mais para entregar uma boa apresentação 4K. Ficamos contentes por ver melhorias na resolução de algumas texturas e um aumento na qualidade do filtro de texturas. Níveis menores de filtro anisotrópico na consola normal podem destacar-se a 1080p - mas o efeito é mais pronunciado a 4K. Felizmente, isto não acontece em Horizon Zero Dawn.
Em breve teremos mais sobre a performance de Horizon Zero Dawn, a Sony anunciou que será lançada uma actualização de lançamento, permitindo escolher entre 4K checkerboard e um novo modo focado na performance. Não existem promessas de 60fps - apenas de rácios de fotogramas mais suaves - por isso esperem por mais informações quando estiver disponível.
A capacidade de escolher entre performance e resolução é a cereja no topo do bolo num jogo já de si tecnologicamente espantoso. Mas mesmo sem este modo, a combinação de um brilhante design de arte, boa performance e sublime apresentação 4K fazem deste o jogo PS4 Pro mais impressionante até à data. Ao mesmo tempo, facilmente vemos que a PS4 normal não ficou para trás - Horizon Zero Dawn é um feito igualmente impressionante na PS4 normal.