Digital Foundry - Resident Evil Revelations na Switch fica melhor no modo portátil
Na dock deixa a desejar.
A Capcom lançou a Resident Evil Revelations Collection na Nintendo Switch, uma interessante escolha para uma conversão onde encontras uma versão melhorada de Revelations 1 - que estreou na 3DS - e a sequela, desenhada com as novas consolas em mente. A questão é se temos uma versão definitiva do original e como se compara a sequela com as versões existentes?
Na Europa, ambos os jogos estão apenas disponíveis em formato digital, mas nos Estados Unidos da América e Japão é possível obter o primeiro em formato físico. A sequela está apenas disponível em formato digital e exige 23GB de espaço. Para quem comprar ambos em formato digital, o primeiro ocupa 13GB.
Começando com o original, esta versão HD partilha muito em comum com o original, mas aumenta a resolução e a qualidade de alguns assets. Infelizmente, ainda se nota a sua natureza portátil e é o jogo menos impressionante. Tens 1080p nativa na dock, que desce para 720p em modo mobile, fornecendo uma apresentação nítida e bem-vinda.
Ainda apresenta muitos dos pontos negativos do original. As cutscenes são vídeos pré-renderizados em baixa resolução que têm pior aspecto do que os gráficos em tempo real e a persistência do HUD em 720p na dock é algo estranho. A animação e aspecto do jogo também estão datados. A animação é simples, o campo de visão pequeno, os ambientes parecem caixas e as texturas em baixa resolução. Mesmo assim, o rácio de fotogramas pode descer para meios 30s quando esperávamos 60fps fixos. A performance parece mais suave em modo mobile - onde a conversão mais impressiona.
Revelations 2 é um jogo mais interessante em termos tecnológicos e tendo em conta as exigências tecnológicas superiores impostas pela Xbox One e PS4, as plataformas alvo, a versão Switch compara-se surpreendentemente bem. Temos as mesmas resoluções 1080p/720p e comparado com as outras versões, os cortes são evidentes, mas bem avaliados.
A anti-aliasing é o corte que mais desilude - foi completamente removida, certas texturas têm uma resolução inferior e a Capcom adicionou um filtro de nitidez. Cria texturas mais nítidas com mais ruído e brilho. Os realces especulares têm muito mais ruído do que na PS4. É uma questão de escolha pessoal sobre quem tem melhor aspecto, mas Revelations 2 tem na mesma um bom aspecto na Switch, fornecendo uma qualidade visual a par das outras versões.
As áreas que foram inferiorizadas variam em termos de impacto na apresentação. As sombras não são criadas pela lanterna ao apontar para certas partes do cenário e personagens. Na Switch, esta funcionalidade foi eliminada de forma a obter melhor performance. Para um jogo de terror, é uma grande perda e redez a atmosfera nestas cenas.
A distância de visão ou vegetação foram altamente reduzidas, a relva surge à vista ao correr pelo cenário. Ao começar o segundo capítulo, a relva está ausente na Switch e não surge até estares mesmo perto dela. Também reparamos em estranhos problemas de carregamento, os cenários não surgiam ao corrermos pelos níveis. Isto com o jogo instalado num cartão SD rápido. Infelizmente, devido ao tamanho do jogo, não foi possível testar na memória interna sem apagar praticamente tudo - algo que deves ter em conta antes de o comprar. Apesar de certos elementos sofrerem, a apresentação geral fica perto da da PS4 e Xbox One. Não é perfeito, mas fica perto.
Apesar dos compromissos gráficos terem sido bem pensados, Revelations 2 mantém a mesma performance inconsistente. Tenta chegar a 60fps, mas fica abaixo disso. Também sentimos problemas no rácio de fotogramas na PS4 no lançamento, mas depois de várias actualizações, corre a 60fps sólidos. Revelations 2 na Switch volta a entrega uma experiência que salta entre 30fps e 60fps - não é agradável e preferíamos uma opção fixa a 30fps.
Actualmente, a inconsistência adicional deixa-o pior que as existentes versões. A 30fps terias uma performance muito estável - apesar de notarmos que a secção na floresta pode descer abaixo disso.
Tendo em conta a margem da manobra reduzida fornecida pelo equipamento Tegra, a versão Switch é decente. Perde fidelidade visual e performance, mas fica perto das versões existentes. Foi divertido jogar estes jogos e se os queres jogar na TV, tens melhores versões. É simplesmente melhor na PS4, Xbox One e PC.
No entanto, se o queres jogar em modo mobile, é um pacote aceitável. Revelations 2 é sólido e tem bom aspecto em modo mobile. Tendo em conta que a única alternativa portátil é a versão da PS Vita, uma grande desilusão, esta versão oferecer uma incrível melhoria. Revelations 1 é meramente competente e não tem competição no segmento mobile - a versão 3DS nem sequer consegue competir - na Switch é uma melhor proposta.