Digital Foundry - 4K nativa não é a melhor forma de jogar Rise of the Tomb Raider na Xbox One X
Um olhar sobre a demo.
Já falámos diversas vezes de Rise of the Tomb Raider, mas com a chegada da actualização para a Xbox One X, que promete tornar-se na melhor versão do jogo para as consolas, voltamos a colocar os olhos na Nixxes.
Antes de falarmos do jogo, surgiu uma curiosa anomalia nas nossas capturas mais recentes de Rise of the Tomb Raider e Forza 7 - uma mudança na cor que parece minimizar ligeiramente a cor na captura. Outros jogos que gravámos no evento da Microsoft sem suporte para HDR (Killer Instinct, Quantum Break) não exibem o problema, sugerindo que poderá ser um erro no mapeamento de cor do firmware nas unidades Xbox One X de antevisão. Alertámos a Microsoft, mas lembrem-se que tudo o que foi testado aqui é software de pré-produção em hardware de produção com um sistema operativo que não é final.
Esta é a demo da Gamescom, onde jogámos dez minutos na Síria. Jogámos a demo 4x - em 4K, 4K HDR e com os modos alternativos: 4K Enriquecida e Rácio de Fotogramas Superior. O modo 4K nativa é mesmo impressionante, pois Rise of the Tomb Raider ainda é um jogo altamente exigente para PC. O nível de detalhe está inferior ao da versão PC, mas está melhor do que pensas.
Infelizmente, o nível Prophet's Tomb é o pior para tirar conclusões sobre definições de detalhe, mas temos o equivalente ao modo 4K checkerboard da PS4 Pro, que é inferior ao PC maximizado. No entanto, podemos esclarecer um elemento que gerou confusão na última análise. A Xbox One X tem texturas de qualidade superior ou não? Surgiu muita confusão em relação a isto devido ao sistema de sujidade, mas após mais tempo de jogo e mais comparações entre a versão PC em várias configurações, pudemos tirar conclusões firmes.
Em primeiro lugar, a memória extra na Xbox One X significa que as texturas estão quase iguais às do PC na definição superior. O melhor de tudo é que estão presentes em todos os modos na X. Terás assets de qualidade superior em qualquer opção. Sim, até mesmo no modo de rácio de fotogramas superior, a 1080p.
Mais ainda, a versão Gamescom na Xbox One X não apresentava campo de profundidade, dando a ilusão de maior detalhe na cena, mesmo sendo um efeito importante na cadência pós-processamento que foi removido (pelo menos por enquanto). Ao compararmos os resultados da X com o PC sem o efeito, temos uma grande proximidade em detalhe, confirmando os assets de maior qualidade na nova consola. É estranho não ver o efeito, pois está presente na Xbox One original. Será interessante ver se regressa na versão final ou se a Nixxes usará o campo de profundidade de qualidade superior disponível no PC.
O mais importante para nós é o desempenho. A Nixxes demonstra ambição com o modo 4K nativa, mas a versão Gamescom ainda estava instável. A versão PS4 usa triple-buffering numa experiência sem rasgos de ecrã, enquanto a Xbox One - e a X - usam uma tecnologia adaptável de sincronização, permitindo que os fotogramas que ultrapassem o orçamento tenham uma margem de manobra, manifestando-se como rasgos visíveis no topo do ecrã. A maioria da demo corre a 30fps, mas pode baixar em cenas intensas - um pouco preocupante tendo em conta que este nível é um dos mais tranquilos do jogo.
A Nixxes sabe o que faz, e por isso, esperamos melhorias na versão final, contudo, mas já existe uma solução melhor. O modo Enriquecido a 1080p na PS4 Pro - recebe uma melhoria 4K, mantendo o que parece ser o mesmo esquema visual (melhor distância de visão, tecelagem, etc.) mas com uma técnica de reconstrução similar à checkerboard, para reproduzir 2160p tal como na Pro. Este modo tem bom aspecto na Xbox One X e oferece uma melhor desempenho. As áreas com problemas para manter 30fps a 4K nativa correm sem soluços. Perdes alguma fidelidade ao usar esta renderização, mas fica lindo num ecrã 4K e o desempenho fica melhor bem como os gráficos. De momento, é para nós a melhor forma de o jogar.
Depois temos o modo de rácio de fotogramas superior, que está impressionante. Oferece uma imagem 1080p, tal como na PS4 Pro, mas com suporte para texturas de resolução superior. Também usa um conversor quando corre num ecrã 4K - significando uma imagem mais nítidas mas também mais pixelizada. Este é um modo com um rácio de fotogramas superior, mas sem prometer 60fps fixos. A demo fica perto disso. Apesar da queda na resolução ser perceptível, a melhoria na fluidez e resposta do comando é agradável. Fica fantástico.
Infelizmente, não é fixo. Na última secção da demo tens uma ligeira descida e rasgos. As quedas são mínimas e esta área é uma das mais exigentes do jogo. Se temos uma pequena queda aqui, áreas exigentes como o Vale Geotérmico também mostrarão dificuldades para chegar aos 60fps. O que podemos confirmar por agora é que os testes confirmam que a Xbox One X corre o mesmo conteúdo com uma velocidade superior à da PS4 Pro. Isto deverá acontecer no resto do jogo.
Esta demo é o nosso primeiro encontro com esta versão. As impressões são positivas - as melhorias em relação à PS4 Pro são evidentes e isto coloca a Xbox One X no topo. No entanto, ainda temos que descobrir o que se passa com as funcionalidades ausentes e na performance instável a 4K nativa. A ausência do campo de profundidade é estranha, mas as quedas no rácio de fotogramas a 4K nativa são uma preocupação maior, tendo em conta que esta é uma área pouco complexa. Se temos estes problemas neste nível, poderá ser pior mais adiante - mas esta é uma demo antiga e a Nixxes já é conhecida por melhorar o seu trabalho. Mesmo que os problemas persistam, tens o modo 4K Enriquecida.
Já foram confirmados 130 jogos com melhorias na Xbox One X, será um final de ano intenso. Jogos como Doom, The Witcher 3, Titanfall 2 e Forza Horizon 3 são demonstrações de tecnologia com o potencial para espantarem num ecrã 4K. Mas com o seu suporte para rácios de fotogramas superiores, melhor resolução ou efeitos melhorados, Rise of the Tomb Raider tornou-se em mais do que um jogo, tornou-se num teste tecnológico para as actuais consolas. Estamos ansiosos pela versão final.