Digital Foundry - Shadow Warrior 2 está aceitável nas consolas mas faltam-lhe funcionalidades importantes
Foi-se o gameplay a 60fps, não existe suporte para a PS4 Pro e temos inferiorizações inacreditáveis.
Lançado em 2016, Shadow Warrior 2 para PC ainda é um dos jogos de acção na primeira pessoa com melhor aspecto. Com os seus lindos visuais HDR e performance super rápida, Shadow Warrior 2 representa o melhor do PC. Agora, podes jogá-lo nas consolas mas a questão - será que deves?
Estávamos ansiosos por este jogo, especialmente porque a Flying Wild Hog did esteve muito bem nas conversões do primeiro para as consolas, em 2014. Tinha os seus problemas, como screen-tearing durante combates intensos, mas conseguia visuais com a qualidade do PC e 60fps razoavelmente estáveis. Esperávamos que a sequela estivesse melhor, mas 3 anos depois, Shadow Warrior 2 parece um retrocesso.
É na mesma um jogo bonito, talvez um dos shooters com melhor aspecto no mercado, mas tem vários problemas que o impedem de alcançar todo o seu potencial. A perda mais óbvia comparado com o primeiro é o rácio de fotogramas. Com visuais tão sumptuosos, não é surpreendente que gameplay a 60fps esteja fora do baralho mas após resultados tão impressionantes em jogos como Doom ou Battlefield 1, esperávamos que fosse possível - especialmente porque durante a Gamescom 2015 o estúdio expressou o desejo de chegar aos 60fps nas consolas.
Na realidade, a versão final de Shadow Warrior 2 nas consolas corre a 30fps. Apesar disto desapontar tendo em conta o quão bom está no PC a 60fps, a implementação 30fps é competente. Praticamente não existem quedas no rácio de fotogramas na PS4 e Xbox One (onde existe um pequeno tearing), enquanto o ritmo de fotogramas é sólido. Combinado com o excelente motion blur, o jogo é suave mas tendo em conta a grande velocidade da acção, está abaixo do rapidíssimo jogo PC. Só pela performance, se o PC for opção, é a versão que recomendamos.
Existem outras omissões nas consolas que são confusas. Shadow Warrior 2 foi um dos primeiros jogos PC a oferecer suporte para HDR. É lindo - uma das melhores implementações em 2016. Parecia um dado adquirido nas consolas mas está ausente. Tendo em conta que todas as consolas excepto a Xbox One original suportam HDR, é uma desilusão.
Depois temos o suporte PS4 Pro - ou melhor, a ausência dele. Tens a mesma experiência na PS4 Pro que tens na PS4 base. Com a PS4 Pro no mercado há seis meses, parece ridículo que jogos de alto perfil como este e Prey da Bethesda cheguem sem quaisquer funcionalidades para a Pro.
Outros problemas não são tão fundamentais para a experiências, mas sente-se brusco nas arestas considerando as proezas técnicas do estúdio no passado. A disparidade na qualidade das texturas é um exemplo.
Não esperávamos que todas as texturas da melhor qualidade do PC chegassem às consolas mas a qualidade das texturas varia imenso. Numa área podes encontrar texturas altamente detalhadas no chão, tijolos lindos com mapa de oclusão em paralaxe. Depois dás meia volta e tens texturas de baixa qualidade no chão que ficam mesmo mal - algo que não acontece no PC.
Não quer dizer que as texturas sejam más no geral mas a combinação estranha entre diferentes qualidades surpreende. Também reparamos num problema com a oclusão ambiental nas consolas - é tão espessa que muitas vezes parece que existe uma nuvem negra em volta das tuas mãos. É uma escolha estranha.
A Flying Wild Hog demonstrou no passado que o seu domínio sobre a tecnologia PC e de consolas é impressionante, e recomendamos verificar o vídeo nesta página para ver o quão perto está o aspecto geral do jogo do original PC. Luxuosas áreas florestais ricas com folhagem e grande detalhe, enquanto cidades banhadas pela chuva estão repletas de reflexos screen-space e vibrantes luzes néon. O trabalho de animação no geral é excelente os modelos das armas fantásticos. O subtil blur aplicado à aresta da arma é sempre um belo toque. Existem poucas dúvidas que Shadow Warrior 2 está acima do primeiro jogo em termos visuais.
Pode não igualar bem a versão PC vista ao perto mas a sensação geral é que está perto o suficiente durante gameplay. Os sacrifícios feitos aos visuais, excepto a qualidade das texturas e oclusão ambiental, são relativamente mínimos. Em termos da resolução, é a habitual diferença 1080p/900p entre a PS4 e a Xbox One - as mesmas resoluções usadas no primeiro. Também é bom ver que o filtro anisotrópico é usado de forma razoável nas duas máquinas.
Outra funcionalidade positiva que merece menção é o menu de opções. O jogo anterior foi um dos primeiros jogos a oferecer ajuste total para o campo de visão e Shadow Warrior 2 repete a façanha. Além disso, podes escolher entre efeitos gráficos como aberração cromática e motion blur - aspectos da cadência de renderização que alguns jogadores preferem desactivar. São fantásticas opções numa consola, muito boas de ter.
No final, a qualidade desta conversão depende das tuas expectativas - e do teu hardware. Se jogas numa Xbox One ou PS4 normal num ecrã 1080p, a principal queixa é o rácio de fotogramas, que pelo menos é consistente. As texturas de baixa resolução e problemas na oclusão ambiental são visíveis mas não estragam a experiência.
No entanto, se tens um ecrã 4K com HDR ou uma PS4 Pro, Shadow Warrior 2 é uma oportunidade perdida. Depois da versão PC com HDR, resolução e rácio de fotogramas superiores, parece um grande retrocesso. Vindo de um estúdio conhecido pela sua proeza técnica, é surpreendente ver que estas funcionalidades estão ausentes.
O poder adicional da PS4 Pro poderia ter sido empregue para restaurar os 60fps, mas a completa falta de suporte é surpreendente. Nada disto significa que Shadow Warrior 2 não é um bom jogo, apenas terás uma experiência muito melhor no PC - que por enquanto, permanece a melhor forma de o jogar.