Asphalt 9 Legends é um dos jogos mobile mais bonitos que já vimos
Qualidade de consola num telemóvel?
Asphalt 9 Legends é um jogo espantoso, apresentando corridas arcada com qualidade de consola em formato mobile, usando várias técnicas de renderização presentes nos mais avançados motores da actualidade. É gratuito e experimenta. Nós fizemos isso e ficamos mesmo impressionados com a sua qualidade. Ansiosos por saber mais sobre este jogo mobile avançado, falamos com a Gameloft e surgiu uma história interessante.
Olhando para trás, houve uma altura em que a tecnologia gráfica mobile revelava incríveis saltos na performance, John Carmack revelou o seu entusiasmo pela tecnologia gráfica mobile e escreveu jogos iOS, a Epic lançou Infinity Blade e até a DICE converteu o motor Frostbite para mobile. Chegar e ultrapassar a qualidade da Xbox 360 parecia garantido, mas depois chegou um momento onde quebrar as barreiras da tecnologia mobile deixou de ser prioridade e o foco tornou-se abranger a maioria dos dispositivos com títulos mais simples. Entretanto, a falta de inovação nas APIs mobile e opressivas sobrecargas do SO travou os esforços.
Asphalt 9 apresenta uma performance fluída, visuais lindos e funcionalidades visuais que rivalizam as de um jogo moderno de consola. Recorre a muitos efeitos pós-processamento, incluindo um motion blur muito impressionante. As pistas prolongam-se à distância com pop-in mínimo e a iluminação e a forma como interage com os materiais é do melhor que há no mobile. Os carros são ricos em detalhe, alguns modelos apresentam mais de 90,000 polígonos. É compatível com HDR, apresenta partículas de alta performance, e efeitos pós-processamento adicionais como raios solares, reflexos screen-space e tonalidade de cor.
O Jet Engine da Gameloft Barcelona é usado aqui, o foco para Asphalt 9 é equilibrar todas estas funcionalidades de topo com as limitações do equipamento mobile e conseguir uma performance suave - algo que foi um problema no anterior jogo, mesmo no mais poderoso equipamento mobile. Comparado com Asphalt 8, este novo jogo é uma grande melhoria.
Segundo a Gameloft, duas das principais preocupações ao desenhar um jogo mobile de alta performance foram o custo de pixel e o número de draw calls. Estas GPUs mobile conseguem renderizar muita geometria, mas quando aumentas a complexidade dos shaders e introduzes efeitos pós-processamento mais avançados, como motion blur por pixel, podes encontrar problemas na performance e limitações térmicas. Isto pode drenar rapidamente a bateria, importante nos jogos mobile, ou permitir que a temperatura aqueça ao ponto de baixar as velocidades dos relógios.
Isto também ajuda a explicar a importância dos bloqueios nos rácios de fotogramas. Num iPhone X, Asphalt 9 pode chegar facilmente ao 60fps, mas isso drena imensa bateria e pode aquecer o dispositivo. Ao contrário de um jogo de consola, não podes drenar toda a bateria - é uma questão de gestão. Queres a melhor performance possível, mas sem puxar demasiado pelo equipamento. Além disso, ao criar muitos dos efeitos especiais bonitos, deves ter em conta dispositivos mais antigos - se fosse exclusivo para iPhones mais poderosos seria possível usar shaders computacionais mais avançados, mas é importante manter um número razoável de percursos de renderização para alcançar a maior audiência possível.
Jogamos em todos os formatos, usando um iPhone X, Samsung Galaxy S9+ e um PC Windows (sim, existe uma versão PC, convertida por um estúdio externo). A API Metal 2 da Apple é a pré-definição para iOS, rápida e eficiente, permitindo reduzir o número de draw calls e baixar as temperaturas. Open GL ES 3.0 é a API para Android e comparar as duas versões nos seus dispositivos mais poderosos revela que o iPhone X tem a vantagem - rácios de fotogramas superiores e menos problemas no ritmo de fotogramas.
A Gameloft tira partido da realidade das plataformas iOS relativa fixas ao bloquear as definições por dispositivo, enquanto em Android tens três opções: padrão, performance e alta qualidade. Esta última aumenta a resolução enquanto em performance tens uma menor resolução e menos efeitos. Jogar em padrão num S9+ representa uma igualdade visual com a melhor versão iOS - mas com pior performance. Pensado para PCs de baixa gama, a versão PC aguenta-se bem e apresenta suporte para adaptar a resolução, ecrã panorâmico e 60fps, permitindo ver o jogo sem quaisquer restrições.
Jogar com um comando revela que Asphalt 9 se aguentaria bem numa consola. A condução é arcada e divertida - especialmente com um comando - existem muitos conteúdos sem ser preciso gastar dinheiro. As micro-transacções são o meu maior problema com qualquer jogo mobile, incluindo Asphalt 9, mas é algo que abrange a realidade mobile. Uma versão Switch paga e completa? Seria muito bom.
Asphalt 9 é um dos primeiros jogos mobile em muito tempo a chamar a minha atenção. Oferece uma qualidade visual que não esperas numa plataforma mobile e é divertido. É bom ver o que se passa no mobile de vez em quando: ficamos impressionados com Fortnite no início do ano e ficamos ainda mais impressionados com o que a Gameloft fez aqui. Asphalt 9 é um jogo lindo e apesar das micro-transacções serem frustrantes, a natureza free-to-play significa que o podes experimentar de borla. Ficarás surpreso se o fizeres.