Digital Foundry - Assassin's Creed Rogue Remastered: nova vida num jogo que passou despercebido
Testado em todas as versões.
Uma espécie de sucessor ao brilhante Assassin's Creed Black Flag, Rogue passou despercebido em 2014. Num difícil período de transição entre gerações, Rogue foi desenhado para a Xbox 360 e PS3, mas o foco foi para Assassin's Creed Unity - a estreia da série na Xbox One e PlayStation 4, tecnologicamente ambicioso, mas com várias falhas. Rogue não merecia o seu estatuto de série B - era um bom jogo com muitos destaques visuais e recebe uma segunda oportunidade com este remaster.
A questão é simples: até que ponto foi mesmo remasterizado? A Ubisoft fala em gráficos melhorados com renderização de ambientes melhorada, sombras de resolução melhorada, multidões mais densas e outras. Após o jogar na PS4, Xbox One, PS4 Pro e Xbox One X, é verdade que existe mais do que um simples aumento na resolução. Rogue tem fortes ligações a Black Flag, um título cross-gen que recebeu melhorias na PS4 e Xbox One - todas elas presentes neste novo remaster.
No entanto, a Ubisoft parece ter puxado mais por esse motor. A PS4 e a Xbox One correm o jogo a 1080p, Black Flag corria a 900p na consola da Microsoft. Apenas a qualidade da anti-aliasing distingue as duas versões, a imagem está ligeiramente pior na Xbox One, apesar da resolução ser a mesma. Isto também se aplica às duas versões mais poderosas: a Xbox One X e a PS4 Pro conseguem 4K nativa - um aumento de 4x na resolução, mas a X produz arestas ligeiramente mais recortadas. É uma grande melhoria na qualidade de imagem sobre as anteriores consola, especial sobre a 1200x688 da Xbox 360.
Muitas das outras melhorias já existiam na versão PC de Rogue. Comparado com as anteriores consolas, tens efeitos de partículas e fumo melhorados. Além disso, a qualidade das texturas foi melhorada, para que todas as versões do remastered tenham o mesmo mapa de resolução que está no PC maximizado. Tendo em conta os anos do jogo, as texturas ainda surpreendem, mesmo a correr a 4K.
Também existem outras mudanças, como o número superior de NPCs, mas em termos visuais temos uma grande melhoria. Mesmo os efeitos volumétricos como os raios de sol estão muito melhores. Até adiciona melhorias sobre a versão PC: os reflexos apresentam agora um blur gaussiano que o afastam do aspecto cristalino na Xbox 360 e PC no máximo. É um método diferente e apesar do efeito no remaster apresentar mais blur, simular melhor o reflexo da luz no oceano.
Em termos de geometria - o detalhe dos modelos e pop-in de terrenos estão iguais ao PC no máximo. No entanto, existem alguns ajustes, o remaster consegue distâncias de visão superiores e também apresenta vegetação a uma distância superior. Existem exemplo de maior densidade de árvores, mas no geral, é muito comparável à versão PC.
Não precisas de uma Xbox One X ou PS4 Pro para ter as melhores funcionalidades do jogo - estão todas presentes nas consolas base, mas a 1080p. Rogue converte-se bem para 4K nativa e os combates navais são um destaque: as físicas das ondas, efeitos de fumo, iluminação volumétrica e raios solares combinam para um belo aspecto a 4K.
Todas as versões oferecem as mesmas funcionalidades visuais, mas existem excepções. Além da 4K, as sombras dinâmicas recebem uma forte melhoria na Xbox One X, onde estão mais nítidas e numa resolução superior à do PC. A PS4 Pro corre com o equivalente ao do jogo na PS4 base, enquanto a Xbox One está abaixo disso. A segunda melhoria está no mapa de reflexos mais nítido na PS4 Pro e X. Nada de mais, mas a imagem fica um pouco mais detalhada nas consolas mais poderosas.
Sobre a performance, não tens 60fps aqui - todas as versões correm a 30fps sólidos, tal como Black Flag na PS4 e Xbox One em 2013. Está muito melhor do que na Xbox 360 e PS3, onde o rácio de fotogramas está desbloqueado e flutua entre meios 20s e 40s. Não era a melhor solução e o bloqueio a 30fps no remaster mantém a acção fluída.
É pena que os 60fps não estejam presentes neste remaster, mas isso exigiria muito esforço num motor pesado para a CPU. Mas o que é entregue aqui é o que esperamos de um remaster em Assassin's Creed, ainda superior ao que vimos em Ezio Collection. Assassin's Creed Rogue Remastered é uma versão superior à do original no PC e foi divertido jogá-lo. É uma boa forma de revisitar um jogo que passou ao lado de muitos em 2014 e a opção de o jogar a 4K é um extra bem-vindo.