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Marvel's Spider-Man - A tecnologia da Insomniac chega a novas alturas

A nova maravilha tecnológica da PS4 é analisada.

Spider-Man dá continuidade aos vitoriosos lançamentos exclusivos da Sony, combinando novamente tecnologia de ponta com gameplay bem feita e imensos conteúdos. Para nós, também é o mais ambicioso jogo da Insomniac Games e a mais completa experiência Spider-Man até à data.

Em termos da sua tecnologia, Spider-Man representa o pináculo das proezas da Insomniac, revela uma clara evolução sobre o que começou em Sunset Overdrive, exclusivo Xbox One, e ganhou maior polimento em Ratchet and Clank de 2016. Ao combinar uma vasta selecção de gadgets e gameplay de acção de Ratchet com o mundo aberto de Sunset Overdrive - e a narrativa dos jogos Resistance - Spider-Man parece o pináculo dos trabalhos da Insomniac ao longo de uma década.

Começa com os personagens - Spider-Man usa uma abordagem estilizada ao design, como seria de esperar num personagem vindo de um comic, mas isso não significa que o detalhe não tenha um nível excepcionalmente elevado. O fato de Spider-Man destaca-se com texturas soberbas - o material reflecte correctamente a luz são visíveis pequenos detalhes. Ao longo da história, quando vês de perto os personagens também vês imenso detalhe: a dispersão sub-superfície nas cutscenes permite à luz penetrar na pele e espalhar-se de forma realista. A iluminação por materiais é soberba - o cabedal no casaco de Mary Jane é um destaque.

Depois temos as animações - in-game, Spider-Man apresenta um conjunto impressionante de animações aplicadas aos personagens principais e secundários. Tens muitas opções na mobilidade e combate, a animação é misturada de forma suave, dando um grau de continuidade a combinações complexas de ataques. Também é excepcional quando balanças pela cidade, ao ponto de ser divertido variar o estilo para ver diferentes animações - ver Spider-Man a rodopiar por uma torre de água foi um exemplo de animações personalizadas que apenas encontras ao experimentar com a teia. No chão, tens parkour que mostra Spider-Man a saltar e rebolar por cima dos carros.

Análise à tecnologia em Spider-Man.Ver no Youtube

As cutscenes estão soberbas graças a animação criada de forma cuidadosa, belo trabalho de câmara e motion blur por pixel impressionante - que poderá ser a melhor implementação que já vimos. A primeira surgiu em Sunset Overdrive e Ratchet and Clank na PS4, regressando em Spider-Man com um grande número de amostras e a velocidade de abertura perfeita. Mais importante, está afinado para gameplay - ao balançar pela cidade as arestas do ecrã e objectos são desfocados correctamente, mas o centro da imagem permanece nítida. Se não gostares, podes ajustar a sua intensidade.

Para acompanhar tens uma excelente qualidade de imagem. Spider-Man usa a técnica de injecção temporal da Insomniac, usada em Ratchet and Clank na PS4 Pro. Apesar de termos pouca informação sobre esta técnica, a Insomniac parece preferir isto à checkerboarding. Os resultados são excelentes - sem os vestígios que podem surgir ao usar checkerboarding e apresentando detalhe que excede o número de pixeis. Mas mesmo aqui, a Insomniac foi mais longe ao implementar DRS - conversão dinâmica de resolução. Na Pro, vi 3456x1944 como valor máximo e 2560x1368 como mínimo. O valor mínimo é extremamente raro e a resolução média parece ser 1584p. Na PS4 base tens 1080p, mas vimos uma cutscene a 900p, sugerindo que usa a mesma técnica.

Como esperado, a mais recente versão do motor da Insomniac apresenta excelentes resultados na iluminação, graduação, campo de profundidade e outros efeitos - mas o destaque é o ênfase no detalhe dos cenários. Apesar da maioria do jogo se focar no baloiçar veloz pelo mundo, se parares para apreciar o mundo, poderás ficar impressionado com a quantidade de detalhes - existem imensos NPCs, com diferentes comportamentos, imensa variedade de veículos e pode ser impressionante a quantidade de coisas que tens numa só cena.

As fachadas apresentam modelos repletos de detalhe, geometria visível e alta resolução, texturas variadas, apoiadas por reflexos em alta resolução. Nos reflexos no chão, são usados reflexos screen-space. A água é usada ao longo do jogo: toda a cidade pode ficar debaixo de uma forte queda de água, enquanto a simulação de água no oceano é impressionante.

Sobre a iluminação, Spider-Man é o melhor jogo da Insomniac Games, mas tem limites. O jogo apresenta diversas horas do dia e um grande uso de iluminação directa e indirecta, mas o maior factor limitador está na hora do dia - tal como em inFAMOUS: Second Son, Spider-Man não apresenta transições em tempo real. A hora muda de acordo com a história. Acredito que isto tenha sido escolhido para melhorar a iluminação - apesar de ser possível misturar diferentes passagens de luz pré-calculadas (como visto em Horizon Zero Dawn), nem sempre é como desejado e poderia nem funcionar num ambiente urbano de grande tamanho.

PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
As versões PS4 e Pro são muito similares, mas vimos uma pequena diferença na iluminação entre as duas.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
A Pro apresenta uma maior resolução que permite texturas de maior detalhe e um efeito de grainha de maior resolução.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
O jogo parece mais nítido na Pro, mas o HUD e fonte são apresentados numa resolução inferior.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Esta imagem foi capturada um fotograma depois da câmara corta, o que revela uma imagem limpa, sem a passagem temporal, revelando a vantagem de resolução na Pro.

O benefício desta abordagem é que a iluminação é sempre linda e as cenas ao por do sol em particular são simplesmente espectaculares. Spider-Man também usa um sistema robusto de iluminação volumétrica desenhado para simular a dispersão da luz pela atmosfera. Esta implementação é impressionante devido à resolução do efeito - em muitos jogos, é possível perceber a resolução usada, mas aqui é praticamente perfeita. A qualidade das sombras também é forte, para um mundo aberto como este: as sombras do mundo prolongam-se à distância com um filtro limpo e transições suaves entre cascatas. Objectos como árvores apresentam sombras em alta resolução, enquanto objectos e personagens encaixam de forma realista no cenário.

Para dar maior profundidade à cidade tens a inclusão de interiores modelados nos edifícios - uma bela funcionalidade. É feito de forma fácil e não existe continuidade deixares o edifício, mas é um belo exemplo de como um simples efeito pode ter grande impacto. Fica a sensação que cada edifício tem o seu interior, mas na maioria do tempo tens 'caixas' com texturas simples. No chão, onde este efeito não aguentaria o escrutínio, tens lojas e restaurantes totalmente modeladas, com NPCs.

Spider-Man alterna entre exterior e interiores, geralmente com um ecrã de carregamento de 10 segundos. Ao passar para os interiores, a Insomniac recorre mais ao stealth como visto em Arkham Asylum - o Homem-Aranha pode movimentar-se pelos cenários, abater de forma furtiva inimigos. É uma mudança no ritmo dos combates frenéticos, mas aqui a lição é que o motor não só aguenta com uma grande cidade como também lida bem com missões personalizadas - algo que estava ausente em jogos anteriores do Spider-Man. O resultado final é uma experiência em mundo aberto e o polimento de um singleplayer num só.

Ainda não falei na performance porque não há mesmo nada para falar - ainda bem. Seja na PS4 ou na Pro, o alvo são 30 fotogramas por segundo, usando motion blur para melhorar a sensação. Existem ocasionais picos no tempo de fotograma, mas é raro e apesar de existirem quedas, são muito pequenas. Sendo um jogo em mundo aberto com variações na carga, as quedas podem acontecer a qualquer momento. Tens 30fps na maioria das cenas, com um ocasional salto ou queda no tempo de fotogramas.

No geral, é um lançamento extremamente forte para a Sony e a Insomniac - uma combinação de um estúdio altamente competente que se eleva a um novo nível, com elementos gameplay e tecnológicos apoiados por um forte amor pela personagem. O estúdio merece respeito por preservar o ADN da personagem, pelo elenco forte e pelos vilões, sem ter medo de apostar tudo numa perspectiva fresca. Foi muito divertido de jogar e Spider-Man é altamente recomendável.

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