Sunset Overdrive PC: jogo fantástico, mas o port é básico
Apenas terás melhorias na resolução e performance.
Sunset Overdrive chegou finalmente para PC e custa apenas 19.99€. Livre do bloqueio a 900p30 da versão Xbox One original, o jogo ficou muito melhor, mas por mais bom que possa ser, a qualidade da conversão podia ser muito melhor.
Vamos começar pelo positivo. Sunset Overdrive permite escolher entre diversas resoluções e podes optar por rácios de fotogramas bloqueados a 30fps ou 60fps, mas também podes correr desbloqueado, indo até 120p se tiveres poder para isso. O jogo não parece oferecer grandes melhorias na arte sobre a versão original, mas não faz mal - operar numa resolução superior torna-o mais nítido.
No primeiro jogo da Insomniac para esta geração, o estúdio usou uma cadência repleta de efeitos pós-processamento e tudo isto é adorável - incluindo a implementação de um dos melhores motion blurs da indústria - fica lindo no PC. O efeito também se adapta bem ao aumentar a resolução e rácio de fotogramas. Ver este jogo a 4K ou 120Hz é espantoso: Sunset Overdrive revela muito bem a capacidade do PC para se adaptar a diferentes configurações. Resumindo, é uma conversão a bom preço e uma boa experiência no geral, a melhoria sobre a Xbox One é imensa.
Mas a qualidade da conversão em si não é excepcional - na verdade, até desilude. Desenvolvida pela Blind Squirrel Studios, não existem muitas opções no jogo: apenas alguns interruptores e opções SMAA anti-aliasing que parecem fazer pouco.
A anti-aliasing é uma grande desilusão, mas felizmente, a ferramenta Reshade ajuda onde o estúdio falhou e usei uma combinação de FXAA, SMAA e um leve filtro para aumentar a nitidez e consegui um resultado excelente sem afectar muito a performance.
Outros problemas não são tão fáceis de resolver: o jogo está bloqueado em ecrã completo sem bordas ou em modo janela sem suporte para ecrã completo e nem sequer existe para outro rácio que não seja 16:9 - até a comunidade deitar as mãos ao jogo. Pelo menos, a resolução interna opera de forma independente da resolução do ecrã, por isso consegui jogar a 5K30 com facilidade na minha UHDTV.
Mas fica a sensação que o código entregue à Blind Squirrel não foi desenhado para oferecer uma boa capacidade de adaptação em definições individuais, o que faz sentido, por mais frustrante que seja. A Insomniac desenvolveu o jogo para uma plataforma fixa, estabeleceu orçamentos de performance de acordo com a consola e provavelmente nem integrou diferentes níveis de qualidade para efeitos individuais no código do jogo. Basicamente, o melhor é deixar tudo ligado e ajustar a performance e a resolução de acordo, até o jogo correr bem.
No meu PC - equipado com uma Titan Xp - podia correr o jogo a 4K60, mas em cenas repletas de efeitos e cutscenes perdia alguns fotogramas, especialmente com as minhas definições AA. Como seria de esperar, 1440p corre bem - mas fica a sensação que devíamos ter melhor performance, especialmente tendo em conta que as gráficas actuais têm muito mais poder do que a Xbox One original.
Existem mais problemas. É praticamente essencial usar um comando em Sunset Overdrive pois os controlos com o rato não funcionam muito bem: demasiado sensíveis e não seguem bem a velocidade dos teus movimentos. Apesar de gostar de jogar com o comando - o dispositivo para o qual o jogo foi pensado - muitos jogadores PC preferem o movimento do rato e fica a sensação que não teve muita atenção.
É uma sensação agridoce. Por um lado, tens uma versão de Sunset Overdrive com melhor performance que a da versão original e é uma experiência fantástica. Mas é uma conversão básica: com a excepção da resolução e performance, não existem melhorias sobre a Xbox One, as opções são muito limitadas e alguns aspectos fundamentais não funcionam. Mas o jogo em si vale bem a pena e por 19.99€ é um grande valor. Apenas fica a sensação que Sunset Overdrive merecia mais carinho e atenção.