Digital Foundry: Valeu a pena esperar por Ethan Carter na Xbox One
Sólido na consola base e com grandes melhorias na X.
O mistério escondido em The Vanishing of Ethan Carter é intrigante, mas para nós é a jornada do estúdio que mais fascina. Lançado em 2014 no PC, Ethan Carter passou por várias cirurgias até chegar à Xbox One. Ao converter o jogo para a PS4, a The Astronauts, de Varsóvia na Polónia, transformou por completo o jogo ao passá-lo do Unreal Engine 3 para o Unreal Engine 4.
No seu estado actualizado, a equipa esforçou-se para converter a sua iluminação global estática e assets por fotogrametria e os resultados falam por si. Ethan Carter manteve a sua aparência estilizada e introduziu funcionalidades especificas do UE4. Ficamos impressionados com a nova versão do jogo em 2015 e em 2018 é surpreendente o quão bonito ainda é. As florestas e estruturas prolongam-se até à distância, é um jogo lindo.
Na Xbox One, tens novas funcionalidades pensadas para dar as boas-vindas a novos jogadores. Adicionais melhorias visuais combinadas com o impressionante suporte para a Xbox One X, juntamente com o modo free-roam. O suporte para a consola 4K é impressionante, oferece várias opções que raramente vês nas consolas. Acede às opções e encontras a opção de escolha entre 3 resoluções, a possibilidade de bloquear o rácio de fotogramas e ajustar o campo de visão. Comparada com a Xbox One base, apenas tens a opção de modificar o campo de visão ou bloquear o rácio de fotogramas, a resolução permanece a 1080p - é na mesma impressionante tendo em conta que muitos jogos UE4 optam por resolução abaixo de full HD nativa na Xbox One base.
A primeira questão é simples - além da resolução, existem mais diferentes entre as duas consolas Xbox? Bem, a resolução superior permite um melhor filtro de texturas, mas fora isso, as duas versões parecem iguais em termos de detalhe visual - ambas oferecem um mundo rico em detalhe. No entanto, se olharmos para a versão PS4, fica óbvio que foram feitas mudanças. A iluminação varia ligeiramente.
Curiosamente, apesar de abraçarem as melhorias X, a The Astronauts não adicionou suporte para a PS4 Pro e de acordo com o estúdio, a implementação das melhorias incluídas na Xbox One exigiriam imenso trabalho extra que não seria viável agora, mas não o descartaram. Para uma equipa indie pequena, é compreensível, mas quaisquer melhorias na Pro ficam disponíveis somente com recurso ao Modo Boost.
O foco aqui é a Xbox One X e a questão é qual das resoluções nos dá a melhor performance? Esta escolha está relacionada com a performance. Quanto maior a resolução, menor o rácio de fotogramas. Começando a 2160p nativa, o jogo é espantosamente nítido e limpo. A anti-aliasing limpa as arestas da vegetação, o filtro de texturas está fantástico e o jogo convida-te a ficar mais perto do ecrã, mas a performance não está perfeita. O rácio de fotogramas fica abaixo de 60fps na maioria do tempo em modo 4K nativa, mas fica acima de 30fps. Se não te preocupares com a performance instável, é uma boa forma de o jogar.
Então e o bloqueio a 30fps? No papel, devia resolver este problema, mas não é perfeito. Basicamente, parece que o rácio de fotogramas está bloqueado a 32fps e não a 30fps, o que significa que não divide de forma igual o rácio de refrescamento 60Hz de uma HDTV, criando uma trepidação perceptível. É o mesmo na PS4 e esperamos que o estúdio o corrija.
Outro aspecto interessante no modo 4K nativa fica aparente ao compará-lo com a versão Xbox One base. Na Xbox One, a 1080p, o rácio de fotogramas é espantosamente similar ao da X a 4K nativa em áreas dos bosques, mas em cenas menos exigentes, a X ganha vantagem. Apesar dos jogadores Xbox One S conseguirem uma performance razoável, a X está melhor, mesmo com quatro vezes mais pixeis.
O modo 1440 é o nosso favorito. A performance consegue ficar mais perto dos 60fps. Não é perfeito mas é elevada o suficiente para se sentir mais suave e o excelente motion blur minimiza a trepidação. Além disso, a resolução está na mesma cima da 1080p, permitindo visuais belos. Apesar de 1440p geralmente não ser ideal para um ecrã 4K, a consistência adicional e o bloqueio mais firme a 60fps torna-a na opção preferida.
Se queres mais estabilidade, tens a opção 1080p. Neste modo, Ethan Carter consegue ficar muito perto de 60fps fixos. Desde a secção inicial até à ponte, temos uma média de 60. Ao entrar em cenas mais exigentes, o rácio de fotogramas cai um pouco, mas não o suficiente para estragar a fluidez. A CPU parece ser o gargalo.
Como esperado, o Scorpio Engine consegue uma melhor performance a 1080p do que a Pro a correr em modo Boost, mas a surpresa é o quão bem fica a Xbox One base: a Pro é mais rápida, como devia ser, mas a Xbox One base fica perto. A nova versão de Ethan Carter opera numa versão mais moderna do UE4, mas a equipa fez uma fantástica optimização para as consolas Xbox One.
Ethan Carter é uma grande experiência na Xbox One. Se tiveres uma X, terás a melhor experiência possível do jogo numa consola, enquanto na One terás um jogo sólido. Apenas o bloqueio no rácio de fotogramas deixa a desejar - se a equipa implementasse 30fps fixos correctos com um ritmo de fotogramas de 33ms equilibrado, uma experiência 4K30 consistente e fixa na X seria sensacional.
Actualmente, se tens uma Xbox One e ainda não jogaste Ethan Carter e gostas de um jogo de exploração focado na narrativa e com quebra-cabeças, vale bem a pena. Foi muito bem convertido para a nova consola da Microsoft e oferece uma performance sólida com excelentes visuais na Xbox One base - mais do que isso até, é intrigante e lindo, mesmo anos após o lançamento original.