Call of Duty: Warzone - o que se passa na PS5 e Xbox Series?
Testados modos 4K60 e 120Hz nas 3 novas consolas.
A Activision deu que falar ao adicionar suporte 120fps para Call of Duty: Warzone na Xbox Series X, um extra que não chegou à PlayStation 5, que continua a correr no máximo a 60fps. Após alguma confusão, as respostas chegaram quando a Psyonix, responsável por Rocket League, revelou que a Sony não permite suporte 120Hz em apps PS4 a correr na PlayStation 5. É uma pena não ter isto, especialmente desde que foram vistas melhorias em jogos PS4 através da retrocompatibilidade (especialmente em Days Gone e Ghost of Tsushima, que correm agora a 60fps na PS5). Perante isto, ficamos a pensar no quanto Warzone foi melhorado nas novas consolas. O suporte 120fps está presente na Xbox Series X, mas existem mais vantagens? A resposta é um grande sim.
Para obter os dados necessários para a comparação, recorremos à funcionalidade crossplay, que permite que até 4 jogadores usem qualquer consola ou PC para partilharem o mesmo servidor. Mais do que isso, conseguimos obter imagens alinhadas e precisas de gameplay em todas as consolas ao permitir que todos os membros do esquadrão morram e depois sincronizar a captura em modo espectador. Quatro consolas, quatro jogadores, todos a gravar cenas do mesmo jogador. A partir daqui, começa a análise.
Primeiro começamos por confirmar que Warzone corre mesmo por retrocompatibilidade, apesar das versões Xbox Series terem recebido o estatuto de 'Otimizadas', provavelmente devido ao suporte para 120fps. No entanto, correr as mesmas cenas na Xbox One X e Series X lado a lado, é bem percetível que é efetivamente o mesmo jogo, apesar de existirem melhorias interessantes, entregues na sua maioria pela equipa de compatibilidade na Xbox. Primeiro, a Series X elimina a resolução dinâmica vista na One X, que consegue correr a 1920x2160 e pode ir até 3840x2160. Nos nossos testes, a Series X entrega 4K nativa, mesmo em momentos onde a One X desce dos 60fps. Basicamente, Warzone aproveita o apoio retrocompatibilidade, apresentando-se com o dobro da resolução.
Existem mais melhorias e prece que as funcionalidades de retrocompatibilidade da consola foram usadas para ativar o filtro anisotrópico 16x na Series X, melhorando imenso as texturas no chão. Também é percetível que foi melhorada a distância de visão da relva. Não afeta o gameplay, mas é uma clara melhoria sobre a One X. O melhor de tudo é que por mais que puxássemos pelo jogo, Warzone ficou fixo nos 60fps na Series X. Tem poder extra para isso e esperávamos que a resolução dinâmica fosse um último recurso. Tens 4K60 fixos, presumindo que tens um ecrã 60Hz.
E na PS5? na PS Store está marcado como jogo PS4, confirmando que os 120fps não são hipótese, segundo o que relata a Psyonix, mas deixa a porta aberta para o tipo de melhorias vistas em Days Gone e Ghost of Tsushima. Infelizmente, com a exceção do pacote de texturas em alta resolução (também disponível nas consolas de anterior geração) a única melhoria na PS5 é um efeito colateral do maior poder da consola e de resto tens as especificações PS4 Pro. Significa que Warzone corre com a mesma 2716x1528 da PS4 Pro como resolução máxima, o que significa que não existe 4K na máquina mais recente. A PS5 não tem forma de ir além disso, apesar do aumento na GPU, mas agora tens 60fps fixos. Além disso, as funcionalidades do sistema que existem na Series X, criadas pelas equipas da Microsoft, não estão disponíveis na PS5 e isto significa que não tens melhorias nas distâncias de visão da relva e no filtro.
Na Series S, a situação é estranha. A consola corre com as definições da mais fraca One S e isto significa uma redução nos efeitos pós-processamento e opera a 1080p, o máximo da resolução dinâmica do código original. Existe imenso potencial nesta versão, mas de momento parece estar aquém, tendo em conta o poder disponível. Pelo menos tens 60fps fixos. Também é fascinante que, tal como na Series X, se correres o jogo num ecrã compatível, a Series S pode correr Warzone a 120fps.
O modo 120fps foi adicionado sem alarido e deixa-te ativar essa opção no menu. Funciona, mas tem um forte impacto na resolução nas duas máquinas. Devido a esse alvo, a resolução dinâmica causa quedas constantes na Series S para 960x1080, enquanto a Series X é, no geral, forçada a correr a 1920x2160. O rácio de fotogramas em si opera entre 80fps a 120fps. Combinado com um ecrã com Variable Refresh Rate, tens uma apresentação mais suave e menos lag nos comandos, com a VRR desativada, a v-sync incomoda tanto que é melhor mudar para 60Hz. Algo curioso é que apesar de ambas as consolas conseguirem o mesmo nível de performance a 120Hz, encontramos momentos de jogo onde a Series S tem melhor performance. Apesar do corte na resolução, a Series X aguenta-se muito bem em termos de qualidade da apresentação, mas não podemos dizer o mesmo da Series S, onde a imagem 960x1080 reconstruída pode parecer pouco nítida.
Temos aqui algo que parece manter um padrão, a Infinity Ward recorreu à retrocompatibilidade para apresentar o jogo nas novas consolas. Isto sugere que o suporte da Microsoft para ecrãs 120Hz nas consolas de ambas as gerações permitiu ao estúdio ativar esse modo, enquanto a equipa de compatibilidade da Microsoft fez o trabalho que permite usar o poder extra das Xbox Series para rácios mais consistentes no modo 60Hz. juntamente com um filtro de texturas com melhor qualidade. A PS5 não tem o mesmo nível de suporte para apps PS4, ou seja, não tens modo 120fps. Além disso, a resolução fica limitada pelo conversor dinâmico da PS4 Pro, o que significa que a Series X consegue 4K nativa, mas a PS5 não.
Existe alguma ironia pois a Xbox One X trocou rácio de fotogramas por pixels comparada com a PS4 Pro. Tinha melhor aspeto, corria com uma resolução superior, mas não conseguia manter os 60fps tão bem quanto a Pro. O poder extra e as funcionalidades de compatibilidade da Series X limpam os problemas de performance e consegue ser a única consola com 4K60 e que até permite jogar a 120fps como extra. Claro que o melhor seria uma atualização verdadeira para a nova geração. Call of Duty: Black Ops Cold War tem um aspeto lindo e corre a 120fps fixos no multiplayer e adoraríamos ver isso em Warzone para todas as novas consolas.