Capcom corrige o suporte 120Hz em Devil May Cry 5 na PlayStation 5
Resolvidos os problemas com a downscaling para TVs HDMI 2.0.
A Capcom apresentou uma atualização para Devil May Cry 5 Special Edition, corrigindo o problemático suporte 120Hz na versão PlayStation 5, como relatamos no nosso artigo anterior. Resumindo o problema, se a tua TV tem suporte para 120Hz, a versão PS5 define à força a consola para correr nesse rácio, mesmo que não queiras usar o modo 120Hz. Isto apresentou diversos problemas, o principal é que muitas TVs 4K apenas têm suporte para 120Hz a 1080p ou 1440p, significando que os modos 4K de Devil May Cry 5: Special Edition corriam com um sinal downscaled.
Mesmo quem tem ecrãs HDMI 2.1 capazes de correr a 4K nativa a 120Hz tinham problemas com o jogo, Devil May Cry 5 corria com um rácio de fotogramas desbloqueado e frequentemente excedia os 60fps. Apesar disto ser bom para um 'benchmark' ao jogo, para ver o motor RE Engine a correr sem amarras até chegar ao limite do sistema, a experiência do utilizador não era tão boa. A natureza desbloqueada do jogo aplicava-se de igual forma à Xbox Series X e PS5, mas os jogadores na consola da Microsoft podiam aceder às definições da consola e desligar o suporte 120Hz, bloqueando o rácio a 60fps para uma experiência mais suave.
Então o que faz a nova atualização a Devil May Cry 5: Special Edition na PS5? Resumidamente, o modo 120Hz correrá apenas quando ativas o modo de elevado rácio de fotogramas, desenhado para correr a 120fps. Qualquer um dos outros modos no jogo volta a correr a 60Hz, significando que maximiza a 60fps nesses modos em ecrãs HDMI 2.1, e ainda 4K nativa em ecrãs mais antigos que apenas podem correr 120Hz em resoluções inferiores. A solução usada pela Capcom é efetivamente idêntica à da Codemasters em DiRT5, que muda os rácios do ecrã, combinando 60Hz e 120Hz com os modos de performance adequados como e quando os escolhes.
O Digital Foundry partilhou as suas descobertas iniciais com a Capcom quando recebeu o jogo e é bom ver o feedback ser tido em conta e uma correção chegar rapidamente. Se estás a jogar numa consola PS5 ou Xbox Series, a Special Edition é uma excelente versão de Devil May Cry 5 e vale bem a pena jogar.