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O remaster de Saints Row The Third é excepcional

Não, não estamos a brincar.

É preciso elogiar quem merece e contra todas as expectativas, o novo remaster de Saints Row The Third não é apenas bom, é mesmo muito especial. Após a conversão para a Switch que deixou a desejar, os jogadores com uma Xbox One, PS4 ou PC recebem o tratamento de luxo. Existe arte cuidadosamente actualizada e mais rica, um novo modelo de iluminação, passagem para renderização por físicas, upscaling/anti-aliasing temporal e uma incrível melhoria na performance. Se jogares na Xbox One X, muito do jogo corre a 60 fotogramas por segundo. Com a excepção de um remake ao estilo do que faz a Bluepoint, não consegues muito melhor do que isto.

Vamos primeiro ao básico. Todas as novas funcionalidades entregues pela Sperasoft nesta nova versão estão presentes em todas as consolas, a única diferença perceptível é a resolução. A Xbox One e PlayStation operam a 1080p nativa, enquanto a PS4 Pro e a Xbox One X correm a 1440p. O jogo corre a 30fps com um ritmo correcto, apoiado por uma boa implementação de motion blur que dá a sensação de uma performance geral muito boa. Todas as versões estão fixas, mas a Xbox One S pode registar quedas ocasionais.

No entanto, o menu de opções deixa-te remover o bloqueio no rácio de fotogramas, o que permite ao jogo correr o mais rápido que conseguir. Nas consolas originais, não é algo que recomendamos pois torna a experiência muito inconsistente. O mesmo para PS4 Pro, que fica a rondar os meios 40s. No entanto, a Xbox One X consegue agarrar bem os 60fps e ficar lá durante muito tempo, com apenas alguns fotogramas perdidos. Puxar bem pelo jogo, especialmente de noite, pode causar quedas abaixo de 50fps, mas no geral, é uma forma muito boa de o jogar (e nem é difícil imaginar 60fps fixos na Xbox Series X via retro-compatibilidade).

Está muito acima da versão original na PlayStation 3 e Xbox 360, onde a performance não impressionava. A consola da Microsoft operava com screen-tearing praticamente constante. Os 30fps por si só já são uma grande melhoria e mesmo quando a Xbox One regista quedas, continua uma melhoria do dia para a noite sobre o original. Um remaster de Saints Row The Third já consegue um bom argumento ao corrigir o rácio de fotogramas do original, torna-o num melhor jogo. Mas isso é apenas o início.

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Existe aqui um nível de cuidado e atenção acima de quaisquer expectativas. Para começar, a interface e menus correm em resolução nativa (4K na PS4 Pro e Xbox One X), o que causa uma boa primeira impressão. Ao entrar no jogo, fiquei imediatamente impressionado com o aspecto limpo, a Sperasoft usa anti-aliasing e upscaling temporal para obter uma apresentação muito estável e consistente, com pouco serrilhado. A TAA pode causar algum blur e dão-te acesso a um filtro de nitidez que podes personalizar. Os elementos pós-processamento como grainha (que podes desactivar) operam na resolução nativa e assim sendo, 1440p tem muito melhor aspecto do que podias imaginar.

Depois tens as melhorias no conteúdo. O jogo em si não mudou muito, é o mesmo Saints Row The Third e esse é o objectivo. Volta ao original e verás que envelheceu muito mal (a versão switch acaba por realçar isto), mas o remaster na PS4 e Xbox One tem mais sucesso porque a arte foi remodelada. Para começar, é geometricamente mais denso, com arte de maior qualidade. Os cenários foram melhorados e as personagens principais e secundárias possuem muito mais detalhe.

As cenas são mais densas, usam mais adereços. Um sistema chamado LSTV (variações de texturas de grande escala) foi usado para eliminar o efeito 'janela' ao olhar para as paisagens. Além disso, existem mais carros e pessoas nas ruais, outra forma através da qual a densidade geral foi melhorada. Os veículos foram refeitos, as armas melhoras, os efeitos de partículas estão melhorados e a iluminação também.

Na verdade, no geral, o sistema de iluminação remasterizado tem um aspecto muito superior, reforçado com a implementação HDR impressionante. O novo sistema de iluminação global transforma radicalmente o jogo, simulando o reflexo da luz enquanto a oclusão ambiental beneficia com uma mistura de efeitos AO pré-computados como campo de profundidade, blur, aberração cromática e grainha. Também vais notar numa grande melhoria nos reflexos.

É na mesma Saints Row The Third, mas com uma total remodelação que assegura um bom aspecto nos ecrãs modernos e ao mesmo tempo, importa muitas das técnicas actuais de renderização que ajudam a manter a sensação do original enquanto o actualizam. Junta a isto os impressionantes modos de performance e tens o pacote completo, um soberbo exemplo de um bom jogo de anterior geração que transita lindamente para o hardware actual.

Com tanto foco nas profundas melhorias feitas pela Sperasoft, convém relembrar que Saints Row The Third é um jogo incrivelmente divertido e apesar de gostarmos da sequela, este jogo em particular é o nosso favorito em toda a série. É um jogo que merece o cuidado e carinho que recebeu e talvez este tipo de esforço tecnológico e monetária sejam indicadores dos esforços para dar novo vigor à série. Esperamos que seja o caso, mas no entretanto, recomendamos com entusiasmo este remaster.

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