Passar para o conteúdo principal

Skyrim e Fallout 4 podem ser modificados para correr a 60fps na Xbox Series X

Mas e em relação à PS5 e Series S?

Na semana passada, soube-se que com um simples mod, os proprietários da consola Xbox Series X foram capazes de revisitar The Elder Scrolls 5: Skyrim, e de a reproduzir com uma resolução total de 4K a 60 fotogramas por segundo. As provas pareciam convincentes e eu queria experimentá-las - e uma vez confirmadas, eu tinha um monte de outras perguntas para as quais queria respostas. Será que o mod funcionaria na Xbox Series S? E a PlayStation 5? E como o Fallout 4 também suporta mods em consolas, tive de me perguntar se havia alguma forma de executar o jogo a 60fps, à frente do patch oficial da Microsoft definido para fazer a mesma coisa?

A notícia de um mod Skyrim 60fps em funcionamento surgiu pela primeira vez no Reddit, cortesia do utilizador Annathetravelbanana, e olhando para ela, a história por detrás do mod fazer o que faz na Series X é intrigante. O mod original - conhecido como Uncap FPS por Smudgey5000 - parece ser muito antigo, e foi de facto concebido para o Xbox One original. A forma como funciona é permitir uma taxa de fotogramas mais elevada, desativando a v-sync e removendo o limite rígido de 30fps. No hardware da geração passada, os seus efeitos e a sua utilidade global são limitados. Na introdução quando estamos na carruagem, a Xbox One X com bloqueio a 30fps torna-se 33-43fps com muito judder e tearing. Imagino que é usado em combinação com outros mods concebidos para melhorar a taxa de fotogramas para empurrar a produção global para cima. Independentemente disso, por si só, não é particularmente impressionante.

A perspetiva é transformada na Series X graças às características de retrocompatibilidade da consola. Antes de mais, vale a pena salientar que, uma vez instalado, Skyrim precisa de ser desligado e reiniciado para que o mod faça efeito - e a melhoria é transformadora. A maior parte do jogo é bloqueado a 60fps e o tearing provocado pelo mod desaparece completamente. Com efeito, o Uncap FPS mod remove o limite de 30fps, enquanto as características de retrocompatibilidade na Series X reforçam o v-sync, dando uma apresentação na sua maioria sem falhas. Sim, os Achievements são desativados porque se está a usar um mod. No entanto, isto pode ser contornado simplesmente desativando o mod e iniciando o jogo. Lembre-se, o mod precisa de um reinício para ser ativado - e é o mesmo quando o descativamos.

Ver no Youtube

A boa notícia continua porque Skyrim na Series S não só funciona com o mesmo mod, mas na realidade adere mais de perto a 60 fotogramas por segundo do que a Series X. Isto deve-se ao facto de estar a correr no codepath ligado à Xbox One S, o que significa uma resolução de 1080p. O rácio de melhoria no desempenho do GPU é mais elevado ao passar da One S para a Series S do que ao passar da One X para a Series X, o que lhe dá mais gráficos em relação à resolução muito mais baixa. Existem desvantagens visuais óbvias, mas ter esta sobrecarga adicional significa que se pode empilhar em modos gráficos adicionais, aumentar a carga do GPU, e ter mais hipóteses de sustentar 60fps.

Na PlayStation 5? Bem, eu tentei. Os mods estão disponíveis, mas não há nenhum mod de frame rate que eu tenha encontrado que possa fazer o mesmo trabalho que o Uncap FPS nas máquinas Xbox. O que se consegue é um bloqueio muito mais apertado a 30 frames por segundo do que a versão PlayStation 4 do jogo, mas não é claro se um mod de desbloqueio de frame rate é sequer possível na plataforma da Sony. De um modo geral, compreende-se que o suporte de mods é um pouco mais limitado, mas se a oportunidade existir, espera-se que ao se mostrar como o Uncap FPS é transformador fará chegar um mod para a PS5.

Voltando às consolas Xbox Series, verifica-se que o Uncap FPS provavelmente afina uma variável .ini num ficheiro de configuração que os utilizadores não conseguem ver, e como o Fallout 4 se baseia na mesma tecnologia subjacente, tive de me perguntar se estava disponível um mod semelhante. Claro que a Microsoft anunciou os seus próprios planos de desbloquear a taxa de fotogramas para o Fallout 4 como parte da adição de valor à sua oferta de retrocompatibilidade, mas verificou-se que existe um mod semelhante que pode permitir aos proprietários da Series X executar o jogo a 4K60. Mais uma vez, parece que a informação foi inicialmente partilhada no Reddit, desta vez pelo utilizador Winring86. Procure um mod chamado '720p 60fps' pelo Tenebris e está pronto para começar.

A retrocompatibilidade da Series Xbox X pode ter um efeito transformador nos jogos da geração passada.Ver no Youtube

Este mod foi concebido para reduzir a resolução nas consolas Xbox One a fim de melhorar o desempenho - mais uma vez, aparentemente desativando o v-sync - mas infelizmente, produz um grande efeito bordas no processo. No entanto, o ajuste de resolução incluído no mod não afeta de todo a Series X da Xbox - a taxa de fotogramas é desbloqueada e, mais uma vez, as características de retrocompatibilidade da consola fazem efeito, limitando a taxa de fotogramas a 60fps, sem qualquer tipo de suporte de ecrã. Não joguei muito, mas parece estar a fazer o mesmo trabalho que o Uncap FPS - e talvez seja uma amostra do que o patch da Microsoft vai oferecer? A única má notícia aqui é para os proprietários da Series S, que obtêm a resolução real de 720p com bordas e também uma série de artefactos visuais. No entanto, a minha aposta é que retirar os bits de resolução do mod produziria um efeito tal como o Uncap FPS para Skyrim, significando todos os benefícios da taxa de fotogramas sem os infelizes efeitos secundários na Series S.

Tudo dito, a história é positiva para os proprietários das novas consolas da Microsoft. Mesmo modulado aos olhos, Skyrim mostra claramente a sua idade, mas o jogo em si é fantástico e correr o título a 60 fotogramas por segundo é um excelente bónus para os proprietários de máquinas Series. O Fallout 4 é igualmente transformado, e quer seja através da próxima correção da Microsoft ou através de uma versão ajustada do mod 720p 60fps, uma exibição sólida nas consolas Series é bem-vinda - especialmente tendo em conta como o jogo se deparou com alguns problemas profundos de armazenamento e CPU em máquinas da geração passada. O acesso ao hardware do processador Zen 2 mais o armazenamento em estado sólido permite realmente que este jogo brilhe.

Lê também