The Last of Us Part 2 foi atualizado para a PS5 - e nós testámo-lo
A DF é a primeira com análise do patch de 60fps da Naughty Dog.
The Last of Us Part 2 recebeu finalmente a sua tão esperada atualização para a PlayStation 5, 11 meses desde o lançamento da sequela épica da Naughty Dog na PS4 e Pro. É uma atualização gratuita que assume a forma de um patch de 299MB - versão 1.08 - que atualiza automaticamente a versão PlayStation 4 do jogo, oferecendo aos utilizadores da PS5 a possibilidade de jogar o jogo a 60 fotogramas por segundo. Já temos o patch há uma semana, o que nos permite fazer testes extensivos e voltar a testar o jogo do início ao fim.
É um lançamento interessante: The Last of Us Part 2 é um dos títulos tecnicamente mais ambiciosos lançados para a PlayStation 4 e perguntámo-nos como funcionaria bem este tipo de patch de desempenho. Afinal, não importa como te sentes sobre o jogo, é um feito tecnológico espantoso que namorisca com os limites da sua plataforma original - e era necessário um limite máximo de 30fps para que o seu belo visual pudesse ser reproduzido. Com isto em mente, estávamos curiosos para ver como se sairia na PS5 com o limite da taxa de fotogramas removido. Será que a PS5 pode realmente fixar a 60fps?
Ao olhar para esta atualização, destaca-se uma mudança no mercado em comparação com a última geração. Sem nenhum caminho de retrocompatibilidade para jogos PlayStation 3 na PS4, a Naughty Dog renovou extensivamente The Last of Us para a oitava geração de consolas, utilizando o exercício para estabelecer as bases tecnológicas do seu novo motor. The Last of Us Remastered estreou 13 meses após o seu lançamento original, proporcionando sobretudo vantagens em termos de taxa de fotogramas e resolução. Uma geração depois, a mesa vira-se. Resolução adicional já foi entregue através da renovação da consola a meio da geração que a Sony efetuou - a PlayStation 4 Pro - o que significa que a taxa de fotogramas era efetivamente a única grande atualização que restava, sem uma renovação total do motor.
Como não se trata de um relançamento completo ou de uma remasterização, o que a Naughty Dog entregou é uma atualização que se cola ao livro de regras estabelecido com os patches PS5 anteriores de jogos first-party. God of War, Ratchet and Clank, Ghost of Tsushima e Days Gone foram todos pelo mesmo caminho, entregando o conjunto de funcionalidades visuais PlayStation 4 Pro, mas com o frame rate desbloqueado, permitindo um jogo de 60 fotogramas por segundo. Assim, para ser claro, todas as outras configurações relacionadas com o visual do jogo - incluindo a resolução - permanecem exatamente como estavam na Pro, o que significa que continua a ser um jogo 2560x1440 que mantém a aparência sustentada na sua técnica de anti-aliasing temporal, enquanto todos os outros detalhes visuais permanecem idênticos à oferta Pro. Em comparação com os outros patches, há uma pequena alteração: enquanto 60fps é agora o padrão na PS5, uma nova opção de menu permite aos utilizadores trocar de volta para 30fps, se preferirem.
Em termos de quão perto a PlayStation 5 chega a 60fps fixos- digamos apenas que há pouco com que se preocupar aqui. Semelhante a outros títulos de primeira pessoa a correr sob 'retrocompatibilidade', a PS5 é capaz não só de duplicar o desempenho da PS4 Pro, mas em muitos casos ultrapassá-lo. Olhando para trás para TLOU2 correndo na Pro, cenas com muita água podem resvalar abaixo dos 30fps. Nunca foi grande coisa, pois as quedas não duraram muito tempo e não foram excessivamente pronunciadas, mas estavam lá. Sugere que a Naughty Dog chegou aos limites em algumas áreas, por vezes não atingindo bem os seus objetivos de desempenho.
Na PlayStation 5, todas essas mesmas áreas funcionam agora completamente bloqueadas a 60 fotogramas por segundo, sem sequer a mínima indicação de qualquer problema. E isso faz sentido. A PS5 apresenta a mesma contagem de unidades de cálculo que a PlayStation 4 Pro e pode voltar ao modo de emulação GCN, desativando efetivamente as vantagens arquitetónicas do RDNA2. Com o GPU a funcionar sem problemas, a PS5 fornece quase 2,5 vezes a potência de computação. Isto é igualado com pouco mais de duas vezes a largura de banda de memória e com base nos resultados vistos aqui e em outros títulos first-party retrocompatíveis da Sony, o resultado final é um aumento mensurável no desempenho de mais de duas vezes.
Só para boa medição, também experimentei um cenário com muitos inimigos e efeitos alfa - já era uns estáveis 30fps no PS4 Pro, mas as exigências são ligeiramente diferentes. É indiscutivelmente mais um teste de largura de banda de memória do que um desafio de computação direta, mas o resultado final é o mesmo: um bloqueio completo de 60fps na PlayStation 5. De facto, ao longo do jogo, captei cerca de oito horas de gravações na PS5. Por mais complexa que fosse a cena, parecia sempre atingir o alvo - com uma exceção.
Vê a imagem abaixo. Nesta sequência de batalha, colocada em cima de um arranha-céus abandonado, numa área específica e inimigos envolventes, uma queda de desempenho encontrada na PlayStation 4 Pro também consegue provocar uma pequena, mas sustentada, queda de frame rate na PS5. É o único exemplo de perda de desempenho que pude encontrar na PS5. É um pouco confuso porque não é totalmente claro o que se está a passar. Esta é uma sequência interessante, mas certamente não é tão visualmente exigente como muitas outras áreas do jogo, nem é tão grande no seu alcance. É apenas este local de construção envolto em nevoeiro. Isto não é mais do que uma descoberta académica, uma vez que parece ser a única sequência que não adere obstinadamente aos 60fps e, mesmo assim, só ocorre nessa posição específica.
Portanto, é estável, mas como é que o patch de 60fps melhora a experiência? Em geral, quer estejamos a falar de retrocompatibilidade mais as melhorias do patch, de intervenções ao nível do sistema como o FPS Boost ou de conversões diretas da anterior geração para a atual, o salto de 30fps para 60fps é transformador e em termos de jogo, isso aplica-se igualmente a The Last of Us Part 2. Em particular, achei que fazer mira era muito mais responsivo de uma forma geral. O jogo tem uma sensação moderadamente pesada por defeito a 30 fotogramas por segundo, mas agora é extremamente rápido. A única pequena reclamação é insignificante quando vista em termos globais das coisas: Estou desapontado que a velocidade do obturador para o desfoque do movimento não pareça ter sido ajustado para a taxa de fotogramas mais alta e, como resultado, perde algum do talento cinematográfico que se obtém a 30fps. A solução teria sido adicionar um regulador de velocidade de obturação no menu de opções, o que beneficiaria todas as versões do jogo, pois permitiria tanto aos amantes como aos que odeiam o desfoque do movimento encontrar um ajuste que lhes agradasse.
Tempos de carregamento? São melhorados até certo ponto, mas a natureza relativamente limitada do impulso aqui é a de que este é um lançamento retrocompatível, e não uma aplicação nativa da PlayStation 5. Durante o jogo, The Last of Us Part 2 é basicamente uma experiência contínua e sem interrupções - streaming em fundo, enquanto se joga sem interrupções para carregamento. Mas as cargas iniciais não podem ser mascaradas, e aqui está uma amostra, uma espera de 91 segundos na PS4 Pro reduz-se para 43 segundos na PS5 - pouco mais do dobro da velocidade. É bom ver uma melhoria, mas devido à natureza do código, não pode aceder aos APIs de armazenamento de nível inferior da PS5 que observamos o SSD a funcionar no seu melhor.
Embora o ponto sobre os tempos de carregamento não seja exatamente um game-changing, o impulso ao desempenho é-o sem dúvida e a sua chegada permitiu-me voltar atrás e apreciar o que a Naughty Dog realizou tecnicamente e partilhar convosco esses pensamentos no vídeo acima. Como vês, voltando ao lançamento do jogo, a Naughty Dog foi defensiva em relação aos spoilers e os embargos das análises vieram com limitações no conteúdo que podíamos cobrir. Havia muitas sequências interessantes e marcantes que não podíamos falar - mas agora podemos, assim como testar o patch PS5, a cobertura de hoje também serve para completar a nossa análise técnica original, de certa forma. Em última análise, com a sua atualização para a PS5, The Last of Us Part 2 corre mais suavemente do que nunca e eu gostei de voltar a jogar - simplesmente não há que enganar com o aumento da taxa de fotogramas e o jogo Naughty Dog parece e sente-se melhor do que nunca.