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High on Life chega à PS5 com problemas de desempenho e animação que precisam de ser corrigidos

Testadas todas as versões das consolas.

high on life key art
Crédito da imagem: Squanch Games/Digital Foundry

High on Life é um first-person shooter invulgar, com mecânicas de combate ao estilo de Halo, plataformas acrobáticas e humor mordaz narrado por grandes comediantes americanos. Destaca-se num mundo de jogos que se levam demasiado a sério, proporcionando uma experiência cativante desde o seu lançamento no ano passado para as consolas Xbox e PC. Após oito meses de exclusividade na Microsoft, o jogo finalmente chegou à PS4 e PS5, trazendo consigo importantes atualizações que corrigiram falhas de longa data. Estas novas versões fazem justiça a High on Life, e os visuais do jogo mantêm-se consistentes nas sete diferentes plataformas de consolas?

High on Life não é um jogo complicado no seu núcleo, embora apresente algumas nuances de jogabilidade interessantes. O combate baseia-se em algumas armas distintas, que vêm com uma mistura de modos de zoom e ações especiais. Os encontros tendem a ser bastante dinâmicos, com saltos flutuantes e corridas que permitem ao jogador misturar-se a diferentes distâncias com grupos de inimigos. A jogabilidade com armas não é mecânica ao nível de Halo ou Destiny, mas pode ser satisfatória, especialmente quando desbloqueias armas mais avançadas. Os encontros são frequentemente intercalados com desafios de plataformas e puzzles simples para variar o ritmo, criando um shooter descontraído.

Para além das suas mecânicas, High on Life confia muito num sentido metatextual de humor para manter a história em movimento. Isto não vai apelar igualmente a todos os jogadores, mas achei suficientemente divertido. Muitas histórias de jogos são bastante esquecíveis e embora High on Life não seja exatamente a minha preferência, manteve-me mais envolvido do que a maioria dos títulos. Além disso, duvido que o âmbito de um jogo como este possa justificar os tipos de cinemáticas cuidadosamente criadas necessárias para contar uma história dramática.

Aqui está a versão completa do nosso vídeo de cobertura de High on Life para PS4/PS5, mas fica o aviso de que contém diálogos controversos do jogo.Ver no Youtube

Dito isto, High on Life apresenta-se surpreendentemente bem do ponto de vista visual básico. O mundo do jogo é colorido e vibrante, os ativos são detalhados e a iluminação parece convincente na maior parte do tempo. High on Life tem um aspeto muito derivado do UE4 e aproveita ao máximo o conjunto de recursos desse motor - pelo menos ao nível dos jogos cross-gen. Isso significa uma combinação de iluminação baked de alta qualidade e oclusão ambiente para lidar com iluminação indireta, uma forte dependência de efeitos de espaço de tela e excelente Anti-Aliasing Temporal (TAA) com desfoque de movimento. É competente e parece bastante atraente em movimento, mas não ultrapassa outros títulos UE4.

Há também problemas definitivos. High on Life sofre de pop-in distrativo às vezes, com objetos mais pequenos e algumas sombras aparecendo muito perto do personagem do jogador. Notei também alguns erros visuais ao jogar na PS5, problemas como sombras tremidas e objetos a piscar. Não acho que o trabalho dos materiais seja excelente aqui, com a maioria dos objetos tendo um pouco de brilho plástico, especialmente em condições com iluminação indireta. Além disso, os níveis são um tanto repetitivos e as sequências de diálogo são bastante básicas, o que denuncia os valores de produção um pouco mais baixos do jogo em comparação com títulos de grande orçamento.

Dito isto, há algumas abordagens visuais únicas que apreciei. As várias armas no jogo têm rostos largos e expressivos, e os seus olhos acompanham os personagens NPC enquanto falas com eles, o que fica bastante fixe. As armas parecem um pouco rígidas, mas a carne delas treme enquanto te moves pelo mundo e elas recuam violentamente quando são disparadas. Inclinações subtis das armas do jogador ajudam a tornar as plataformas bastante responsivas. A animação na primeira pessoa em geral é realmente de alta qualidade.

Estas armas são invulgarmente expressivas - e comunicativas.

Portanto, em termos de visuais básicos, os desenvolvedores fizeram um bom trabalho. Pode não ser excepcional em relação aos esforços recentes do UE4, mas o jogo faz um uso eficaz das principais características do motor para oferecer um mundo de jogo vibrante e visualmente interessante.

Infelizmente, esta apresentação é prejudicada por um desempenho desagradável na PS5. Ao olhar para o modo de desempenho padrão, há algumas quedas de frames às vezes, frequentemente acompanhadas por rasgões na parte superior do ecrã. Isto não é muito grave e aparece infrequentemente, embora o jogo sofra de um problema curioso de desempenho que não aparece num gráfico de taxa de quadros.

Essencialmente, High on Life tem um problema de animação irritante que faz com que o jogo pareça estar a perder frames, mesmo a 60fps estáveis. A câmera do jogador e certas animações movem-se a uma taxa desigual entre frames, tornando a animação muito desconfortável. Isso não acontece o tempo todo, mas recorre consistentemente em certos locais por alguma razão, como na área central da cidade. É semelhante aos problemas de animação em Ghostrunner na Series S, o primeiro jogo que cobri para o Digital Foundry há cerca de dois anos, que também é um título Unreal Engine 4.

Infelizmente, o modo de desempenho padrão na PS5 pode cair para os 40s ou 50s com rasgões na quinta parte superior do ecrã - e também apresenta problemas de animação em que o jogo parece estar a perder frames, mesmo a 60fps.

A versão original do jogo para as consolas Xbox Series também sofreu do mesmo problema de forma mais acentuada, com problemas de animação intrusivos na maior parte do jogo - mas isso foi rapidamente corrigido numa atualização após o lançamento. Portanto, é uma desilusão ver o mesmo problema reaparecer na novíssima versão da PS5, mas espero que os desenvolvedores possam resolver o problema na plataforma da Sony prontamente. Felizmente, o modo de qualidade - que visa 30fps - parece não ter este problema de todo e mantém uma taxa de quadros estável durante a minha captura, mas obviamente, uma taxa de quadros mais alta beneficia um first-person shooter.

Por enquanto, os sistemas Xbox da geração atual têm um desempenho muito melhor do que a PS5, pelo menos em termos de desempenho. Ambos os modos de qualidade e desempenho na Series S e X comportam-se de forma bastante perfeita, atingindo um sólido 30fps e 60fps, respetivamente, sem problemas de animação. Notei algumas quedas de frames pontuais durante uma sequência inicial especialmente exigente, embora, em jogabilidade típica, tenhamos uma linha bastante estável tanto nos gráficos de taxa de quadros como nos gráficos de tempo de frame.

As características visuais diferem entre os dois modos gráficos oferecidos nas consolas da geração atual. O modo de qualidade oferece melhor qualidade de sombras, detalhes distantes aumentados, efeitos adicionais de nevoeiro e fumo e uma oclusão ambiente melhorada. As diferenças visuais entre os dois modos podem ser bastante acentuadas, quer sejam vistos na Series X ou na Series S, embora ambos os modos da Series S tenham resoluções de textura mais baixas do que na Series X.

Por volta dos 1800p, a PS5 aumenta mais a resolução no modo de desempenho do que a Series X (1440p) ou a Series S (1080p). No entanto, o desempenho é sólido nas consolas Xbox, sugerindo que a resolução da PS5 pode precisar de ser ajustada para alcançar uma taxa de quadros bloqueada.

A PS5 é maioritariamente semelhante à Series X, mas há uma diferença chave: as melhorias na oclusão ambiente parecem estar em grande parte ausentes na consola da Sony no seu modo de qualidade. Nas imagens que testei, a cobertura de oclusão ambiente parece muito semelhante entre os seus modos de qualidade e desempenho. Isto é provavelmente um bug ou então uma omissão estranha.

Também há surpresas quando se trata de contagem de pixeis. A Series S tem cerca de 1080p em ambos os modos, com a margem de desempenho extra quando a 30fps presumivelmente a ir para esses recursos visuais melhorados. A Series X é muito semelhante, chegando a ~1440p em todos os tiros que testei. Em contrapartida, a PS5 atinge uma média de ~1800p no seu modo de desempenho, com uma variação substancial entre os frames, enquanto o modo de qualidade é consistentemente a ~2160p. Na prática, a PS5 e a Series X parecem suaves e operam normalmente sem aliasing substancial, embora a PS5 tenha uma vantagem considerável na clareza da imagem em comparação com a Series X.

Apesar da resolução superior da PS5, as versões atuais da Series S e X parecem mais polidas. Os problemas de ritmo de animação e oscilações de taxa de quadros da PS5 estão ausentes nas plataformas de nona geração da Microsoft, e estas apresentam modos visuais de desempenho e qualidade devidamente calibrados. Parece que a versão PS5 de High on Life precisava de mais tempo no forno, e os problemas de ritmo de animação são um problema particularmente evidente.

Os modos de desempenho e qualidade na Series X diferem em termos de configurações gráficas, mas a resolução mantém-se próxima de 1440p em ambas as opções.

As consolas da geração anterior também recebem o tratamento High on Life, incluindo novos lançamentos para a PS4 e PS4 Pro. As características visuais assemelham-se à versão Series S no seu modo de desempenho, mas existem alguns cortes adicionais - como menor resolução de sombra, menor cobertura de sombra e menor densidade de folhagem. A qualidade da imagem também está boa, embora tanto a PS4 como a PS4 Pro pareçam renderizar cerca de 900p, sugerindo que a máquina aprimorada da Sony não está a ser aproveitada ao máximo.

Em termos de desempenho, a PS4 enfrenta alguns problemas com soluços consideráveis às vezes, além de pequenas flutuações de tempo de frame. O tempo de carregamento também é bastante problemático em comparação com os modelos de nona geração, quer seja a partir do menu principal ou in-game. A PS4 Pro comporta-se de forma semelhante, embora os soluços maiores pareçam ser menos frequentes. É uma experiência suficientemente adequada, mas como muitos títulos recentes de cross-gen, percebe-se que o foco não estava nas máquinas da geração anterior.

As plataformas Xbox One operam de forma semelhante, com os mesmos problemas de soluços e carregamento. A versão One S está associada a preocupações adicionais, com quedas mais frequentes de tempo de frame e descidas prolongadas também. Em termos de resolução, a One S está por volta dos ~792p e a One X por volta dos ~1080p, esta última está na extremidade inferior do que normalmente esperamos desta consola.

As consolas Xbox da geração anterior têm uma versão melhor de High on Life do que eu antecipava, com cobertura da taxa de quadros de 30fps bem calibrada em todas as plataformas da oitava geração. No entanto, obviamente, têm outros problemas substanciais. Notavelmente, nenhuma das plataformas da geração anterior exibe quaisquer dos problemas de animação que vemos na PS5.

A PS4 parece semelhante à Series X no modo de desempenho, embora a metade da taxa de quadros, a 900p em vez de 1080p, e com menor resolução de sombra, menor cobertura de sombra e menor densidade de folhagem. Soluços e tempos de carregamento mais longos também contribuem para uma experiência melhor nas máquinas de nona geração, embora a PS4 não tenha os problemas de animação da PS5 no modo de qualidade.

High on Life é um jogo com boa aparência e uma aventura divertida que gostei de jogar. A apresentação visual básica é bastante agradável, com excelente uso do conjunto de recursos do UE4. O desempenho é a principal queixa, uma vez que a PS5 sofre do problema de ritmo de animação que afetou as versões Xbox Series no lançamento. Na maior parte do tempo, sente-se bem, mas quando o jogo está a ter problemas de animação, é desanimador.

As consolas da geração anterior também apresentam uma série de problemas, como os soluços e os carregamentos demorados que frequentemente vemos em títulos da geração anterior nos dias de hoje. Não é o ideal, mas são definitivamente jogáveis - embora a One S lute um pouco mais para manter uma taxa de quadros de 30fps.

As novas edições de High on Life chegam principalmente como esperado, depois das atualizações pós-lançamento terem resolvido os problemas maiores nas versões Xbox existentes. No entanto, os problemas de ritmo de animação da PS5 precisam de ser resolvidos, assim como aconteceu com as versões Xbox Series S e X no ano passado.

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