Horizon Forbidden West: Burning Shores é um deleite visual
Um novo mundo construído para maximizar ao máximo o poder da PS5.
Horizon Forbidden West é um dos jogos mais bonitos desta geração, com folhagem abundante, iluminação bonita e detalhes ambientais impressionantes. A sequela em mundo aberto da Guerilla Games foi realmente impressionante - mas o DLC Burning Shores é ainda mais espetacular. Um sistema de renderização em nuvem retrabalhado juntamente com a exclusividade da PS5 confere melhorias gráficas acima e além da experiência do jogo base. Então, como Burning Shores eleva a barra visual? E o aumento da fidelidade tem um custo no desempenho?
É importante notar que Burning Shores decorre após a história principal de Horizon Forbidden West, então precisas de um jogo gravado com um personagem de alto nível para completares a expansão. Logo após inicializares o jogo com a expansão instalada, serás convidado para a nova área - que tem cerca de um terço do tamanho do jogo principal. É grande e de tirar o fôlego, desde o momento em que chegas até ao clímax da história horas depois; o novo conteúdo é um deleite visual por toda a parte.
Antes de explicarmos o porquê de Burning Shores ser tão especial, vamos cobrir o essencial. Assim como Forbidden West, Burning Shores possui modos voltados para a resolução, desempenho ou algo mais equilibrado. O modo de resolução é executado a 30fps, mas com uma imagem 4K nativa, o modo equilibrado é executado a 40fps (ideal para monitores de 120Hz) a 4K checkerboarded; o modo de desempenho é executado a 60 fps com 1800p checkerboarded.
Todos os modos podem empregar escala de resolução dinâmica para atingirem as suas metas de taxa de fotogramas, mas o impacto na qualidade da imagem é subtil e o desempenho é sólido, exceto um único fotograma mantido nos cortes da câmara que melhora a reconstrução da imagem. O VRR também é suportado, com uma versão desbloqueada do modo de desempenho que gira em torno dos 60 a 80 fps. Não é um grande impulso em relação ao modo de desempenho regular, mas é preferível se tiveres um ecrã de alta qualidade que apresenta VRR sem comprometer as configurações do painel. Eu pessoalmente gravito em torno das opções de desempenho aqui, embora realmente não haja escolhas más. Burning Shores possui um desempenho excelente.
Isto é particularmente impressionante, considerando a aparência do DLC exclusivo para PS5, mesmo em comparação com o jogo base. Um fator-chave que impulsiona a sua progressão visual é o novo sistema de renderização de nuvens, que dá às nuvens uma geometria 3D impressionante que imita perfeitamente a aparência bulbosa, porém esparsa, das formações de nuvens na vida real. A iluminação é muito agradável, com o vapor de água a ocultar levemente as luzes diretas do sol e criando bolsas de penumbra convincentes e sombras em grande escala.
Durante as condições do pôr-do-sol, o céu do jogo parece particularmente impressionante, com a luz a penetrar nas bordas irregulares das nuvens e destacando lindamente os seus densos detalhes de formação. Também podes ver as nuvens de perto, escalando perfeitamente à medida que nos aproximamos delas, enquanto que voar através delas cria as condições de branqueamento da vida real. Este é um feito único em videojogos - não há realmente nenhuma circunstância em que as nuvens exibam propriedades estranhas. A única exceção real é com o modo de desempenho ativado, onde as nuvens parecem um pouco menos detalhadas e têm artefactos de borda mais pronunciados.
No entanto, o próprio Horizon Forbidden West já continha uma renderização de nuvem muito detalhada por si só. O jogo usou o sistema de nuvem Nubis interno da Guerilla para exibir nuvens volumétricas altamente detalhadas com iluminação precisa, combinada com uma série de otimizações de desempenho - incluindo um uso muito pesado de upsampling temporal - para produzir um resultado que custa apenas um ou dois milissegundos por fotograma no hardware da consola. Burning Shores move-se para um sistema baseado em voxel com uma simulação mais física de como as nuvens se parecem no espaço 3D, algo que não é possível na PS4.
A única concessão que pode ser um subproduto deste novo sistema de renderização de nuvens é que as nuvens ocupam posições fixas e formações gerais dentro do mundo do jogo. Com o tempo, podes ver que as nuvens maiores realmente não se movem, enquanto as camadas de nuvens no jogo base mexem-se. As nuvens que estão mais altas na atmosfera continuam a mover-se, para sermos justo, e algumas das nuvens no jogo base também têm posições fixas. Além disso, as superfícies das nuvens continuam a distorcer-se e reformar-se de acordo com a direção do vento, então isso só é percetível em time lapses.
De volta ao solo, o principal centro populacional é chamado de Fleet's End e é um avanço em relação às cidades anteriores de Horizon - uma extensa vila costeira construída em torno de duas torres comerciais em ruínas de LA. O nível de densidade geométrica aqui é realmente impressionante, com as malhas high-poly exclusivas da Horizon. Também é um local bastante aberto, por isso é fácil obter detalhes próximos e distantes, todos amontoados no fotograma. A Guerilla parece ter aprimorado a já impressionante geometria do jogo base para realmente tirar vantagem da PS5. No entanto, locais mais naturais parecem bastante semelhantes.
Está claro que HFWBS foi construído exclusivamente para ter uma ótima aparência e funcionar bem a partir do ar, com uma paisagem mais vertical que contém colinas e edifícios no meio, enquanto as laterais do mapa se inclinam para as montanhas, com um mar agitado entre as características da terra. O terreno é facilmente legível à distância, ao contrário do terreno mais plano do jogo original - uma diferença subtil, mas muito importante.
A escala do jogo também brilha nos encontros de combate. Existem lutas com muitos inimigos de IA, incluindo inimigos menores que ocupam enormes áreas de jogo. Definitivamente, há uma sensação de que a ambição dessas lutas foi expandida em relação ao jogo base, que tendia a apresentar encontros de combate menores. Há um confronto no endgame em particular que é de longe a maior luta presente em qualquer jogo da saga Horizon até hoje, apresentando um tipo de escala que lembra os jogos God of War mais antigos.
Os visuais em Burning Shores são realmente impressionantes - quase podes sentir o cheiro da água do mar, sentir o calor vulcânico e sentir a névoa suave das nuvens. Existem alguns problemas também, provenientes do jogo base - as animações de Aloy são ocasionalmente desajeitadas em terrenos acidentados, viagens montadas podem revelar pop-in e espaços interiores mais antigos podem parecer estranhos, com um tom monótono, que parece fora de sintonia com o resto do jogo. Mas essas questões mal prejudicam o que é uma apresentação visual geral impressionante.
Eu realmente gostei do meu tempo com Burning Shores, e é claramente uma mostra visual para o hardware da PS5. O novo mundo foi construído para maximizar a beleza durante o voo, com impressionante renderização de nuvens e terreno cuidadosamente esculpido. A nova área da cidade também é um verdadeiro deleite, graças à sua densidade impressionante. Na melhor das hipóteses, este é um passo claro além dos visuais do jogo base.
Burning Shores também oferece um bom pedaço de novo conteúdo jogável - concluí as adições à história principal em cerca de 10 horas. Por um preço de $20, este é um valor muito bom, especialmente considerando a qualidade das novas missões principais, que estão no mesmo nível das missões da história do jogo base. Aqueles obcecados por colecionáveis devem ser capazes de passar pelo menos mais algumas horas a vasculhar itens ocultos, derrotando bases inimigas e descobrindo um certo encontro oculto e único. Além disso, a jogabilidade principal foi expandida com novos usos para o shieldwing e uma nova e poderosa arma de endgame, além de vários novos tipos de inimigos.
Burning Shores é tudo o que poderias esperar de uma expansão de jogo. É rica em conteúdo, oferece uma história atraente emocionante, tem novos recursos visuais importantes e é executada com excelente desempenho. É altamente recomendada.