Nvidia anunciou o DLSS 3.5 com reconstrução de raios, melhora a qualidade RT por IA
E mais: Half Life 2 RTX, Alan Wake 2 recebem path tracing e Call of Duty recebe DLSS 3.
A Gamescom 2023 já começou - como poderão ter notado - e a Nvidia apresentou o DLSS 3.5, uma nova versão do DLSS que adiciona 'reconstrução de raios' - essencialmente, uma redução de ruído ajustada por IA que melhora a qualidade dos efeitos de traçado de raios nas placas gráficas RTX. A empresa também anunciou um novo remaster comunitário do lendário Half-Life 2, novos títulos DLSS 3 e Reflex, entre outros.
Comecemos pelas novidades do DLSS 3.5, pois isto é fascinante. A informação crucial aqui é que o traçado de raios em tempo real depende de um número relativamente pequeno de raios que são lançados - certamente muito menos do que um raio por pixel - portanto, não temos uma imagem completa da 'verdade real', temos uma imagem com sinal e ruído. Isso significa que é necessária uma etapa de redução de ruído para preencher os píxeis em falta, que utiliza técnicas como a acumulação temporal e a interpolação espacial para gerar uma imagem final de maior qualidade.
Até aqui, tudo normal. Normalmente, esses reduzidores de ruído são ajustados manualmente, mas a inovação está no facto de a Nvidia ter treinado uma rede de IA (com cinco vezes mais dados do que usaram para treinar o DLSS 3) que consegue obter resultados melhores. Ela pode utilizar diferentes métodos com diferentes efeitos de traçado de raios, reconhecer píxeis bons e descartar píxeis maus, e reter os detalhes de alta frequência que normalmente seriam suavizados ao aumentar a escala.
Além de melhorar a fidelidade, a Nvidia afirma que substituir várias etapas de redução de ruído por um único modelo treinado por IA também pode levar a uma ligeira vantagem de desempenho. Mostraram um exemplo (no vídeo acima) em que o Cyberpunk 2077 passou de ~104 para ~112fps com a reconstrução de raios ativada. No entanto, em geral, devemos esperar um desempenho "aproximadamente o mesmo" com a funcionalidade ativada.
É de salientar que este novo redutor de ruído exige informações adicionais do jogo para funcionar, por isso, precisa de ser adicionado pelos produtores em cada título, em vez de ser uma atualização universal para todos os títulos RT existentes.
No entanto, a reconstrução de raios é executada nos núcleos Tensor nas placas gráficas Nvidia, portanto, ao contrário da geração de quadros, esta funcionalidade estará disponível nas placas gráficas das séries RTX 20 e 30, bem como nas mais recentes da geração 40 da Nvidia.
A reconstrução de raios está a ser adicionada primeiro a jogos com traçado de caminho, uma vez que mostram mais benefícios, uma vez que utilizam apenas efeitos de RT. Essa lista inclui a expansão Phantom Liberty de Cyberpunk 2077, Portal com RTX e Alan Wake 2 - este último não sabíamos que era um título com traçado de caminho até agora. Claro, a Remedy tem uma boa reputação, com o Control de 2019 a permanecer uma das melhores demonstrações de RT, por isso faz todo o sentido vê-los adotar o traçado de caminho. (Um trailer de Alan Wake 2 DLSS 3.5 será lançado às 14h com mais imagens do jogo e das suas tecnologias gráficas.)
Os primeiros títulos DLSS 3.5 estão previstos para chegar "este outono". Além disso, três ferramentas de criação de conteúdo - Chaos Vantage, D5 Render e Nvidia Omniverse - também estão a integrar a reconstrução de raios para melhorar as imagens de pré-visualização.
Para obter mais detalhes sobre como a reconstrução de raios (e o traçado de raios em geral) funciona, vale a pena ler o artigo do blog DLSS 3.5 da Nvidia.
Além disso, na sua apresentação, a Nvidia também anunciou o Half-Life 2 RTX, um projeto comunitário que utiliza o RTX Remix para recriar o seminal Half-Life 2 com uma lista de tecnologias, incluindo traçado de raios completo, DLSS 3, Reflex e RTX IO, juntamente com ativos modernos.
O jogo já parece fantástico, graças aos trabalhos de várias equipas de modding de Half-Life agregadas num novo grupo chamado Orbifold Stuidos, mas a Nvidia espera, sem dúvida, que o anúncio do projeto leve mais voluntários a envolverem-se. Se estiverem interessados, podem aceder ao site Half-Life 2 RTX da Nvidia.
Além disso, a geração de quadros DLSS 3 foi anunciada para Call of Duty: Modern Warfare 3, Payday 3 e Fortnite, enquanto MW3 e Payday 3 também estão definidos para apresentar o Reflex para reduzir a latência. As métricas da Nvidia sugerem que 90% dos utilizadores do GeForce Experience ativam o Reflex quando é oferecido - embora muitas vezes esteja ativado por padrão - tornando-o uma funcionalidade muito mais apreciada universalmente do que o traçado de raios ou até mesmo o DLSS, que têm desvantagens mais óbvias em termos de desempenho ou qualidade de imagem, dependendo das configurações escolhidas.
A Nvidia também afirmou que os títulos Xbox PC Game Pass estarão disponíveis no GeForce Now a partir desta quinta-feira (24 de agosto) e detalhou mais dos seus esforços em NPCs alimentados por IA, incluindo o 'NeMo SteerLM', que permite que os personagens respondam de forma mais realista - os slides da Nvidia mostram personagens com reguladores de criatividade, humor e toxicidade.
Será interessante ver os primeiros títulos DLSS 3.5 em ação, por isso fiquem atentos para algumas impressões e análises quando tivermos a oportunidade de os experimentar.
As melhorias de qualidade parecem impressionantes, e será interessante ver se vemos o mesmo redutor de ruído treinado por IA utilizado em lançamentos mais antigos de RT - Control poderia parecer surpreendente, por exemplo...