Digital Foundry investiga como poderá ser uma atualização para a geração atual de Red Dead Redemption 2
Um olhar atento às possibilidades - desde uma versão desbloqueada da geração passada até à atualização para a PS5/Xbox.
É um dos mistérios mais desconcertantes da atual geração. Tantos títulos da PS4 e da Xbox One receberam remasterizações ou actualizações de 60fps e, no entanto, há um jogo que está sozinho... Red Dead Redemption 2. Não há nenhuma razão real para que a Rockstar não possa apresentar uma versão melhorada do jogo para a PS5 e Series X, com a versão para PC combinada com hardware equivalente ao das consolas, o que nos dá algumas ideias sobre o que os modos de qualidade e desempenho podem realmente ser.
No entanto, neste momento, as consolas actuais estão limitadas a versões retrocompatíveis da versão da geração anterior. O que isso significa é que a PlayStation 5 funciona com uma versão do jogo em 4K sem grande brilho, bloqueada a 30 fps. A situação melhora um pouco na Xbox Series X, que corre a 4K nativo - novamente a 30 fps. No entanto, ambas as experiências são basicamente intercambiáveis com a jogabilidade na PS4 Pro e na Xbox One X. Este jogo merece melhor.
Antes de mais, quero destacar o trabalho do modder Illusion, que lançou um mod de desbloqueio da taxa de fotogramas para o Red Dead Redemption 2 que - infelizmente - só funciona em consolas PlayStation 5 que tenham sido alvo de exploit. Ao remover a limitação do sistema da Sony para 30 fps, o jogo "funciona" a 60 fps. A PS5 tem potência mais do que suficiente para duplicar a taxa de fotogramas a 4K - e, de facto, graças a outro mod do Illusion, o v-sync pode ser desativado e a taxa de fotogramas completamente desbloqueada. Se corrermos o Red Dead 2 no seu modo 1080p (acessível através do front-end da consola), podemos ver que, mesmo nas áreas mais intensivas da CPU, estamos sempre acima dos 60 fps.
Esta é a situação do hack de compatibilidade, mas como seria uma atualização real de Red Dead 2 para a geração atual? Os leitores regulares saberão o que acontece a seguir: corremos a versão para PC do Red Dead 2 na nossa Consola Frankenstein - este é um computador construído com o kit de desktop AMD 4800S, que é literalmente a CPU da Xbox Series X em formato PC. Infelizmente, a sua GPU integrada está desactivada, o que significa que precisamos de uma GPU para a substituir e, para isso, estamos a usar a AMD Radeon RX 6700 10GB, uma placa gráfica RDNA 2 com muitas semelhanças à GPU da PlayStation 5.
Para atingir os 60 fps, utilizámos as definições optimizadas de Alex para a versão PC, que são efetivamente as mesmas da Xbox One X - uma mistura bizarra que vai desde os equivalentes mais baixos do PC até ao ultra total. Nos casos em que existiam definições híbridas - como uma qualidade que se situa entre média e alta, por exemplo - optámos por alta. Curiosamente, o PC oferece as vias de renderização Vulkan e DX12: seria de esperar que a DX12 fosse mais adequada para as consolas, mas perdi muito desempenho em relação à Vulkan.
Próxima paragem: A sequência de benchmark de Red Dead 2. Corri a 4K completo, 1944p, 1890p e 1800p, tendo verificado que apenas 1800p proporcionava um bloqueio efetivo de 60 fps. Talvez as consolas da geração atual pudessem fazer melhor com uma otimização à medida, mas, dito isto, estamos a tentar duplicar os 30 fps da Xbox One X... e essa consola era um monstro! Do lado da GPU, o jogo está bloqueado durante a maior parte do tempo e mostra realmente o que nos falta. Vi pequenas quedas de desempenho na luta no salão de Valentine - o que proporcionou uma verdadeira nostalgia, uma vez que a Xbox One X desceu abaixo dos 30 fps na mesma área. Penso que uma gama de resolução dinâmica de 1728p a 2160p cobriria provavelmente todos os cenários.
Também notei algum stutter transversal - que pode ser um fator do próprio jogo para PC ou da natureza bastante estranha do computador que construí para a tarefa, que não é exatamente um hardware típico. De qualquer forma, as taxas de fotogramas desbloqueadas pelo Illusion para a versão PS4 Pro do jogo a correr na PS5 sugerem que estas falhas não são um problema nas consolas.
Como podem ver no vídeo acima, também criei um modo de qualidade projectada - que funciona a 4K nativo e aumenta a fasquia em áreas onde talvez a Xbox One X fique aquém. A qualidade da iluminação, a iluminação global, a distância de projeção da relva, a volumetria e as sombras foram o meu primeiro ponto de partida para aumentar a qualidade das definições. No entanto, o ultra total estava fora de questão a 30 fps - Red Dead 2 é muito exigente.
Também notei que o v-sync de taxa média da versão para PC não funciona corretamente, produzindo um ritmo de fotogramas inconsistente. Isto não é um problema nas versões para as consolas, claro, e resolvi-o no PC graças ao SpecialK de Kaldiaen. Este "modo de qualidade" projetado tem bom aspeto, mas na verdade - 60 fps é o que interessa como atualização transformadora.
Portanto, à primeira vista, uma experiência de 60fps com bom aspeto poderia ser viável para a PS5 e Series X com base no que o código do PC nos está a dizer, com escalabilidade para um modo de 30fps que melhore as fraquezas inerentes às versões da geração anterior - por muito ligeiras que sejam. No entanto, pergunto-me se as melhorias mais recentes no motor do RAGE poderão oferecer mais, fora do âmbito da versão do jogo para PC.
Se olharmos para Grand Theft Auto 5 na PS5 e na Series X, a Rockstar foi mais longe. As sombras de sol com ray tracing oferecem uma melhoria agradável em relação aos mapas de sombras mais tradicionais. É claro que estas sombras foram aplicadas num jogo muito mais antigo, com ciclos de GPU de sobra, mas se olharmos para GTA 6, não há sombras RT, mas parece haver reflexos RT e iluminação global - e esta última, em particular, ficaria espetacular em Red Dead Redemption 2.
A Rockstar está a usar a sua tecnologia no seu próximo jogo, mas parece um pouco exagerado adicionar RT a uma futura atualização de Red Dead 2 para a geração atual. Por outro lado, talvez algum nível de ambição seja a razão pela qual ainda não vimos a mais esperada das actualizações?