Análise técnica de Indiana Jones and the Great Circle: um feito incrível
O melhor jogo Indy alguma vez criado.
Indiana Jones and the Great Circle marca o regresso triunfante da Machine Games. Este é o maior jogo do estúdio até à data e o primeiro a afastar-se da série Wolfenstein, na qual a sua reputação foi construída. Também nos dá o nosso primeiro olhar sobre a mais recente tecnologia produzida em conjunto pela id Software e Machine Games - e embora tenha a sua própria marca, esta nova tecnologia parece corrigir os muitos erros que esperamos de muitos lançamentos AAA com o Unreal Engine 5, incluindo o suporte para iluminação global ray tracing (RTGI), com objetivos de 60fps a altas resoluções. Hoje vamos analisar algumas das excelentes caraterísticas visuais oferecidas, tanto do ponto de vista tecnológico como artístico, ao mesmo tempo que abordamos os pormenores do desempenho e da qualidade de imagem e a própria jogabilidade. Vamos entrar na aventura.
Com o seu lançamento no verão de 81, Indiana Jones como franchise cresceu juntamente com os videojogos como meio. Com Harrison Ford a dar vida a esta personagem arrojada, o sucesso de Indy deu origem a inúmeras ramificações e produtos adjacentes, incluindo videojogos - o primeiro dos quais chegou apenas um ano após o lançamento do filme para a Atari 2600. Raiders of the Lost Ark, por muito rude e confuso que seja, seria um dos muitos jogos de vídeo que tentariam recriar momentos icónicos do primeiro filme.
Isto leva-nos à era moderna. The Great Circle é uma história original, mas começa de uma forma familiar. A introdução de Raiders foi meticulosamente recriada para este novo jogo e parece uma declaração de intenções - como se os designers da Machine Games tivessem estudado esta sequência - fotograma a fotograma para compreenderem totalmente a forma como Steven Spielberg contou a história. Ao reproduzi-la, a equipa percebeu qual a melhor forma de contar uma história neste mundo. Também nos permite comparar o jogo diretamente com o filme, o que, por sua vez, revela alguns dos ganhos visuais do jogo.
Antes de mais, ao contrário dos títulos anteriores da Machine Games, todas as cutscenes apresentadas neste jogo são renderizadas em tempo real, o que é um passo positivo. Isto também demonstra que os modelos das personagens são excelentes, melhores do que eu esperava antes do lançamento. Há uma quantidade surpreendente de detalhes visíveis e, embora exista um pouco de um elemento de “vale estranho” nestas cenas, sinto que a equipa conseguiu captar em grande parte o aspeto dos atores. O retrato de Alfred Molina de Satipo durante esta sequência parece surpreendentemente autêntico, com as suas expressões faciais exageradas e o seu nível persistente de perplexidade enquanto Indy faz o seu trabalho. A animação, as expressões e a recriação de ângulos de câmara icónicos são muito bem conseguidas durante a introdução do jogo.
Mas, antes de continuarmos, há um problema que queria assinalar - vai notar stutters e quedas ocasionais para 30 fps. Há grandes anomalias no tempo de fotogramas, mas isso é apenas metade da resposta - certas animações também caem para 30 fps durante um curto período de tempo, apesar de a cena circundante ser atualizada a 60 fps. O problema é que isso prejudica um pouco as fantásticas cutscenes, e é algo que espero que consigam corrigir.
Por falar em trabalho de câmara, The Great Circle oferece aos utilizadores duas opções de rácio de aspeto: uma opção 16:9 completa, a predefinição, e uma opção cinematográfica ultra-wide. A opção cinematográfica dá-nos um rácio de aspeto mais amplo que se aproxima mais do filme - a opção 16:9 corta a esquerda e a direita de cada plano.
Também queria realçar a qualidade do trabalho de voz - Troy Baker entra no papel de Indiana Jones e, ao ouvi-los lado a lado, fiquei um pouco chocado com a semelhança com o jovem Harrison Ford. Claro que não é só o Indy. Todo o elenco é brilhante e, tal como nos títulos anteriores da Machine Games, as línguas originais são frequentemente incluídas. As secções numa cidade europeia apresentam a língua dessa zona, enquanto o vilão fala alemão e inglês com sotaque - e o seu desempenho é verdadeiramente impressionante.
Quando o jogo passa para uma cena no interior de um templo, a recriação do filme continua a ser impressionante, desde as expressões partilhadas entre Indy e Satipo até ao cabelo do infeliz concorrente de Indy. É evidente que a Machine Games teve o maior cuidado em renderizar os fios de cabelo de uma forma limpa e realista, dando vida às suas personagens. Este não parece ser um sistema de cabelo do tipo fio, são cartões de cabelo tradicionais, mas os resultados continuam a ser excelentes.
O RTGI do jogo também impressiona, com o ray tracing a ser utilizado para calcular a iluminação indireta de fontes de luz como o sol. Os espaços interiores com vista para o exterior são os que melhor demonstram os pontos fortes da técnica, com queda de luz natural, sombras de contacto e fendas sombreadas. É um grande salto em relação aos jogos anteriores baseados na id Tech, e penso que é fundamental para um jogo como este que se passa em tantos locais naturais. Queremos que essa iluminação natural dê vida a cada cenário.
Apesar do custo do RTGI, The Great Circle continua a ter como objetivo 60 fps - um feito impressionante, especialmente tendo em conta a resolução média elevada. Na Xbox Series X, a resolução interna do jogo é de cerca de 1800p em média, com redimensionamento dinâmico da resolução e uma qualidade de imagem global limpa. É um grande salto em relação à série de títulos UE5 que vimos com uma resolução inferior a 1080p quando o RT está ativado a 60 fps.
A Xbox Series S é uma plataforma ainda mais desafiante e onde vimos as funcionalidades RT serem abandonadas em muitos lançamentos. No entanto, neste caso, o RTGI é um requisito, pelo que a Machine Games teve de adotar uma abordagem diferente para garantir um bom resultado visual. As resoluções internas continuam a ser relativamente elevadas, a rondar os 1080p, mas o jogo recorre ao sombreamento de taxa variável (VRS), tal como Doom Eternal fez na Xbox. Esta técnica tenta reduzir a qualidade em áreas que não são de interesse visual, o que aumenta o desempenho, mas pode por vezes manifestar-se como artefactos de codificação de vídeo. O problema não é grave na Series X, mas na Series S a combinação com a resolução mais baixa e a TAA pode produzir uma confusão que não se aguenta bem num ecrã grande - embora provavelmente ficasse bem num ecrã mais pequeno de uma consola portátil.
A qualidade dos recursos do jogo também foi reduzida, com as texturas de baixa resolução a contribuírem para uma instalação de 87 GB contra 130 GB na Series X. A qualidade da imagem também foi reduzida, com menos precisão, o que abre a porta a fugas de luz e outros artefactos ou alterações. Ainda assim, apesar de ser evidente que os efeitos visuais sofrem um golpe na Series S, diria que fizeram um trabalho melhor do que o habitual, criando uma versão do jogo que continua a ser bem jogado e com um aspeto suficientemente agradável.
Para além da abertura mais linear, a maior parte do jogo decorre em enormes mapas abertos. Não se trata de um jogo de mundo aberto, mas os níveis são maiores do que os que vimos na Machine Games no passado - algo mais parecido com um grande mapa de Hitman, com pontos de interesse espaçados de forma realista.
Felizmente, a taxa de fotogramas é praticamente inabalável a 60 fps durante o jogo, tanto na Series X como na Series S. Combinar níveis grandes, RTGI e uma taxa de atualização de 60 fps não é tarefa fácil! Os tempos de carregamento também são incrivelmente rápidos - não há praticamente nenhum carregamento visível no jogo, fazendo com que pareça completamente sem falhas. O único problema menor em termos de desempenho são os problemas das cutscenes mencionados anteriormente, o que significa que o jogo é perfeito nas consolas.
Para além disso, penso que este é um dos melhores jogos licenciados que já joguei. É raro que uma produtora compreenda tão perfeitamente o material de origem sobre o qual está a construir um jogo, mas parece que as pessoas por detrás de Indy adoram e respeitam verdadeiramente a propriedade. A narrativa é, francamente, muito melhor do que a dos dois últimos filmes, e é também muito mais fundamentada. Há elementos sobrenaturais, mas são muito mantidos no domínio de algo como Raiders.
A estrutura básica do jogo permite que isto funcione - essencialmente, passarás o tempo em vários locais do mundo, onde enfrentarás uma mistura de resolução de puzzles, diálogo, exploração, furtividade e combate. A forma como o jogo transita suavemente entre sequências lineares com guião e uma jogabilidade aberta dá-lhe espaço para respirar. Há até missões secundárias divertidas - como uma em que roubas uma camisa preta para entrares numa arena de boxe subterrânea. É um jogo que partilha muito do ADN com o primeiro título de Riddick, Escape from Butcher Bay, no qual alguns dos membros da equipa da Machine Games tinham trabalhado anteriormente.
Coisas como o sistema furtivo também são muito interessantes quando se entra nele. Basicamente, Indy não pode eliminar os inimigos discretamente apenas com as mãos - isso dá início a uma luta de punhos. Em vez disso, os jogadores terão de utilizar objetos espalhados pelo ambiente para um abate rápido e furtivo. Os inimigos reagem de forma realista aos ataques de Indy e a IA furtiva funciona como seria de esperar - mesmo que seja um pouco “de jogo”, com os inimigos contentes por continuarem a sua atividade mesmo quando as suas fileiras diminuem drasticamente. Ainda assim, o objetivo é recompensar a experimentação, permitindo que os jogadores se atrapalhem enquanto abatem os inimigos pelo caminho. As armas também raramente são utilizadas, especialmente no início, mas são sempre uma opção se souberes lidar com as consequências. Disparar alguns tiros numa base inimiga, por exemplo, e alertar toda a gente.
A grande conclusão para mim é que, depois de passar tanto tempo com o jogo, percebi o quanto eu queria que um jogo destes existisse. Indiana Jones and the Fate of Atlantis foi um dos primeiros videojogos que comprei com o meu próprio dinheiro e adorei. Também gosto de outros jogos do Indy, mas The Great Circle supera honestamente todos eles - canaliza verdadeiramente o espírito de Indiana Jones em forma de jogo e vale bem o teu tempo.