Intel anuncia as placas gráficas Arc B580 e B570 "Battlemage" com geração de fotogramas XeSS 2
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A Intel anunciou as suas primeiras placas gráficas discretas “Battlemage”, a Arc B580 e a B570. Para além de serem as GPUs Intel mais rápidas de sempre, a B580 de 249 dólares e a B570 de 219 dólares estão também equipadas com o upscaling XeSS de segunda geração da Intel com geração de fotogramas e redução da latência. É uma receita promissora, especialmente se a Intel conseguir continuar a reforçar o seu suporte de controladores para jogos mais recentes à medida que nos aproximamos das datas de lançamento de 13 de dezembro (B580) e 16 de janeiro (B570).
Antes de entrarmos nas especificações e caraterísticas, vamos recapitular brevemente a história da Arc até agora. A Intel lançou as suas primeiras placas gráficas discretas Arc em 2022, começando com a Arc A380 e seguindo com as mais potentes A750 e A770. O A380 era mais um campo de testes, uma novidade que oferecia excelentes recursos de mídia, mas pouco grunhido bruto, enquanto o A750 e o A770 continuam a oferecer um valor razoável em níveis de desempenho aproximadamente RTX 3060.
Os novos B580 e B570 têm um objetivo mais elevado, com a obrigação de terem um bom desempenho com uma resolução de 1440p e definições ultra. Isto faz sentido, dado que os ecrãs de alta taxa de atualização de 1440p atingiram agora os preços habituais - por exemplo, pode comprar um monitor de 27 polegadas 1440p 165Hz por menos de £150, o que o torna a nova referência.
De acordo com os números da Intel, a B580 Limited Edition (equivalente a uma placa AMD de referência ou Nvidia Founders Edition) é, em média, 24% mais rápida do que a antiga A750 a 1440p e definições ultra. Isto inclui médias inferiores a 60 fps em jogos como Dragon's Dogma 2, The Last of Us Part 1, A Plague Tale: Requiem e Total War Three Kingdoms; médias de cerca de 100 fps em jogos como Returnal, Cyberpunk 2077, The Witcher 3 - todos com XeSS; e médias de cerca de 165 fps em Fortnite, F1 24, Diablo 4 e Doom Eternal - todos novamente com XeSS.
A Intel também promete “o melhor desempenho da categoria por dólar” em comparação com a GeForce RTX 4060 da Nvidia, com um desempenho raster médio de 1,32x em 47 jogos e um desempenho RT médio de 1,25x em nove jogos. Entretanto, a Radeon RX 7600 de entrada de gama da AMD apresenta um desempenho de 1,06x e 0,88x em comparação com a RTX 4060 no mesmo conjunto de jogos.
Internamente, a GPU BMG-G21 e a sua arquitetura Xe2 proporcionam 70% de desempenho extra por Xe-core e 50% de desempenho extra por watt, espelhando as melhorias que a Intel tem feito com as suas APUs ultimamente. Estas melhorias arquitetónicas são bastante abrangentes, com aumentos de velocidade de 1,2x a 12,5x em operações que incluem despacho de computação, desenho, taxa de mistura de pixels, despacho de sombreador de malha, corte de índice de vértices, processamento de vértices, tesselação, triângulo de raios, traçado de raios e operações de feedback de amostrador.
Arc B580 | Arc B570 | |
---|---|---|
Xe Cores | 20 | 18 |
Fatias de renderização | 5 | 5 |
Unidades RT | 20 | 18 |
Motores de IA XMX | 160 | 144 |
Velocidade de relógio gráfico | 2670MHz | 2500MHz |
Memória | 12GB | 10GB |
Interface de memória | 192 bit | 160 bit |
Largura de banda da memória | 456GB/s | 380GB/s |
Peak TOPs | 233 | 203 |
Potência total da placa | 190W | 150W |
O XeSS é a chave da equação, com a Intel a afirmar que mais de 150 jogos suportam agora a tecnologia, e as melhorias médias de desempenho variam entre 22% e 80% a 1440p e definições ultra - sendo a melhoria média de 47%. O XeSS também é agora compatível com as APIs DX11 e Vulkan, em vez de apenas com a DX12.
Para além da tecnologia de superamostragem existente, o novo XeSS2 inclui a geração de fotogramas (XeSS-FG) e uma solução de atenuação da latência (XeSS-LL) - um componente necessário para a geração de fotogramas, mas algo que também é bom ter para jogos mais competitivos, como os jogos de tiro na primeira pessoa. Demonstrando as funcionalidades a trabalhar em conjunto no F1 24, a B580 passa de uma leitura de base de 48 fps para 93 fps com a superamostragem equilibrada XeSS e depois 152 fps quando a geração de fotogramas XeSS 2 é adicionada à mistura.
Os valores da latência também são interessantes, com 57 ms de latência utilizando a renderização nativa, 32 ms com XeLL, 19 ms com XeSS + XeLL e 28 ms com XeSS, XeLL e XeFG.
Tanto a geração de fotogramas XeSS como a redução de latência XeSS requerem o envolvimento da produtora, pelo que a adoção levará algum tempo - mas pelo menos não veremos uma situação semelhante à da Valve, que baniu os utilizadores do Anti-Lag+ no Counter-Strike 2, uma vez que a tecnologia de redução de latência universal da AMD acedeu a dados do jogo sem autorização.
Em última análise, é uma configuração promissora, mas com as placas da série 50 da Nvidia a aproximarem-se, a Intel terá de continuar a fazer grandes progressos com a sua tecnologia gráfica Arc para se manter competitiva.
A empresa parece ter mantido os seus parceiros de placas de lado por enquanto, com GPUs Intel série B a caminho da própria Intel e seis parceiros nomeados: Acer (Nitro), ASRock (Steel Legend, Challenge), Gunnir (Photon, Index), Maxsun (I-Craft, Milestone), Onix (Lumi, Odyssey) e Sparkle (Titan, Guardian).
Será fascinante ver o desempenho destas placas quando estiverem disponíveis, e iremos acompanhá-las oportunamente assim que tivermos a oportunidade de as testar.