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Space Marine 2 na PS5 Pro: um upgrade indispensável em termos de qualidade de imagem e desempenho

A versão do jogo da PS5 foi corrigida com taxas de fotogramas melhoradas.

A Space Marine vaults over tyranid bodies in Warhammer 40K: Space Marine 2.
Crédito da imagem: Focus Entertainment

O suporte da PlayStation 5 na Pro chega finalmente a Warhammer 40K Space Marine 2, resultando numa das atualizações mais interessantes que vimos até agora nas consolas de geração passada da Sony. A partir da atualização 1.5, a PS5 Pro melhora o desempenho no modo de velocidade de 60 fps e resolve o problema da qualidade de imagem (por vezes) desfocada nesse mesmo modo. Os modos de velocidade e de qualidade utilizam o PSSR em vez do método FSR2 original para melhorar a qualidade da imagem, ao mesmo tempo que aumentam a resolução interna em cada modo e visam uma resolução de saída de 4K. Resumindo: no modo de qualidade, temos agora uma gama de 1080p a 4K como resolução de entrada, enquanto no modo de velocidade essa gama se ajusta a 1080p-1440p.

A grande questão é saber se a transição para o PSSR é suficiente para fazer uma diferença percetível na nitidez em cada modo. Especialmente em movimento, qual é a vantagem em relação à PS5 base? E, olhando para o modo de velocidade de 60 fps em particular, será que a PS5 Pro proporciona finalmente a experiência suave que estava fora de questão para a PS5 base?

Antes de começarmos, uma palavra rápida sobre o estado do jogo na PS5 de base atualmente. O facto é que o modo de qualidade de 30 fps correu sempre muito bem no hardware de base, mas o modo de velocidade debateu-se com uma leitura oscilante da taxa de fotogramas de 35-60 fps. Comparando o patch 1.2 - a versão que testámos na análise original há três meses - com o patch 1.5 de hoje, há uma diferença respeitável. A boa notícia é que estamos a ver uma melhoria de 5-10 fps na PS5 e, ocasionalmente, até mais. Devido à natureza variável do combate, é um verdadeiro desafio sincronizar a jogabilidade em cada um deles, mas a comparação continua a dar uma imagem clara: A Saber Interactive tem trabalhado arduamente desde o lançamento para melhorar o desempenho da PS5.

Aqui está a comparação completa em vídeo de Space Marine 2 na PS5 base e na PS5 Pro - e um pouco de contexto relativamente à Xbox Series X. Ver no Youtube

O resultado líquido é que quem tiver um ecrã compatível com VRR beneficiará da nova correção, embora a taxa de fotogramas possa, por vezes, ficar abaixo do limite de 48 fps para VRR na PS5. Para além disso, não há uma melhoria real nas áreas do jogo que, como é óbvio, são afetadas pela CPU. A batalha com o nadador rasgador no final da segunda missão, por exemplo, continua a rondar os 40 fps, chegando mesmo a cair para os 30 por vezes. Por fim, apesar do aumento geral do desempenho noutros locais, a PS5 base não está à altura do nível de desempenho da Xbox Series X no modo de velocidade, que também voltámos a testar no patch 1.5. A cena de abertura faz com que a PS5 fique aquém dos 10 fps, embora no jogo em si essa margem diminua consideravelmente. A Series X continua a ser a consola a bater quando se trata de atingir 60 fps.

Começando então os nossos testes com a PS5 Pro, a velocidade de 60fps é o ponto de partida óbvio, com muito a ganhar com o novo hardware e o PSSR. A utilização do PSSR por Space Marine 2 é um sucesso semelhante ao de Final Fantasy 7 Rebirth, permitindo que este modo de 60fps tenha um aspeto muito mais limpo e claro. Em termos de métricas de resolução bruta, é aumentado de 720p para 1080p com FSR2 na PS5 base para 1080p-1440p reconstruído para 4K com PSSR. Apesar de as principais definições visuais permanecerem inalteradas, a resolução mais elevada e o melhoramento da aprendizagem automática produzem uma enorme melhoria na imagem em movimento.

Mesmo em imagens estáticas, em que uma acumulação de fotogramas ajuda ambos os lados a resolver uma imagem 4K, a PS5 Pro acaba por ter uma imagem mais nítida. A PS5 básica aguenta-se razoavelmente bem quando está imóvel, mas a PS5 Pro consegue resolver os detalhes de plantas distantes com mais precisão. No entanto, a maior vantagem do Pro está no movimento real: A forma como o PSSR lida com as áreas de selva densa na primeira missão é verdadeiramente notável, substituindo a resolução muitas vezes turva e indistinta do FSR2 por um contorno mais nítido de cada pedaço de cenário. A capacidade da PS5 Pro de gerar mais pixéis - 1080p no mínimo, em comparação com um nadir de 720p nas consolas de base - e de os melhorar de forma mais inteligente permite uma enorme melhoria. Desde a relva, lama e palha no chão até ao detalhe dos reflexos e das grelhas metálicas de uma barcaça de batalha, todos os elementos beneficiam da mudança para PSSR.

No entanto, não é perfeita. A desvantagem é que a imagem é demasiado nítida em alguns pontos, nomeadamente na vegetação e também nos elementos refletidos em poças de água. Os elementos com muito movimento subpixel, como as lâminas de relva a balançar, continuam por vezes a produzir ruído - aliasing. Da mesma forma, também se nota cintilação em superfícies duras e de elevado contraste. Há um compromisso, mas, no geral, a PS5 Pro continua a ser positiva neste modo.

Olhando de seguida para o desempenho real do modo de velocidade, a PS5 Pro aproxima ainda mais a leitura do objetivo de 60 fps. Não é de modo algum um valor fixo para esse número máximo, especialmente quando se entra numa batalha com vários tiranídeos, mas é um impulso na maioria dos aspetos em relação à leitura base da PS5. Comparando as duas máquinas, ambas atualizadas para o patch 1.5, temos um ganho de até 5 fps durante a cena de abertura, quando aterramos no campo de batalha. A partir daqui, o delta alarga-se ainda mais para mostrar uma vantagem de 10 fps na PS5 Pro em batalha. Por vezes, é ainda maior, embora seja cada vez mais difícil sincronizar exatamente a jogabilidade. Infelizmente, também é difícil ignorar as quedas persistentes na Pro: ainda estamos a assistir a saltos para os 45 fps, no momento em que os inimigos emergem das suas cápsulas no planeta da selva de abertura. Além disso, apesar de ter melhorado, ainda estamos a funcionar entre os 50 e os 60 fps durante os cenários que envolvem enxames de inimigos. Resumindo, tudo isto coloca a PS5 Pro mais frequentemente a 60 fps do que a PS5 base e garante que a taxa de fotogramas se mantém dentro da janela de 48-60 VRR com mais frequência - mas não é fixo.

Há mais uma ressalva a fazer. É um momento excecional, mas o manuseamento da infame peça do enxame de rippers na segunda missão continua a ser difícil na PS5 Pro. Infelizmente, Space Marine 2 coloca aqui exigências na PS5 Pro que não são resolvidas por um aumento de 45% na potência do GPU, nem pela oferta do PSSR da PS5 Pro como upscaler. Ao enfrentar um enorme enxame de inimigos - semelhante aos ratos em A Plague Tale: Requiem - a PS5 Pro apenas consegue um pequeno ganho de desempenho em relação à PS5 base. A taxa de fotogramas oscila entre os 40-60 fps, o que é uma melhoria em relação às descidas abaixo dos 40 que tínhamos antes, mas não é suficiente. Isto está longe de ser uma experiência ótima de 60 fps, e talvez realce os limites dos perfis de CPU semelhantes de cada consola.

Uma comparação da taxa de fotogramas com a Series X também mostra uma sorte mista. Com cada consola atualizada para o patch 1.5, a Series X continua a ter uma vantagem de 5 fps sobre a PS5 Pro durante a cena de abertura, embora o resultado tenda a favorecer a PS5 Pro à medida que avançamos para o campo de batalha. No geral, o modo de velocidade beneficia claramente do novo hardware da Sony: a taxa de fotogramas é mais suave e a imagem é mais nítida, mas ainda há alguns pontos problemáticos a resolver.

No modo de 60 fps do jogo, a Xbox Series X mantém uma vantagem de desempenho sobre a PS5 e até sobre a PS5 Pro durante as cutscenes, enquanto a PS5 Pro ganha vantagem na jogabilidade.

Passando para o modo de qualidade de 30 fps, os ganhos de qualidade de imagem são menos profundos na PS5 Pro, mas ainda assim evidentes em fotografias lado a lado. Sinceramente, a melhoria do FSR2 na PS5 base já produz aqui uma imagem nítida e clara, com uma gama dinâmica de 1080p a 1440p que fornece muitos dados de píxeis para trabalhar. Por outro lado, o aumento da PS5 Pro para uma gama dinâmica de 1080p a 4K com PSSR é uma atualização excelente, mas menos essencial.

Olhando para a taxa de fotogramas do modo de qualidade, tudo continua como habitualmente no hardware na Pro. Obtemos uma leitura fixa de 30 fps independentemente da situação, tal como na PS5 base. Impressionantemente, isto inclui o exigente segmento do enxame de rippers, que tem uma sobrecarga de desempenho suficiente - a 40 fps no modo de velocidade mais baixo - para se manter estável com um limite de 30 fps. No geral, a oferta de uma opção de qualidade de 30 fps faz sentido na PS5 Pro, por duas razões. Em primeiro lugar, dá-nos um fixo de 30 fps, tal como na consola PS5 básica, o que significa que aqueles que não estão satisfeitos com as quedas de fotogramas no modo de velocidade têm uma opção de reserva. E, em segundo lugar, ao ter um orçamento de renderização de 33,3 ms por fotograma, o modo de qualidade tem a possibilidade de oferecer um fotograma de maior resolução em média, dentro da sua gama de resolução dinâmica mais elevada. O resultado é uma maior estabilidade temporal: menos cintilação nos elementos relvados e menos cintilação nas malhas metálicas da barcaça de batalha do que no modo de velocidade.

Em suma, Warhammer 40K: Space Marine 2 tem melhor aspeto e corre melhor na PS5 Pro, com a utilização do PSSR da PS5 Pro pela produtora Saber Interactive a resultar num jogo mais bonito. Na prática, é a melhoria da qualidade de imagem no modo de velocidade de 60 fps que mais se destaca, com uma resolução mais limpa e taxas de fotogramas mais elevadas, mesmo que os 60 fps fixos ainda estejam fora de questão. A vantagem será mais sentida pelos proprietários de ecrãs VRR, que agora têm mais fotogramas para trabalhar, em média, embora as quedas de 40 fps continuem a ser um problema. Em teoria, uma opção de limite de 40 fps teria sido perfeita para os proprietários na Pro com ecrãs de 120 Hz, uma vez que o jogo funciona bem acima dessa linha. Em vez disso, o que temos na correção 1.5 continua a ser uma atualização sólida em ecrãs de 60 Hz e, mesmo para os proprietários da PS5, é bom ver que a Saber continua a otimizar o desempenho em relação à versão de lançamento.

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