Star Wars Jedi: Survivor PS5 Pro traz RT ao modo desempenho, mas há problemas graves de qualidade de imagem
A Respawn está a par dos problemas e vai investigar.
Star Wars Jedi: Survivor não só é o jogo com a colocação de ponto e vírgula mais estranha da indústria, como também parece ser um dos títulos da atual geração com mais patches, depois de ter sido lançado com uma série de problemas tanto no PC como nas consolas. Jedi: Survivor também recebeu recentemente um patch para a PS5 Pro, dando aos proprietários da consola premium da Sony a possibilidade de melhorarem o visual e o desempenho, mas, infelizmente, apenas um desses objetivos foi cumprido aqui.
Começando pelo básico, a versão PS5 Pro do jogo vem com dois modos revistos, um modo de desempenho e um modo de qualidade. É o modo de desempenho que é mais interessante, pois apresenta o regresso das funcionalidades de ray tracing. Talvez se lembrem que o jogo foi lançado com efeitos RT em ambos os modos na PS5, mas isto foi posteriormente removido no modo de desempenho para melhorar a qualidade da imagem e atingir o objetivo de 60fps de forma mais consistente. O novo modo de desempenho da PS5 Pro traz esses efeitos RT de volta, incluindo reflexos RT, RTGI (iluminação global) e RTAO (oclusão de ambiente).
Infelizmente, a qualidade destes efeitos pode ser limitada em comparação com o jogo a correr na PS5 no modo de qualidade. Por exemplo, os reflexos carecem de alguma geometria e mesmo de iluminação em algumas partes do primeiro nível, embora os níveis posteriores apresentem resultados mais semelhantes. O RTGI e o RTAO também são bastante subtis, ao ponto de não termos podido confirmar que o RTAO estava presente no jogo até ser especificamente mencionado numa publicação do blogue da EA que acompanha o patch da PS5 Pro. Ainda assim, o RT pode melhorar o aspeto de muitas cenas, e é bom vê-lo num modo de 60fps.
A outra alteração importante é a adição do upscaling PSSR, que promete uma melhor qualidade de imagem do que o FSR 2 utilizado anteriormente. Infelizmente, esta promessa está longe de ser cumprida, com uma resolução extremamente instável que parece dramaticamente pior do que o modo de desempenho da PS5 - é possível ver uma espécie de cintilação ou pulsação constante à medida que os artefactos aparecem e desaparecem no ecrã. Isto é particularmente proeminente em ambientes naturais com vegetação, que passam do escuro para o claro e vice-versa com uma regularidade perturbadora. Os ambientes artificiais, como as ruas da cidade, saem-se melhor, mas ainda há mais aliasing, quebra e instabilidade temporal do que no modo de desempenho na PS5.
Uma das vantagens da correção para a PS5 Pro é que o jogo corre a 60 fps em quase todas as situações, incluindo a famosa corrida de Koboh, que quase sempre tinha queda de fotogramas. A única exceção que encontrámos é um rio em particular com reflexos RT proeminentes que faz cair fotogramas e causa uma pequena quantidade de screen-tearing, mas a taxa de fotogramas em geral é ligeiramente melhorada em comparação com o modo de desempenho na PS5 de base, pelo que podemos considerar isto uma pequena vitória.
A outra potencial vantagem é que o jogo pode parecer um pouco mais detalhado em imagens fixas. A EA afirma que a versão PS5 Pro está a aumentar a resolução, citando especificamente uma resolução interna de 1200p e uma saída de 1800p na PS5 Pro, contra cerca de 1080p aumentados para 1440p no patch antigo. No entanto, as nossas contagens de píxeis sugerem um valor interno muito inferior, cerca de 900p em média e variando entre sub-720p e pouco mais de 1080p, não muito superior ao da PS5 de base, de acordo com a tabela abaixo. Sem qualquer grande aumento da resolução interna em relação à PS5 base e com uma pior instabilidade temporal, a experiência da PS5 Pro é agora objetivamente pior do que a anterior, apesar das melhorias de desempenho e da inclusão do RT.
Contagens de pixels | Shot 1 | Shot 2 | Shot 3 | Shot 4 |
---|---|---|---|---|
PS5 Desempenho | 900p | 1008p | 648p | 1008p |
PS5 Pro Desempenho | 900p | 1224p | 648p | 1008p |
Isto leva-nos ao modo de qualidade de 30 fps, que felizmente é um pouco mais simples. Há mais detalhes em termos de reflexos RT e IG RT aqui, em comparação com o modo de desempenho, embora o pop-in da iluminação seja mais percetível e, por vezes, ao alternar entre modos, a iluminação global RT não é carregada corretamente e as superfícies aparecem completamente pretas.
Por outro lado, os mesmos problemas de granulação do PSSR persistem no modo de qualidade, embora em menor grau graças à resolução interna mais elevada deste modo, e a imagem parece um pouco mais suave no geral do que a resolução 4K no modo de qualidade na PS5 base. Isto apesar de uma resolução interna ligeiramente superior na maioria das imagens de teste, e mostra os problemas que o PSSR está a enfrentar atualmente.
O desempenho é, pelo menos, quase perfeito, com 30 fps fixos em todo o lado, exceto na corrida no rio RT, que tem quedas de fotogramas pontuais. Anteriormente, esta área caía para 11 fps (!!) na pior das hipóteses na PS5 Pro em modo de qualidade, por isso, pelo menos, isto é uma melhoria.
Contagem de pixels | Shot 1 | Shot 2 | Shot 3 |
---|---|---|---|
PS5 Qualidade | 1728p | 1440p | 1008p |
PS5 Pro Qualidade | 1728p | 1584p | 1296p |
Dado que existe uma versão para PC do Jedi: Survivor, fazia sentido testarmos a implementação PSSR do jogo em comparação com o DLSS. Utilizando as definições altas do PC com a RT ativada e o modo de desempenho DLSS numa resolução de 1800p correspondente, vimos que a solução de upscaling da Nvidia proporciona uma imagem significativamente melhor em termos de estabilidade e resolução, sem cintilação óbvia em muitas áreas e sem o caraterístico grão PSSR. A implementação DLSS não é perfeita, e é visível alguma pulsação da vegetação, mas o panorama geral é muito menos chocante e os detalhes aparentes são mais elevados em quase todo o lado.
Tendo em conta estes resultados, parece claro que o Jedi: Survivor e o PSSR precisam de mais ajustes - e é um pouco surpreendente que o patch da PS5 Pro tenha sido lançado com anomalias visuais tão óbvias. Seria bom ver a opção de optar pelos modos anteriores da PS5 enquanto estas arestas estão a ser limadas nos novos modos da PS5 Pro, embora tal não pareça provável, apesar dos pedidos dos fãs. A curto prazo, se não for possível resolver os problemas de PSSR que vimos em Alan Wake 2 e Dragon Age: The Veilguard quando o jogo está a ser executado em resoluções internas baixas, então o regresso ao FSR 2 poderá ser a melhor opção se as melhorias do PSSR ainda estiverem longe. Em alternativa, talvez a RT possa ser removida mais uma vez em troca de resoluções internas ligeiramente superiores.
Para já, não recomendamos jogar Jedi Survivor na PS5 Pro no modo de desempenho. O grão PSSR que distrai é um sacrifício visual demasiado grande, apesar do excelente modo fixo a 60 fps e dos melhores efeitos RT. O modo de qualidade é melhor e talvez valha a pena experimentar, oferecendo uma resolução mais elevada do que o modo de qualidade na PS5 base com 30 fps quase perfeitos, mas sofre dos mesmos problemas de PSSR - embora em menor grau. Neste momento, é um lançamento totalmente dececionante e que não corresponde às expectativas dos novos proprietários de uma consola premium de 700 dólares que faz tudo. Mas há esperança de que a situação seja resolvida: após a publicação do vídeo acima, a Respawn diz que está ciente dos problemas e que os está a investigar.